Com mais uma derrota na conta, desta vez para o Manchester City em Stamford Bridge, o Chelsea caiu para a décima posição na tabela de classificação da Premier League.
Graham Potter, em coletiva após a partida comentou sobre as chances da equipe de terminar entre os quatro primeiros colocados.
“Acho que, dada a situação em que estamos, pensar no que vai acontecer daqui a cinco meses é o caminho errado para nós. Só temos que nos concentrar no dia seguinte e no próximo jogo. Temos que continuar juntos, manter o nível de desempenho que mostramos hoje, continuar aceitando os desafios que surgem em nosso caminho e tentar permanecer juntos como equipe e como clube e seguir em frente”.
Pierre-Emerick Aubameyang entrou ainda no primeiro tempo e foi substituído na segunda etapa, tendo uma atuação muito contestada. Potter falou sobre o camisa 9 gabonês.
“Ele entrou depois de um minuto, não jogava há algum tempo e fez uma mudança absoluta para nós, já que o Manchester City faz você correr muito. Achei que ele fez tudo o que podia pela equipe. Ele estava fatigando um pouco, o mesmo que Hakim [Ziyech], então essa foi a decisão. Precisávamos de um pouco de energia, então pensei que poderíamos usar Omari [Hutchinson], Conor [Gallagher] e Lewis [Hall]. É claro que os jogadores querem permanecer em campo e influenciar o jogo. É uma reação normal.”
“Não, eu não tenho tempo para falar em profundidade nesse ponto. Você entende que os jogadores de futebol querem jogar e ajudar a equipe. É uma decisão que temos que tomar. Ele [Aubameyang] não joga há algum tempo e jogando contra o Manchester City como atacante, às vezes você tem que fazer um pouco de trabalho sem a bola. Ele deu tudo pela equipe e foi fatigante um pouco. Então essa foi a decisão.”
Mais dois jogadores são baixas para o Chelsea, já que Christian Pulisic e Raheem Sterling deixaram o gramado lesionado durante a partida.
“Não facilita em nada. É muito cedo [para saber a extensão]. Raheem [Sterling], foi sua primeira ação no jogo, uma estranha, um calcanhar traseiro. Christian [Pulisic] estava correndo a todo vapor e teve um chute bloqueado e contato com o joelho. Dedos cruzados para não ser tão ruim.”
“Mason [Mount] sofreu uma pancada ontem no treinamento, mais uma vez estamos esperançosos para o fim de semana, mas é uma dessas coisas no momento. Eu nunca experimentei nada parecido e eu idealmente não gostaria de experimentá-lo aqui. Mas é o que é, eu tenho que continuar.”
“Na verdade, não. Obviamente, a expectativa é onde está. Você quer estar aqui, ter todos os seus jogadores disponíveis, um elenco totalmente apto e ser capaz de competir. Você sabe as demandas de nossos torcedores, que eu achei fantásticos esta noite, realmente apoiaram e apoiaram a equipe de uma maneira ótima. É frustrante para todos no momento.”
“Acho que havia muita coisa certa hoje em termos de desempenho. Gosto dos jogadores e gosto do que tentamos fazer. Estamos jogando contra um time de ponta e nosso nível de desempenho foi bom, competitivo. Havia muito espírito em campo, batida na trave, tinha oportunidades, tinha coragem no ataque, assumimos a responsabilidades quando tínhamos de defender, sofríamos como equipe. Então havia muito o que gostar.”
Graham Potter fez algumas mudanças na equipe, com Kalidou Koulibaly atuando do outro lado da defesa em relação à última partida. Ele explicou a decisão.
“Pensávamos que Azpi [Cesar Azpilicueta] jogaria um pouco mais fundo do que Marc Cucurella, então não queríamos expor Thiago [Silva] em termos de desvantagem. Kouli pode jogar um pouco mais no lado esquerdo do que o Thiago, e depois tivemos o Denis [Zakaria] na frente do Thiago. Então esse era o pensamento.”
Denis Zakaria foi um destaque positivo na partida, tendo contribuído bastante para a equipe tanto defensivamente como ofensivamente. Potter falou da atuação do meio campista.
“Eu achei que ele foi muito bem. Defensivamente, cobriu esse terreno, recuperou a bola, deu tudo em termos de duelos, foi corajoso com a bola, encontrou soluções, progrediu a bola. Achei que ele foi [o ponto] positivo da noite.”
Dos últimos 24 pontos disputados, o Chelsea conquistou apenas seis, se desgrudando de vez das equipes do topo da tabela de classificação. Graham Potter deu sua opinião sobre os resultados em relação à tabela.
“Não, não. Se você apenas analisar isso em termos de pontos e quantidade de jogos, é difícil para mim argumentar contra isso. Há fatores a considerar e as margens da Premier League são pequenas. É uma derrota apertada para o Manchester City; uma derrota por 1-0 para o Newcastle com nove lesões; uma derrota por 1-0 para o Arsenal; um dia ruim contra o Brighton; um empate contra o Manchester United; um empate contra o Brentford; e depois Nottingham Forest no outro dia.”
“Então, em termos de pontos, não, difícil de argumentar. As margens e a situação são o que são. Para mim, é mais sobre como jogamos e acho que, em termos de analisar como podemos melhorar, demos um passo hoje. Ficamos desapontados depois do [jogo vs] Nottingham Forest, mas demos um passo à frente hoje em termos de nosso desempenho.”
Jack Grealish e Ryad Mahrez entraram pelo City e fizeram a diferença. Questionado se a profundidade do elenco do City os deu vantagem e os ajudará na briga pelo título, Potter continuou.
“Eu não sei se eles têm uma vantagem sobre qualquer outra pessoa, mas eles têm um elenco fantástico e um treinador fantástico. Eles estão acostumados a ganhar e jogam em um nível alto. Eles estarão [na briga pelo título], tenho certeza.”
Enzo Fernandez, jogador do Benfica tem sido ligado à uma transferência para o Chelsea na janela de janeiro, porém os clubes ainda não alcançaram um acordo. Nesta semana, o treinador da equipe portuguesa criticou a abordagem do Chelsea pelo jogador, porém Potter não quis se envolver em polêmicas.
“Eu não me envolvo em conversas através da mídia. Não tenho nada a dizer. Sem comentários.”