Desempenho da equipe, lesão de Thiago Silva, ira dos torcedores e apoio do clube: Todas as palavras de Graham Potter após a derrota no derby londrino contra o Tottenham

-

A situação do Chelsea com Graham Potter tem ganhado capítulos cada vez piores. Em mais uma atuação ruim, os Blues saíram derrotados na Premier League, desta vez para o rival londrino Tottenham.

Os gols dos Spurs foram marcados no segundo tempo, com Oliver Skipp abrindo o placar logo no recomeço do jogo e Harry Kane ampliando nos 10 minutos finais.

Após a partida, Graham Potter falou sobre a atuação da equipe e o resultado ruim obtido no confronto.

“Estamos frustrados, é claro, estamos decepcionados com o resultado. Achei que começamos bem o jogo e nos primeiros 20/25 minutos estávamos jogando bem. Tivemos boas recuperações de controle alto e decente e os empurramos para trás um pouco. Tivemos algumas oportunidades em termos de finalizações e havia uma boa energia na equipe.”

“O primeiro tempo foi relativamente equilibrado, acho. Eles tiveram um momento, mas não havia nada no jogo. O segundo tempo começou pior do que poderia começar e uma vez que você está atrás do placar… em um jogo apertado, o primeiro gol é muitas vezes muito importante. Nós bufamos e bufamos no segundo tempo, mas não fizemos o suficiente para marcar. O segundo gol é matador, de bola parada, num jogo sem muitas oportunidades.”

Thiago Silva deixou o gramado lesionado ainda no primeiro tempo, dando espaço para Wesley Fofana e Graham Potter comentou sobre seu estado.

LONDON, ENGLAND – FEBRUARY 26: Thiago Silva of Chelsea is replaced by Wesley Fofana of Chelsea during the Premier League match between Tottenham Hotspur and Chelsea FC at Tottenham Hotspur Stadium on February 26, 2023 in London, England. (Photo by Catherine Ivill/Getty Images)

“Não tenho certeza. Espero que não seja muito grave, mas eu não falei com o médico o suficiente para ter um diagnóstico para você.”

O Chelsea terá uma semana de trabalho antes da próxima partida, contra o Leeds United em Stamford Bridge no próximo sábado pela Premier League e Graham Potter falou da importância de levantar o ânimo dos jogadores.

“Meu trabalho é sempre tentar pegar os jogadores e apoiá-los. Eles também precisam de apoio porque estão sofrendo. Eu sei e posso sentir isso, eles querem que os resultados melhorem. Estamos em um momento muito difícil e eu sinto por eles. Meu trabalho é tentar apoiá-los.”

“Nós fazemos. A semana de treinos que tivemos foi muito, muito boa. O espírito na equipe tem sido muito bom. Pensamos que estávamos dando passos em frente e, na primeira parte, frente ao Southampton, recuamos um pouco. Até então, estávamos dando passos à frente.”

“Jogamos bem no primeiro tempo, pensei hoje, e em um jogo que não é fácil criar chance após chance, porque o Tottenham defende bem em uma linha com cinco zagueiros. O sentimento entre os jogadores é de apoio. Eles estão lutando um pelo outro e lutando pela equipe. Eles querem fazer melhor e estão sofrendo. Eu sinto por eles.”

Os torcedores do Chelsea estão pedindo a demissão de Graham Potter, o acusando de não ser o treinador ideal para comandar a equipe. No entanto Potter revelou não estar tão preocupado com isso, apenas em tentar melhorar a equipe.

“Eu não posso necessariamente pensar muito em 40.000 ou 50.000 pessoas. Preciso me concentrar no que posso controlar, que é o dia seguinte e a próxima sessão de treinamento. Os nossos torcedores têm sido muito justos e eu tenho apoiado a equipe. Não tenho queixas com os torcedores, eles têm o direito de ficar frustrados, chateados e irritados com os resultados que temos e essa é a minha responsabilidade. Por isso, não tenho queixas com os torcedores.”

Graham Potter utilizou uma escalação com jogadores mais experientes, mas fez seis mudanças no decorrer da partida. Ele explicou suas mudanças e escolhas durante o derby londrino.

