Importância da vitória, volta por cima e atuação de Wesley Fofana: Todas as palavras de Graham Potter após a vitória em cima do Leeds United na Premier League

-

Um gol solitário de Wesley Fofana colocou o Chelsea novamente no caminho das vitórias e aliviou provisoriamente a pressão em cima de Graham Potter.

Sem sofrer grandes sustos, o Chelsea dominou a partida contra o Leeds United e apesar das chances desperdiçadas no primeiro tempo, um gol de cabeça marcado por Wesley Fofana deu a vitória para a equipe.

Após a partida, ainda em Stamford Bridge, o treinador Graham Poter comentou sobre a importância dos três pontos.

“Estamos muito satisfeitos com a vitória, com certeza. Tivemos um período difícil, então estou muito feliz pelos jogadores e pelos torcedores, porque eles tiveram que sofrer. Foi gratificante conseguir a vitória. Achei que começamos bem o jogo e criamos algumas oportunidades. Jogar contra o Leeds é sempre difícil porque eles são [uma equipe] de alta intensidade.”

“Quando conseguimos o gol, foi um momento agradável para todos nós e, no segundo tempo, foi um pouco a gente ter algo a perder. É aí que você esperaria que nos fosse dada a sequência que tivemos. Então, no final, é muito bom para os jogadores manterem um clean sheet, ganharem o jogo e terem essa sensação. É bom.”

“São três pontos bons e três pontos importantes. Acho que é bom para a confiança e a moral. Os meninos têm sofrido porque eles se importam – eles realmente sofrem – e nossos torcedores têm sofrido também. Tem sido um período difícil para nós, então a vitória nos dá a chance de nos recuperar e nos preparar para um grande jogo na noite de terça-feira. É nisso que temos que nos concentrar.”

Durante o período de resultados ruins, Graham Potter sempre destacou o apoio recebido dos jogadores e disse que a prova veio durante os 90 minutos em Stamford Bridge.

“Sim, mas como eu disse na conferência de imprensa [ontem] tem de se manifestar em resultados e vitórias. Falar é barato. Acredito firmemente nos jogadores e na equipe, mas também reconheço que os resultados não têm sido bons o suficiente e essa é a minha responsabilidade. Portanto, qualquer crítica é absolutamente justa e justificada. Temos que aguentar, tentar melhorar e vencer. Esse é o trabalho.”

Muitas críticas foram feitas em relação às substituições feitas por Graham Potter, sendo classificadas por muitos torcedores como defensivas demais. Potter explicou suas mudanças no jogo.

“Noni Madueke está ligado. Carney [Chukwuemeka] entrou no lugar de um atacante. Haviam diferentes perfis. Raheem [Sterling] está voltando de uma lesão, então tivemos que tomar essas decisões. O jogo ficou esticado e eu queria que a gente atacasse, mas assim que você perde a oportunidade, você precisa estar estável.”

“Queríamos marcar o segundo gol, mas, ao mesmo tempo, foi um jogo contra uma das melhores equipes em termos de alta intensidade da Premier League. Então, se o jogo se tornar de altos e baixos, então pode ser um desafio. Os meninos ficaram presos e a multidão foi ótima. Eles querem que a gente se saia bem e vença com mais conforto. Todos nós queremos isso. Mas, dado o momento em que estamos, não é tão fácil de fazer. Mas os meninos deram tudo hoje.”

Ben Chilwell teve sua melhor atuação desde que retornou de lesão, sendo um dos destaques da partida. Graham Potter comentou sobre o retorno do jogador e como tem sido desafiante colocar todos os jogadores em forma.

“É mais ou menos disso que venho falando há algum tempo. Quando você não está ganhando, não importa, mas nomes como Ben [Chilwell], Wesley [Fofana], Ruben [Loftus-Cheek], Reece [James] e Raheem [Sterling] estão ganhando minutos na Premier League. Em um mundo ideal, você construiria isso na pré-temporada e teria cinco ou seis semanas de acúmulo em campo.”

“Nós não fomos capazes de fazer isso, então eles tiveram que fazer isso na Premier League. Ben ficou cada vez mais forte com o passar das semanas e hoje eu pensei que ele afetou o jogo de uma maneira muito boa e contribuiu muito para o nosso desempenho no primeiro tempo.”

Kalidou Koulibaly não vem tendo uma primeira temporada tão animadora no Chelsea, porém tem sido mais regular nas últimas semanas. Potter comentou sobre o jogador.

“Às vezes não é fácil pousar e bater no chão. Todos nós queremos que isso aconteça, mas não é tão simples assim. Houve muita mudança e transição aqui, mas ele é um grande cara, quer que a equipe vá bem, se importa muito, e eu pensei que ele ajudou Wesley [Fofana] e Benoit [Badiashile]. Ele mostrou liderança e calma, o que foi realmente importante para nós. Então, estou muito feliz por ele.”

O Chelsea desperdiçou muitas chances no primeiro tempo, com Kai Havertz e João Félix tendo as melhores chances para abrir o placar. Potter no entanto diz que não se trata apenas de falta de confiança na equipe.

“É uma combinação de muitas coisas. Acertamos a trave, o goleiro faz uma boa defesa em um contra um, Wesley [Fofana] passou perto com um cabeceio. O importante para mim é que ataquemos bem – o que fizemos no início do primeiro tempo – e mantenhamos isso ao longo dos 90 minutos. Se fizermos isso, os gols virão porque a qualidade dos jogadores existe.”

Wesley Fofana teve uma boa atuação, recompensada pelo gol marcado no segundo tempo. Graham Potter comentou sobre a falta que o jogador fez para a equipe.

LONDON, ENGLAND – MARCH 04: Wesley Fofana of Chelsea celebrates with teammate after scoring the team’s first goal during the Premier League match between Chelsea FC and Leeds United at Stamford Bridge on March 04, 2023 in London, England. (Photo by Clive Rose/Getty Images)

“Sentimos falta dele. Acho que foi no jogo do Milan em casa, quando ele sofreu sua lesão e isso foi há muito tempo. Ele traz algo diferente: fisicalidade, defende grandes espaços, nos permite defender um pouco mais alto porque ele tem ritmo para se recuperar. Na área, ele pode atacar bem a bola. Ele é um jogador importante para nós.”

“Ele é um jogador jovem e se adaptou ao Chelsea. Mas ele tem a personalidade.”

Finalizando a coletiva, Graham Potter comentou sobre o que a vitória significa para sua manutenção no clube.

“Estou muito feliz pelos jogadores e pelos torcedores, porque são as pessoas mais importantes do clube. Se não obtivermos resultados, então essa é a minha responsabilidade e eu aceito isso. Tem sido um período difícil para todos nós, mas é bom ir para casa com uma vitória. Agora temos que nos preparar para um jogo realmente emocionante na terça-feira à noite, que tenho certeza que será uma atmosfera fantástica e queremos vencer.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!