Com o empate sem gols com o Fulham pela Premier League na abertura da rodada nesta sexta-feira (03/02), o Chelsea deixou mais dois pontos pelo caminho, permanecendo no meio da tabela.
Após a partida, ainda em Stamford Bridge, o treinador Graham Potter conversou com a imprensa e foi questionado sobre a falta de gols da equipe, mesmo com as novas contratações.
“Muita positividade e boa sensação. Certamente, desde o início do jogo, achei que a torcida ajudou nisso também, mas dentro da equipe havia uma boa sensação. Concordo, acho que não fizemos o suficiente em termos de nosso jogo ofensivo para criar mais, que é algo que precisamos fazer.”
“Acho que você viu um time contra nós que defende muito bem, muito organizado e esse pouco de conexão, esse pouco de fluidez, esse pouco de compreensão que você precisa, provavelmente faltou um pouco, o que é compreensível quando você considera que temos jogadores voltando de lesão e novos jogadores na equipe. É exatamente aí que estamos no momento. Na Premier League contra defesas bem organizadas que unem-se com os gostos de Mitrovic que pode atacar bem você está sempre no limite.”
“Alguns pontos positivos para nós, é claro. O esforço estava lá, o espírito estava lá, mas como uma equipe atacante gostaríamos de fazer mais.”
Pierre-Emerick Aubameyang foi deixado de fora do elenco disponível para a UEFA Champions League, bem como deixado de fora do elenco pra essa rodada da Premier League. Graham Potter comentou a situação do jogador gabonês que não faz uma boa temporada.
“Eu não acho que vai ser difícil porque Pierre [Aubameyang] é um profissional e, claro, eu entendo que ele vai ficar desapontado. Foi uma decisão difícil, uma chamada difícil. Tivemos três [jogadores] entrando e dois tiveram que sair. Foi ele quem perdeu, não fez nada de errado.”
“Queríamos dar a David [Fofana] algum tempo de jogo hoje para ver onde ele está e dar-lhe essa oportunidade. Acho que você viu aquele flash que ele tem. Pierre é apenas infeliz e ele estará lutando por seu lugar para o resto da temporada.”
“Ele [Aubameyang] treinou hoje, treinou muito bem e tem o fim de semana de folga para que possamos nos apresentar na segunda-feira. É um mundo livre.”
“Qualquer que fosse a decisão que tomássemos, sempre haveria uma conversa sobre isso, mas foi uma decisão minha. Foi uma decisão difícil absolutamente, às vezes você tem que fazer essas chamadas, mas não é absolutamente nada ruim contra ele. Ele não fez nada de errado.”
“Sim, foi difícil porque sou empático, então entendo sua decepção, mas tenho a responsabilidade de tomar essas decisões difíceis e articulá-las da maneira mais honesta e possível ao jogador e, em seguida, respeitar o fato de que ele ficará desapontado. Ele lidou muito bem com isso, treinou hoje fantasticamente, que é o que eu esperaria. Ele tem sido um cara top para nós.”
“Sim, com certeza. Tudo está em disputa. Ele tem que continuar trabalhando, treinar como fez hoje e estar pronto para jogar porque o futebol muda rapidamente. Essa é a natureza do jogo.”
Grande contratação da janela de transferências de janeiro, Enzo Fernandez fez sua estreia com a camisa do Chelsea contra o Fulham e Graham Potter comentou sobre sua atuação.
“Achei que ele se portou magnificamente. Jogo difícil e você pode ver a qualidade dele, você pode ver o que ele vai trazer para a equipe. Não é fácil para ele ou para nós, porque ele não está conosco há tanto tempo. Acho que você verá o quão bom ele pode ser e o quanto ele pode influenciar a equipe tão animada com ele.”
Mykhailo Mudryk foi substituído durante o intervalo da partida, e questionado sobre uma possível lesão do recém-contratado, Graham Potter explicou a situação, aliviando os torcedores.
“Não, ele [Mudryk] teve um forte resfriado durante toda a semana. Pensávamos que 60 [minutos] seria o seu máximo, mas ele sentiu-se pesado ao intervalo. Ainda estamos a construí-lo em termos de minutos por causa da pausa que ele teve em sua temporada, então achamos que 45 era certo para ele.”
O Chelsea almeja estar entre os quatro primeiros colocados da Premier League, porém ainda está longe das equipes mais bem colocadas na competição. Graham Potter desconversou sobre a disputa, revelando estar anumado e confiante com seus jogadores.
“Estou confiante com o potencial que temos, com a capacidade que está no grupo. O que precisamos fazer agora é gelificar a equipe. Esse é o desafio. Há muito futebol para jogar, mas ao mesmo tempo não quero perder muito tempo a preocupar-me com o que vamos fazer daqui a quatro meses, quero concentrar-me no dia seguinte, na próxima sessão de treino e no próximo jogo.”
Recentemente, Jurgen Klopp e Pep Guardiola comentaram sobre os gastos do Chelsea na janela de transferências, mesmo com a equipe longe de uma posição que leve a equipe para a Champions League.
“Sim, eu faço e acho que você tem que olhar para tudo em termos de investimento, em termos de taxas de transferência e salários. Às vezes você pode contratar um jogador por menos de uma taxa de transferência, mas os salários são enormes. Depende apenas de como você estrutura o contrato, como você estrutura o negócio. Estamos confiantes com o que estamos fazendo, acho que o clube fez um bom trabalho. Agora meu trabalho é melhorar a equipe.”