Retorno de três jogadores, desafio contra o Dortmund, entendimento com os novos jogadores: Todas as palavras de Graham Potter antes da partida da Champions League contra o Borussia Dortmund

-

A UEFA Champions League está de volta e o Chelsea viajou para a Alemanha nesta terça-feira para enfrentar a equipe do Borussia Dortmund pela fase oitavas de finais.

Já em solo alemão, Graham Potter conversou com a imprensa presente sobre o confronto eliminatório, revelando a presença de três jogadores importantes no elenco disponível.

“Os três [Wesley Fofana, Mateo Kovacic e Denis Zakaria] estão no elenco, então isso é bom. Como eu disse antes do jogo anterior, eles estão se aproximando dos minutos, mas o desafio para nós é construí-los para que eles estejam certos do ponto de vista do tempo de jogo. Mas é bom que Wesley, Mateo e Denis estejam com o grupo.”

Esta será a primeira partida de Graham Potter comandando uma equipe em uma fase eliminatória de UEFA Champions League e ele revelou seus pensamentos sobre.

“Absolutamente, seria estranho se eu não estivesse [animado]. Como você diz, esta é a fase eliminatória da Liga dos Campeões, o auge do jogo. Estaremos jogando contra um clube e um time fantásticos diante de 80 mil torcedores aqui. Será uma ocasião maravilhosa e acho que estamos todos ansiosos para o jogo. Entendemos o desafio que nos espera, mas estamos muito animados para isso.”

A imprensa inglesa destacou no último final de semana as dificuldades de Marc Cucurella em encontrar passes para Mykhailo Mudryk contra o West Ham e Potter comentou sobre o assunto.

“Não há nenhum problema em termos de qualquer coisa sinistra, de forma alguma. Se alguma coisa, é apenas um caso de colegas de equipe se entendendo. É um problema bastante comum em termos de quando passar, em que ponto, em que ponto. Jogando contra uma linha de cinco zagueiros contra o West Ham, foi difícil encontrar os passes e é um entendimento de quando jogar no espaço e quando fazer as corridas. Para Mykhailo, esse é apenas o terceiro jogo dele conosco, então não tem problema. É apenas um desafio de compreensão que é fácil de entender quando você reconhece o contexto em que estamos.”

O Borussia Dortmund vive um grande momento na temporada, acumulando vitórias seguidas após o retorno da Copa do Mundo do Catar. Graham Potter elogiou o treinador Edin Terzic e sua equipe.

“Não me surpreende porque minhas primeiras impressões dele [Terzic] foram muito positivas. Cara muito humilde, muito inteligente, articulado, de mente aberta, criativo, tudo o que você quer em um treinador, ele tem esses atributos. Se você olhar para sua carreira, ele teve uma variedade de experiências em lugares diferentes, fez muitos papéis diferentes, então há uma boa mistura de ambas as coisas.”

“Então você pode ver a qualidade do trabalho que ele fez recentemente, desde o intervalo, o Dortmund teve uma sequência fantástica. Eles são uma equipe realmente organizada que atacam bem, defendem bem e tem bons indivíduos lá dentro. Então ele está fazendo um trabalho fantástico e estou satisfeito por ele. Obviamente, quero dificultar para ele nos próximos dois jogos, mas depois disso desejo-lhe felicidades.”

O Chelsea tem muitos novos jogadores em seu elenco, sendo a equipe que mais investiu na janela do inverno europeu. Potter comentou sobre seu elenco e o que é necessário para ser um grupo mais forte.

“Temos o elenco que temos. É um elenco com o qual estamos muito entusiasmados, mas, ao mesmo tempo, sabemos que há desafios e trabalho que temos de fazer. Sempre que você está formando um novo grupo, se todos nós começássemos a trabalhar juntos, teríamos que levar algum tempo, entender o que nos faz funcionar, entender como podemos ajudar uns aos outros. Essa é a impressão que tenho quando vejo os meninos diariamente.”

“Há um bom espírito, uma boa harmonia, eles estão empurrando uns aos outros de uma boa maneira. Tivemos uma boa sessão hoje e você pode ver que os caras estão trabalhando duro para apoiar a equipe e uns aos outros. Então, embora haja desafios, há muitas coisas para ser feliz também.”

