Ausências no elenco, retorno de Kovacic e Ziyech, importância de uma vitória: Todas as palavras de Graham Potter antes da partida contra o Nottigham Forest pela Premier League

-

Neste domingo (01/01) o Chelsea entra em campo pela Premier League contra o Nottingham Forest e nesta sexta-feira (30/12), Graham Potter conversou com a imprensa em Cobham.

O adversário da rodada frequenta a parte de baixo da tabela de classificação e, buscando voltar ao top 4 da Premier League, os Blues vão com força máxima em busca dos três pontos.

“Você sempre tem que ser cauteloso na Premier League. Você não pode dizer que é a maior liga do mundo e depois pensar que há jogos fáceis, não há. O Forest conseguiu um resultado fantástico contra o Liverpool antes do intervalo [para a Copa do Mundo] e tenho um enorme respeito por Steve Cooper e pelo trabalho que ele fez lá. É um treinador fantástico.”

“Então eles estarão prontos e a atmosfera será hostil, tenho certeza. É o primeiro ano deles de volta à Premier League por muito, muito tempo e cada jogo – especialmente com o Chelsea vindo para a cidade – é um grande jogo para eles. Assim, eles estarão motivados, terão qualidade e estarão lutando pelos pontos. Então, temos que estar prontos.”

O Chelsea só volta a campo em 2023 e para o ano que se inicia, Graham Potter comentou sobre a necessidade de seguir em evolução para alcançar os objetivos futuros.

“Queremos continuar melhorando, essa é a resposta simples. Tivemos um momento desafiador, alguns altos e baixos em termos do ano anterior. Isso é normal, acho que em qualquer clube de futebol, mas queremos tentar estabilizar e melhorar. Queremos deixar os nossos torcedores felizes porque sabemos que as últimas semanas antes do intervalo não foram agradáveis para nós. Os resultados foram ruins e as performances não eram como gostaríamos que fossem. Então, temos que fazer melhor do que isso.”

Reece James será baixa novamente na equipe, ficando longe dos gramados por cerca de quatro semanas. Graham Potter falou sobre o impacto do lateral direito, suas qualidades e a falta que fará para a equipe.

“Se você voltar para o jogo contra o Newcastle, não tivemos Kepa [Arrizabalaga], nem Reece [James], nem Wesley [Fofana], nem Ben Chilwell, perdemos Marc Cucurella com doença durante a noite, perdemos Ruben Loftus-Cheek depois de dois minutos, não tivemos [N’Golo] Kanté, perdemos Cesar Azpilicueta depois de 20 minutos e também não tivemos Raheem Sterling. Esse foi simplesmente o período em que estivemos, e ainda temos alguns caras que estão fora.”

“Mas esse é o desafio de estar em várias competições; houveram vários jogos em um curto espaço de tempo com a Copa do Mundo chegando. Algo que refleti durante o intervalo foi quando Ben [Chilwell], por exemplo, se machucou, o efeito que isso tem em todos. Eles estão olhando e pensando: ‘Eu poderia ser o próximo? Eu poderia perder a Copa do Mundo?’ Então foi difícil.”

“Mais uma vez, não estou dando desculpas. Eu só estou dizendo que você quer pensar na situação. Temos que lidar com isso. A pausa não tem sido positiva para nós e eu poderia ter dado muitas desculpas se o resultado [contra o Bournemouth] não tivesse ido do nosso favor porque tivemos quatro jogadores nas primeiras duas semanas, depois os jogadores voltaram a entrar e o intervalo que as pessoas acham que temos que trabalhar com os jogadores não está lá. Mas você não pode dar essas desculpas, você só tem que ganhar. E fizemos [contra o Bournemouth], então isso é bom.”

“Com certeza. Acho que quando jogamos o jogo fora em Milão, tivemos Reece, N’Golo estava chegando perto e estávamos pensando que ele poderia estar disponível, mas então ele teve uma lesão na parte de trás de sua reabilitação e depois perdemos Reece, passamos de uma posição saudável para uma posição não tão saudável.”

“Nosso trabalho é tentar recuperar o maior número possível de pessoas. Tem sido um período muito difícil, tão desafiador quanto tem havido no meu tempo como treinador. Mas nós somos o Chelsea e as pessoas não querem ouvir essas razões/desculpas. Temos que seguir em frente e tentar o nosso melhor para encontrar as respostas.”

Dênis Zakaria não teve muitas oportunidades antes da Copa do Mundo, mas foi titular contra o Bournemouth, desempenhando um papel importante na vitória da equipe. Graham Potter comentou sobre o jogador suíço.

“Sempre que Denis [Zakaria] jogou, ele não nos decepcionou. Ele jogou na Liga dos Campeões contra Zagreb e marcou, então ele mostrou sua qualidade. Eu já disse antes, ele teve que ser paciente porque temos algumas boas opções no meio-campo.”

“Tem que ser lembrado que não perdemos nos primeiros jogos, então foi difícil para ele ter essa oportunidade. Mas ele permaneceu sendo profissional, trabalhou muito duro e é por isso que ele recebeu sua recompensa [contra o Bournemouth] com um desempenho decente e uma contribuição para uma vitória.”

Mateo Kovacic e Hakim Ziyech ganharam um período maior de descanso após chegarem na semi-final da Copa do Mundo e disputarem o terceiro lugar, onde a Croácia levou a melhor em cima da seleção de Marrocos.

Graham Potter revelou que ambos os jogadores estão e de volta e podem retornar à equipe contra o Nottingham Forest.

“Esses dois caras [Kovacic e Ziyech] estarão de volta. Mendy não temos certeza, teremos que ver nos próximos dias. Ele tem um problema com o osso [ao redor do ombro] que ele sofreu na Copa do Mundo. Ele ainda pode precisar de um pouco de tempo.”

Questionado sobre como lidar com as constantes e numerosas lesões no elenco nesta temporada, Graham Potter disse:

“Há um pouco de má sorte, mas eu não acho que você deve jogá-lo para algo que você não pode fazer nada. Há um elemento de sorte, é claro, mas depois há outras coisas que acontecem. Mas isso é para nós tentarmos aprender e melhorar. Mais uma vez, tem sido uma temporada desafiadora e eu não sei como foi a pré-temporada porque eu não estava aqui. Não posso comentar sobre isso.”

“Às vezes você tem essas situações; O Liverpool teve um no início da temporada. Então isso pode acontecer, especialmente quando você está jogando tantos jogos em um curto espaço de tempo. Mas sem saber toda a extensão da pré-temporada, é difícil para mim comentar.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!