Chelsea’s English head coach Graham Potter (C) speaks with Chelsea’s Swiss midfielder Denis Zakaria (L) and Chelsea’s English midfielder Raheem Sterling during a break in play during the English Premier League football match between Tottenham Hotspur and Chelsea at Tottenham Hotspur Stadium in London, on February 26, 2023. (Photo by JUSTIN TALLIS / AFP) / (Photo by JUSTIN TALLIS/AFP via Getty Images)

“O fato de haver um terceiro jogo em uma semana [depois do Dortmund] tornou difícil continuar escolhendo a mesma escalação. Jogamos em Dortmund em uma quarta-feira, voltamos às 4h da manhã, depois jogamos um jogo da Premier League em um sábado. Houve uma mudança em relação ao jogo contra o Dortmund, que foi Raheem [Sterling] no lugar de Misha [Mykhailo Mudryk].”

“Ruben Loftus-Cheek, por exemplo, Thiago Silva e Reece James não puderam jogar contra o Southampton. É exatamente aí que estamos. Eu tentei explicar muitas vezes sobre lesões de longo prazo, os jogadores simplesmente não são capazes de jogar três jogos em uma semana [depois deles]. Tenho o dever de cuidar deles e do bem-estar deles, para garantir que eles não estejam em campo e correndo o risco de se machucar.”

“Se Reece James, Deus me livre, se machucar por causa de um problema de sobrecarga porque ele não teve tempo de se recuperar ou jogar três jogos em uma semana, isso é comigo. Obviamente, eu assumo as consequências que são nós mudarmos a equipe. Mas do West Ham ao Dortmund e a este jogo, não acho que haja muitas mudanças.”

Mateo Kovacic não esteve no elenco durante o derby londrino, mas Graham Potter revelou que não houve uma nova lesão com o croata.

“Mateo [Kovacic] estava doente. O resto teve a infelicidade de estar fora do elenco.”

O Chelsea marcou apenas um gol no mês de fevereiro e apenas três gols em 2023. Questionado sobre a falta de gols e a dificuldade em converter as poucas chances criadas, Potter disse.

“Acho que é uma combinação de algumas coisas. É uma pergunta fácil de fazer – e não é uma pergunta ruim – também não é a mais fácil de responder. Às vezes você passa por momentos em que cria chances e não as marca, o que tivemos contra Dortmund e Southampton.”

“Hoje eu não acho que foi um jogo disso. Houve chances mínimas para ambas as equipes em um jogo apertado. O primeiro gol ia ser sempre importante e não conseguimos. Havia um elemento de jogadores voltando de lesão, colocando-os em dia e integrando alguns novos.”

“Então, como equipe, não chegamos lá em como queremos que ela pareça e funcione de uma boa maneira. E marcar gols é a parte difícil do jogo.”

O Chelsea está cada vez mais distante de conseguir brigar por uma vaga no top 4 da Premier League para conseguir uma vaga na próxima UEFA Champions League. Graham Potter no entanto prefere focar no próximo jogo da equipe.

“Depois de um resultado como hoje, e onde estamos, meu foco está no próximo jogo contra o Leeds. É nisso que vou pensar. Precisamos elevar o humor, elevar o espírito, encontrar um bom sentimento. Espero que possamos conseguir um bom jogo e três pontos, porque isso é muito importante para nós nesta fase. Não podemos olhar nada além disso.”

Apesar da grande pressão por parte dos torcedores, os novos proprietários do Chelsea ainda tem apoiado Graham Potter e a continuidade de seu trabalho. Potter disse que está focado em seu trabalho e não pensa muito sobre o assunto.

Chelsea’s Portuguese striker Joao Felix (C) reacts after they concede their second goal during the English Premier League football match between Tottenham Hotspur and Chelsea at Tottenham Hotspur Stadium in London, on February 26, 2023. (Photo by JUSTIN TALLIS / AFP) (Photo by JUSTIN TALLIS/AFP via Getty Images)

“Há sempre essa pergunta, absolutamente, e você não pode parar as perguntas. Embora os resultados sejam o que são, eu aceito. Faz parte do trabalho. Estávamos falando antes do jogo sobre assistir ao Arsenal All or Nothing e dois anos após o reinado de Mikel [Arteta] ele estava perto de conseguir uma demissão e as pessoas queriam que ele saísse. Foi visto como um desastre, mas as coisas agora mudaram um pouco.”

“Se você olhar para a situação de Jurgen [Klopp], eles não conseguiram os resultados e, de repente, as pessoas querem que ele saia. Essa é a natureza do futebol. Não fiz o suficiente neste clube para ter muita boa-fé, também o aceito.”

“Meu trabalho não é me preocupar muito com isso. Eu entendo a pergunta e de onde ela vem, mas tenho que tentar me concentrar em continuar ajudando a equipe e apoiando os jogadores. Gosto muito desses jogadores, são bons rapazes. Eles querem fazer melhor e querem ganhar. Mas no momento estamos sofrendo e essa é a minha responsabilidade.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!