Após a penalidade não marcada a favor do Chelsea na partida contra o West Ham United, o treinador dos Blues foi criticado por parte da imprensa por não ter demonstrado “raiva o suficiente” no lance, e ele explicou.

“Fora essas perguntas! Tenho o cuidado de não entrar em discussão através dos meios de comunicação. Claro, eu fico com raiva, eu sou um ser humano como você, é só eu escolher me comportar da maneira que eu acho que é a maneira certa de me comportar à beira do campo. Acho que a mesma mídia está falando sobre eu estar mais irritado, mas depois publicando histórias sobre problemas com árbitros no nível de base. Eles não veem a conexão. Isso não quer dizer que nem todos percamos a paciência; fazemos porque é uma coisa emocional.”

“Tenho uma responsabilidade comigo mesmo, com o Chelsea, com o jogo e de agir de uma maneira que seja a coisa certa para mim. Se você acha que pode começar uma carreira de treinador na nona divisão do futebol inglês – a Northern Counties Division One – e chegar a este ponto, Chelsea e a Liga dos Campeões, sem às vezes ficar com raiva ou ser legal, então eu sugiro que você não saiba nada sobre nada.”

O Chelsea investiu mais dinheiro em janeiro do que cinco ligas nacionais juntas e questionado sobre a pressão e uma “obrigação” de brigar por títulos de imediato, Potter disse:

“Há mais pressão e expectativa de que, quando você gasta dinheiro, você deve ganhar. Felizmente, sabemos que o futebol não funciona exatamente assim. Você precisa de recursos para vencer, mas precisa de mais do que isso – e esse é o desafio.”

“Há coisas que o dinheiro não pode comprar e é aí que você tem que fazer o seu trabalho. Minha experiência é que você tem que alinhar seus recursos muito bem, entender as oportunidades que você tem e os pontos fortes que você tem, e a maneira como você pode competir contra equipes com mais recursos do que você. Isso pode ser feito. O Brighton pode vencer a Premier League quatro em cada cinco vezes? Não, provavelmente não, eu diria, porque 95% das ligas são determinadas pelas finanças. Mas se você não está nesses grandes, você quer estar nos 5% que estão contrariando a tendência.”

“Como você faz isso é entender sua ideia, a oportunidade que você tem e alinhar os recursos que você tem de uma boa maneira. É como a guerra, às vezes a guerra de guerrilhas pode vencer. Você nem sempre precisa ter as grandes armas e a grande munição. Mas às vezes ajuda também.”

Alguns novos contratados não puderam ser inscritos na UEFA Champions League e outros jogadores estão fora por lesão. Potter explicou como tem gerenciado essas questões do elenco.

“Treinamos hoje e os jogadores que não estão no grupo tiveram um bom treino. Eles estarão livres amanhã e assistirão ao jogo, depois voltaremos na quinta-feira e eles poderão treinar. Assim, eles não perdem muito em termos de sua própria preparação. Eles estarão disponíveis para [o jogos vs] Southampton e estarão prontos. Os outros jogadores que ainda voltam lesionados, Raheem [Sterling], N’Golo Kanté e Christian Pulisic estarão trabalhando em seu caminho de volta em Cobham. Faz parte do desafio que temos no momento, mas todos estão absolutamente bem.”

Finalizando a coletiva, Graham Potter comentou sobre sua compreensão sobre seus novos jogadores e do novo grupo formado em si.

“Eu diria que sim e não. Você precisa de mais de algumas semanas para conhecer alguém corretamente, especialmente alguém como Enzo [Fernandez], cujo inglês é bastante limitado. Mas você também tem uma noção deles como pessoas por causa das interações que eles têm com a equipe e como eles se comportam. Então você vê as qualidades que eles têm.”

“Devo admitir que fiquei muito satisfeito com a forma como os novos caras se estabeleceram no grupo e como os jogadores existentes os ajudaram. Você falará com Azpi mais tarde e ele é um profissional fantástico e uma pessoa que entende o clube, o que é necessário para ser um jogador do Chelsea, e realmente ajudou no processo. Temos a sorte de ter alguém como ele.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!