A primeira metade de temporada para o Chelsea está longe de ser considerada boa. Com troca de treinador e muita instabilidade da equipe dentro de campo, os Blues ocupam apenas a oitava colocação na Premier League.
No entanto a fase ruim da equipe não afetou tanto os jogadores para suas seleções, com 12 nomes da atual equipe viajando para o Catar para representar seu país na Copa do Mundo da FIFA.
SENEGAL – Edouard Mendy e Kalidou Koulibaly
A seleção senegalesa pode ser considerada a seleção africana mais forte no torneio da FIFA e conta com dois representantes dos Blues. O goleiro Édouard Mendy e o zagueiro Kalidou Koulibaly representarão seu país no mundial, onde enfrentarão o país anfitrião Catar, além de Equador e Holanda na fase de grupos.
GRUPO A – Senegal
21/11 – Senegal x Holanda (13h)
25/11 – Catar x Senegal (10h)
29/11 – Equador x Senegal (12h)
INGLATERRA – Mason Mount, Conor Gallagher e Raheem Sterling
A seleção inglesa conta com o maior número de representantes Blues deta lista. Os jovens Conor Gallagher e Mason Mount vão para a sua primeira Copa do Mundo, enquanto Raheem Sterling, jogador mais experiente, defenderá os “Three Lions” em mais uma edição.
Embora tenha bons nomes em sua convocação, a atual fase da seleção inglesa coloca muitas dúvidas sob sua participação no torneio. Estados Unidos, Irã e País de Gales serão os adversários da seleção inglesa na fase de grupos.
ESTADOS UNIDOS – Christian Pulisic
Camisa 10 do Chelsea, Christian Pulisic é o principal nome da seleção norte americana. Embora tenha recebido muitas críticas pela sua falta de regularidade em bom nível no Chelsea, o jogador de 24 anos é uma das esperanças para uma boa campanha do seu país.
Ele enfrentará seus companheiros Mason Mount, Conor Gallagher e Raheem Sterling na fase de grupos do torneio. Além da Inglaterra, a seleção norte americana enfrentará Irã e País de Gales na primeira fase.
GRUPO B – Inglaterra e Estados Unidos
21/11 – Inglaterra x Irã (10h)
21/11 – Estados Unidos x País de Gales (16h)
25/11 – Inglaterra x Estados Unidos (16h)
29/11 – Irã x Estados Unidos (16h)
29/11 – País de Gales x Inglaterra (16h)
ALEMANHA – Kai Havertz
Campeã Mundial em 2014 na edição realizada no Brasil, a Alemanha nunca pode ser descartada como uma das favoritas ao título mundial. No atual elenco, apenas um jogador do Chelsea se faz presente, com Kai Havertz sendo o único convocado.
Em sua primeira participação em Copas do Mundo, Havertz espera atingir o máximo de seu potencial no torneio e enfrentará a Espanha, Costa Rica e Japão na fase de grupos.
ESPANHA – César Azpilicueta
A seleção espanhola conta com um dos Blues mais experientes em seu elenco. O capitão da equipe, César Azpilicueta participará de mais uma edição de Copa do Mundo, e embora a seleção espanhola não seja uma das grandes favoritas, ela segue em busca de fazer uma boa campanha.
Além da Alemanha, a Espanha também efrentará Costa Rica e Japão na primeira fase da Copa do Mundo.
GRUPO E – Alemanha e Espanha
23/11 – Alemanha x Japão (10h)
23/11 – Espanha x Costa Rica (13h)
27/11 – Espanha x Alemanha (16h)
01/12 – Costa Rica x Alemanha (16h)
01/12 – Japão x Espanha (16h)
CROÁCIA – Mateo Kovacic
Um dos jogadores mais experientes do Chelsea, Mateo Kovacic esteve muito próximo da glória na última edição da Copa do Mundo e tentará surpreender novamente. Embora não tenha saído do banco de reservas, o meio campista esteve presente na seleção que alcançou a final em 2018 contra a França de N’golo Kanté e Olivier Giroud na ocasião.
Ainda mais importante para o Chelsea, Kovacic vai para mais uma Copa do Mundo e enfrentará Canadá, Bélgica e Marrocos na fase de grupos.
MARROCOS – Hakim Ziyech
Tendo retornado à seleção marroquina após anunciar sua aposentadoria do serviço nacional, Hakim Ziyech foi convocado e é um dos principais nomes de sua nação no torneio.
Vivendo talvez seu pior momento com a camisa do Chelsea, com seu futuro na equipe em dúvida, Hakim Ziyech é a esperança da seleção marroquina para uma boa campanha no torneio.
Ziyech enfrentará Bélgica, Canadá e a Croácia de Mateo Kovacic na fase de grupos.
GRUPO F – Croácia e Marrocos
23/11 – Marrocos x Croácia (07h)
27/11 – Bélgica x Marrocos (10h)
27/11 – Croácia x Canadá (13h)
01/12 – Bélgica x Croácia (12h)
01/12 – Canadá x Marrocos (12h)
BRASIL – Thiago Silva
O experiente zagueiro brasileiro irá para a sua última Copa do Mundo pela seleção brasileira. O veterano capitão da seleção brasileira tem sido um jogador regular e importante para o Chelsea nesta temporada, e entra na competição como um dos favoritos ao título mundial.
A seleção brasileira enfrentará na fase de grupos as seleções da Sérvia, Suíça e Camarões.
SUÍÇA – Denis Zakaria
Denis Zakaria não teve muitas oportunidades com a camisa do Chelsea nesta primeira metade de temporada, estando na equipe titular em apenas duas oportunidades.
Mas mesmo com a falta de minutos, Zakaria é um nome importante da seleção suíça, sendo um dos adversários da seleção brasileira na fase de grupos. Além do Brasil, Zakaria também enfrentará Camarões e Sérvia nesta primeira etapa.
GRUPO G – Brasil e Suíça
24/11 – Suíça x Camarões (07h)
24/11 – Brasil x Sérvia (16h)
28/11 – Brasil x Suíça (13h)
02/11 – Sérvia x Suíça (16h)
02/11 – Camarões x Brasil (16h)
Além dos 12 jogadores citados acima, ainda há jogadores emprestados pelo Chelsea que participarão do Mundial, como Romelu Lukaku pela Bélgica, Ethan Ampadu pelo País de Gales e Baha Rahman pela seleção de Gana.