Estreia e impacto de Mykhailo Mudryk, ponto conquistado em Anfield, contratação de Noni Madueke e desempenho da equipe: Todas as palavras de Graham Potter após o empate com o Liverpool pela Premier League

-

O Chelsea ficou apenas no empate com o Liverpool na rodada da Premier League. Os Blues até que balançaram as redes nos instantes iniciais do primeiro tempo, porém o tento de Kai Havertz foi anulado após checagem do VAR.

Após o apito final, Graham Potter avaliou o desempenho de sua equipe em Anfield, se mostrando satisfeito com o empenho de seus jogadores.

“Estamos felizes com o desempenho da equipe, felizes com a energia, o espírito e a disciplina que tivemos. Nunca é fácil vir para cá por causa da qualidade do Liverpool e de Anfield. Então, tomamos o ponto, aceitamos e avançamos de maneira positiva.”

Estreante do dia, Mykhailo Mudryk foi o grande destaque do Chelsea no segundo tempo, tendo mudado o rumo da partida a favor dos Blues quando os donos da casa pareciam ter o domínio. Potter no entanto admitiu que o jogador não estava pronto para iniciar a partida desde seu início.

LIVERPOOL, ENGLAND – JANUARY 21: Mykhailo Mudryk of Chelsea misses a chance during the Premier League match between Liverpool FC and Chelsea FC at Anfield on January 21, 2023 in Liverpool, England. (Photo by Laurence Griffiths/Getty Images)

“Não, não. Ele [Mudryk] não jogava desde novembro, não teve tempo de jogo, então teria sido um risco jogar com ele desde o início. Foi mais administrar seus minutos na retaguarda do jogo. Achamos que era o momento certo para trazê-lo.”

“Sim, ele era muito bom. Ele só esteve conosco alguns dias e ele vai melhorar quanto mais ele estiver conosco e quanto mais nós o entendermos e mais ele nos entender. Mas sinais promissores.”

“Ele teve duas sessões conosco, mas de vê-lo no Shakhtar, ver sua qualidade lá, ele é perigoso em situações de um contra um, no terço final ele pode fazer as coisas acontecerem, ele vai conseguir torcedores de seus lugares. As ações de drible são realmente altas e ele sabe onde está o gol. Nosso trabalho é ajudá-lo a se estabelecer na equipe, ajudá-lo a se estabelecer no país e na liga e obter uma compreensão de nós e como podemos ajudá-lo”.

Além da estreia positiva de Mykhailo Mudryk, o português João Félix também teve uma boa estreia com os Blues, mesmo tendo sido expulso no segundo tempo. Potter comentou sobre o impacto de ambos em suas estreias.

“São jogadores de alto nível. Às vezes, como treinadores, podemos pensar que transformamos esses caras em jogadores de ponta, mas eles são jogadores de ponta. João [Félix] e Mudryk, eles entendem o jogo e o futebol. Então é apenas ajudá-los, ajustando um pouco, quanto mais pudermos colocá-los em situações melhores, melhor será para nós e para eles. Os sinais são positivos.”

O Chelsea tem se reforçado em janeiro, embora a recuperação da equipe ainda não tenha acontecido devido a vários jogadores importantes no departamento médico. Questionado sobre o quão emocionante poderia ser a segunda metade da temporada e se ainda estaria na disputa pelo top 4 da Premier League, Graham Potter continuou.

“Em vez disso, vou me preocupar com isso daqui a quatro ou cinco meses, temos que nos concentrar no treinamento do dia seguinte e no próximo jogo. O Liverpool também sofreu, mas se você olhar para quantos jogadores tivemos faltando por um período significativo de tempo, é na cada dos dois dígitos. Então, isso afetaria qualquer equipe da Premier League.”

“Também temos que entender a transição que todos passamos e tudo o que isso traz. Acho que a forma como a equipe se manteve unida durante um período em que houve muitas críticas, ruído, pressão, mantivemo-nos juntos e continuamos a tentar melhorar.”

“Então você chega a uma situação em que alguns jogadores lesionados estão voltando, fizemos contratações que refrescam o grupo, e então há mais competição na equipe. Isso é o que você precisa no Chelsea.”

“Eu acho que você tem que estar animado o tempo todo, mesmo que às vezes você tenha que sofrer. Tivemos que fazer isso porque estou tendo que responder a perguntas sobre a forma quando há dez jogadores lesionados. Não era como se eu não estivesse selecionando-os, eles simplesmente não estavam disponíveis. Mas você sempre tem que estar animado. Mesmo que Jurgen [Klopp] esteja sofrendo, tenho certeza de que ele dirá que está animado por trabalhar no Liverpool. Estas são as melhores oportunidades no futebol.”

Thiago Silva teve outra grande atuação com a camisa do Chelsea, tendo comandado a defesa e contribuído para manter o clean sheet. Potter comentou sobre o brasileiro e sua qualidade no grupo.

“Ele tem um cérebro de futebol que está praticamente acima de todos. Ele entende o jogo e jogou por tanto tempo no mais alto nível. Os jogadores com quem ele jogou, os jogadores contra os quais ele jogou, suas referências são tão fortes que ele pode ajudar a equipe e os indivíduos. Ele tem Benoit [Badiashile] ao seu lado, apenas seu segundo jogo na Premier League, e tenho certeza de que ele se beneficia de jogar ao lado de Thiago. Todos se beneficiam dele. Ele é um líder dentro de campo, líder fora de campo, um jogador muito importante.”

Noni Madueke foi anunciado como mais um reforço do Chelsea e deve fazer sua estreia no próximo compromisso da equipe. Potter falou pela primeira vez sobre a chegada do atacante inglês.

Foto: Chelsea FC / Reprodução

“Agora posso falar sobre ele [Madueke] porque ele é um jogador do Chelsea. Ele é um jogador empolgante e traz uma opção de ataque de pé esquerdo para nós e para a competição nessa área do campo. Ele é um jovem jogador que teve um bom começo de carreira, acumulou jogos em um grande clube na Holanda e está pronto para dar o próximo passo. Precisamos ajudá-lo a dar esse passo e nos ajustar à vida conosco e com a Premier League. Ele é um jogador empolgante e acho que nossos torcedores vão gostar dele.”

Trevoh Chalobah deixou o gramado após sentir dores muculares, porém Graham Potter revelou ainda não ter detalhes sobre a gravidade da lesão sofrida pelo zagueiro.

“Eu não sei ser honesto. Eu tive que sair e falar com vocês.”

Com muitos desfalques e alguns jogadores com baixo desempenho, Graham Potter tem encontrado dificuldades para firmar uma equipe titular. Ele comentou sobre o desafio com os problemas existentes no elenco.

“Nunca se sabe. Há sempre pequenos problemas que são detectados em termos de lesões, então você tem que se ajustar a isso. Mas acho que a estabilidade ajuda a equipe. Temos de ser o mais estáveis possível, mas, ao mesmo tempo, reconhecemos a concorrência que temos no grupo e no plantel.”

“Então é um equilíbrio dos dois. Cada jogo traz uma demanda um pouco diferente e você tem que levar em consideração a forma e a posição dos jogadores. Então é um ato de equilíbrio. Você nem sempre acerta, é claro, mas esse é o desafio.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!