Em seu último compromisso antes da parada para a Copa do Mundo do Qatar, o Chelsea saiu derrotado do St James Park com um gol de Joe Willock para o Newcastle United.
Chegando a marca de cinco partidas sem vencer na Premier League, somando três derrotas nas últimas três partidas na competição, Graham Potter falou com a imprensa presente no estádio.
“Não torna as coisas mais fáceis [os problemas físicos dos jogadores]. Perdendo Ruben [Loftus-Cheek] quando perdemos e o Azpi também estava lutando um pouco, então tivemos que tirá-lo no intervalo. Não facilita contra uma equipe em um momento muito bom, jogando com muita intensidade e enquanto eu achava que o primeiro tempo estava empatado, eles começaram o segundo tempo melhor do que nós.”
“Tivemos que nos ajustar um pouco e fizemos isso. Conor [Gallagher] teve uma oportunidade, Pope fez uma boa defesa, depois o Newcastle marcou e tivemos que remar novamente. Acho que tivemos muitos erros não forçados para manter qualquer boa qualidade e pressão. Novamente, crédito ao Newcastle, eles estão jogando bem, e eles estão em um momento muito bom. Você pode ver provavelmente a diferença de ter um jogo por semana contra o período intenso que tivemos.”
O Chelsea marcou apenas um gol nos últimos três jogos de Premier League e nenhum nas últimas três partidas disputadas por todas as competições, e Potter comentou sobre o momento ofensivo da equipe.
“Penso que tínhamos algumas oportunidades. Muitos erros não forçados, pensei que tínhamos entrado em alguns espaços muito bem, mas então um passe desleixado que normalmente não é como nós [costumamos fazer]. Eu tenho que defender os jogadores em termos de fadiga, em termos do que tivemos que lidar, mas o Newcastle não facilita para o adversário. Você pode ver que eles são um dos melhores times defensivamente na Premier League então, novamente, crédito a eles por isso. Foi um jogo difícil para nós.”
Graham Potter também falou sobre usar a pausa para a Copa do Mundo para descansar e fazer um melhor planejamento para colocar a equipe de volta aos trilhos.
“Sim, temos que usar [a pausa] dessa forma. Muitos jogadores vão embora [com suas seleções], então só teremos quatro ou cinco conosco. Obviamente, temos que esperar que os caras que vão embora voltem bem, saudáveis. Esperamos que possamos ter os outros caras de volta também. Então, sim, trabalhar, reenergizar, refocar e ir novamente para a segunda metade da temporada.”
Essa foi a terceira derrota seguida do Chelsea na Premier League, fato que não ocorre desde 2012. Potter falou sobre o dado negativo.
“Não é bom não conseguir resultados. É simples assim, mas tenho que ver por que isso é e a situação com que tivemos que lidar. Não tem sido nada simples, tivemos muitos jogos, algumas lesões de jogadores importantes, nos desestabilizaram, hoje de novo você vê que eles estão faltando. Tive um período que tem sido incrivelmente desafiador. Você enfrenta quatro das equipes no melhor momento da Premier League em termos da versão de si mesmos e isso pode desafiá-lo também. Por mais que não possamos aceitá-lo, temos que lidar com isso e tentar seguir em frente.”
Graham Potter também admitiu que a pausa para a Copa do Mundo veio em um bom momento, já que a equipe tem encontrado grandes problemas dentro de campo nas últimas semanas.
“Temos que ver dessa forma. Temos que usar [a pausa] como algo positivo e como eu disse que teremos alguns jogadores de volta, precisamos de tempo para refocar, refletir e nos preparar para a segunda metade da temporada. Muito aprendizado aconteceu nas últimas oito semanas, mas temos que usá-lo o mais positivamente possível.”