Uma vitória importante marcou o retorno do Chelsea à Premier League após a pausa para a realização da Copa do Mundo do Catar.
Os Blues venceram com gols de Kai Havertz e Mason Mount ainda no primeiro tempo, em uma boa atuação coletiva que ajudou a encerrar a sequência de cinco partidas sem vencer na Premier League.
Apesar da vitória, uma nova lesão de Reece James trouxe grande preocupação e na coletiva de imprensa após o apito final, Graham Potter comentou sobre a baixa.
“Não, na verdade não [não há atualização no momento]. É muito cedo. É a mesma área [que ele machucou anteriormente], então estamos preocupados. Teremos que ver nas próximas 24/48 horas.”
“É um pouco cedo demais, mas acho que houve essa ação, um corte, e ele sentiu algo então. Teremos que ver a extensão disso e manter os dedos cruzados.”
“Ele está desapontado, é claro. Mas, novamente, estamos agora em um estágio em que estamos apenas esperando que não seja tão ruim e estamos mantendo nossos dedos cruzados.”
“Ele ficou muito desapontado por perder a Copa do Mundo, é claro. Foi um grande golpe para ele e ele queria se dar todas as chances de estar no time. Você pode ver hoje com sua qualidade o que ele traz para a equipe. Ele teve que lidar com a lesão e tentar voltar em forma. Acho que ele fez isso muito bem.”
“Estávamos tomando medidas e o plano era que ele não jogasse 90 esta noite. Ele deveria jogar 60/65 minutos, o que foi um acúmulo do que ele fez anteriormente. Então, agora ele está desapontado e só temos que esperar que não seja tão ruim quanto foi e que ele possa se recuperar rapidamente.”
Graham Potter compartilhou os sentimentos de Mason Mount de que a vitória seria importante para a equipe voltar a brigar no topo da tabela no futuro, comentando ainda sobre os desafios pela frente.
“Sim, mas você sempre tem que olhar para isso de duas maneiras. Não fomos perfeitos e não podemos dizer que estávamos jogando bem nas últimas duas ou três semanas, pelo menos, da campanha da Premier League antes do intervalo [para a Copa do Mundo]. Não tivemos um bom desempenho e não obtivemos os resultados que queríamos. Então você entende todas as críticas que surgem em seu caminho – e a pressão e a expectativa.”
“Claro, você pode ter uma conversa diferente em termos dos desafios que tivemos, das lesões que tivemos e da Copa do Mundo chegando, mas são apenas razões. Temos que equilibrar os dois e ter um pouco de perspectiva. Você tem que lembrar o que este clube passou durante um curto período de tempo em termos de transição.”
“Tem sido muito, muito significativo e você tem que lidar com isso, tentar estabilizar e tentar melhorar a equipe. É aí que estamos.”
Apesar do apoio dos proprietários, Graham Potter tem dividido a opinião dos torcedores do clube, muitos que não apoiam a visão nova em uma nova era. Potter admitiu que espera obter tal apoio no futuro.
“Claro, espero que sim, mas também posso entender que, quando não estamos jogando bem e as coisas não parecem como gostariam, todo mundo fica frustrado. Compreendo isso. Não sou ingênuo, sei que haverá pessoas dizendo que eu não sou bom, ou isso ou aquilo. Isso aconteceu ao longo da minha carreira.”
“Se você voltar para Ostersund e entrar em um site nos primeiros 18 meses e Potter era um lixo. Então isso é normal. Haverá pessoas nesta sala que pensam o mesmo, mas eu provavelmente posso lhe dar um monte de evidências para sugerir o contrário. Felizmente, eles [os proprietários] têm uma opinião semelhante e tem havido muito apoio para mim em termos de interações que tive com nossos torcedores que entendem a situação em que estamos e são muito solidários.”
“Mas não temos sido perfeitos, então temos que aceitar qualquer crítica que surja em nosso caminho quando não obtivermos as performances e os resultados que queremos aqui.”
Após a saída de Reece James lesionado na partida, o ritmo do Chelsea em campo caiu, e o treinador explicou os motivos para tal queda.
“Provavelmente é um pouco de tudo. Reece [James] estava jogando bem e é um jogador de ponta. Por mais que pensemos que os treinadores são mágicos, acredite em mim, se você tem jogadores de ponta, isso torna o trabalho do treinador muito mais fácil. Você pode ver a qualidade que Reece trouxe logo no primeiro tempo, especialmente e vê-lo sair, isso afeta o estádio, o time, tudo. Isso não é uma desculpa, mas somos seres humanos e ele é alguém com quem nos importamos muito.”
“Haverá alguma preocupação e preocupação e acho que isso é natural. Dados os resultados que tivemos também, você quer tentar manter sua vitória e acho que isso afetou nosso desempenho no segundo tempo.”
“Reece é um jogador de classe mundial. Você vê isso de fora, mas não é até que você trabalhe com ele o quão bom ele é. Ele é um jogador incrível, que se encaixaria em qualquer equipe do mundo. Qualquer equipe sentiria falta dele.”
O Chelsea está próximo de acertar a contratação de Benoit Badiashile do AS Mônaco da França de acordo com rumores, mas quando questionado sobre a contratação, Graham Potter se esquivou.
“Minha resposta é que não falo de ninguém que não seja jogador do Chelsea. Há muitas pessoas que ficam ligadas a este clube e eu estaria desperdiçando seu tempo e o meu se eu respondesse a cada um. Eu sempre digo que a responsabilidade do clube é tentar melhorar a equipe, mas meu trabalho é tentar melhorar os jogadores que temos aqui e a equipe. É nisso que estarei focado.”