Antes do confronto decisivo contra o Borussia Dortmund, valendo vaga nas quartas de finais da UEFA Champions League, o treinador Graham Potter conversou com a imprensa em Cobham.
O Chelsea saiu atrás no confronto após perder na Alemanha pelo placar de 1-0, e mesmo com o revés no primeiro jogo, a equipe buscará a classificação dentro de Stamford Bridge.
Diante das perguntas, Graham Potter comentou sobre o que espera da partida desta terça-feira.
“É um grande jogo, um jogo emocionante, uma chance de passar das oitavas de final da Liga dos Campeões. Será uma noite especial em Stamford Bridge, então estamos realmente ansiosos por isso. Todos os nossos pensamentos são sobre ser positivos, ganhar o jogo e passar. Em termos do que aprendemos com o jogo anterior [contra o Dortmund] eles são um adversário de alto nível.”
“Você pode ver pelos resultados deles na Bundesliga, eles estão em uma sequência fantástica, ganhando jogos constantemente. Isso diz que, como equipe, eles estão indo muito bem. Atacar e defender, bons indivíduos, bem treinados. Então, é um grande desafio para nós, mas estamos animados para isso.”
O Chelsea vinha de muitos resultados decepcionantes nas últimas semanas, mas uma vitória no final de semana contra o Leeds United deu novo ânimo aos jogadores.
“É sempre bom ganhar, com certeza. Todo mundo fica mais feliz quando ganhamos. Mas também sabemos que temos um grande desafio pela frente. Então, por mais que estejamos satisfeitos com a vitória no fim de semana, agora queremos segui-la com outra vitória na noite de terça-feira. É aí que está o foco.”
“A posição em que estamos, você deve sempre receber bem a pressão, porque significa que você está em uma situação fantástica, que é competir pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. É uma competição maravilhosa e será uma noite especial. Foi uma ocasião especial em Dortmund e tenho certeza de que será o mesmo em Stamford Bridge amanhã. Estamos ansiosos para o jogo e competir para passar, porque é uma competição fantástica e queremos progredir.”
N’golo Kanté, Christian Pulisic e Reece James estiveram presentes nos treinos desta segunda-feira e Graham Potter revelou que a decisão sobre os jogadores ainda será definida.
“Reece [James] vamos tomar uma decisão amanhã. Christian [Pulisic] está no elenco, está treinado e está bem. É muito cedo para N’Golo [Kanté], ele só teve duas sessões de treinamento completas. É muito cedo, mas ele está com uma boa aparência. Então, vamos continuar com esse progresso.”
Uma vitória em cima do Leeds United acalmou provisoriamente os ânimos em Stamford Bridge, e questionado se uma classificação em cima do Dortmund mudaria as coisas, Potter seguiu dizendo.
“Para ser honesto, não estou pensando nisso dessa maneira. Estou pensando em como é importante para a equipe e para o clube. É uma chance de chegar às quartas de final da Liga dos Campeões, mas estamos jogando contra um adversário de ponta em uma forma muito boa. Então é um desafio enorme, mas, ao mesmo tempo, que oportunidade. Stamford Bridge vai balançar, tenho certeza, e vamos dar tudo para vencer o jogo e passar.”
N’golo Kanté tem sido desfalque desde agosto, não atuando praticamente em toda a temporada. Potter revelou sobre como pretende integrar o jogador após tanto tempo ausente.
“É complexo com ele [Kanté], porque ele está há muito tempo fora. Então ele está de volta aos treinos completos, mas é assim que o colocamos em dia para jogar na Liga dos Campeões ou na Premier League. É quando ele precisa de um pouco de tempo com o grupo, um pouco de tempo no treinamento, e precisaremos construir seus minutos. Ele não poderá entrar direto por 90 minutos tão cedo, mas o fato de ele estar treinando e conosco, o fato de ele estar treinando, é emocionante.”
João Félix foi uma das adições do Chelsea nesta temporada, chegando por empréstimo do Atlético de Madrid e o treinador comentou sobre o que tem achado do jogador português.
“Estamos muito felizes com ele [João Félix] – desde que ele não esteja enfrentando ninguém na linha do meio do caminho! Sua qualidade é clara. Ele pode receber a bola em espaços apertados e faz as coisas acontecerem de uma perspectiva ofensiva. Ele acertou a trave duas vezes, marcou e teve outras chances. Então ele tem essa qualidade. O fato de ele poder jogar em algumas posições é bom. Tendemos a usá-lo mais centralmente, mas ele tem a capacidade de jogar em qualquer lugar na fase ofensiva do jogo.”
Os torcedores do Chelsea não tem sido tão pacientes com Graham Potter, no entanto o treinador revelou que precisa do apoio para virar o confronto contra o Dortmund em casa.
“Os torcedores têm sempre o direito de expor suas opiniões e eles têm sofrido como o resto de nós em termos de resultados. Achei fantástica a recepção que tivemos e o apoio que tivemos no fim de semana. Eles ficaram atrás da equipe e sabem da importância do jogo de amanhã à noite. Eles querem que a equipe passe. Eles sabem o quanto são importantes porque na Liga dos Campeões fora de casa é difícil – e queremos ter certeza de que é difícil para o Dortmund. Precisamos dos nossos apoiantes para isso.”
Graham Potter revelou detalhes de sua vida particular durante o período sem vitórias e muitas críticas e admitiu que o humor é um pouco melhor após a vitória do final de semana.
“Como todo mundo ligado ao Chelsea, seu humor é um pouco melhor quando você ganha. Você está um pouco mais feliz, mas a coisa boa e ruim sobre o trabalho é que há outro jogo muito rapidamente. É um jogo enorme e para o qual precisamos estar prontos. Por mais que você possa comemorar a vitória contra o Leeds, é muito rápido para o jogo contra o Dortmund na terça-feira, então é a preparação para isso. Não estou reclamando disso, é claro. Então é isso que a gente tem feito, eu não posso te dar nenhuma música, me desculpe.”
Uma das grandes dificuldades do Chelsea nesta temporada tem sido a marcação de gols. Com um ataque muito ineficiente, os Blues precisam marcar duas vezes para passar pelo Dortmund nesta terça-feira.
“Temos que jogar bem, ser positivos. É uma ocasião especial para nós, diante dos nossos adeptos, para tentar chegar às quartas de final da Liga dos Campeões. Tivemos alguns jogos em que poderíamos ter marcado mais de um, com certeza, e precisamos desse desempenho amanhã à noite. Simples assim. Estamos jogando contra um time de ponta em um bom lugar, então não vai ser fácil. Mas os meninos estão em um bom lugar. Eles estão confiantes, motivados, juntos e queremos aceitar o desafio e dar o nosso melhor.”
Em caso de empate no agregado no confronto, haverá disputa de pênaltis e Graham Potter revelou que os jogadores tem treinado bastante as cobranças, revelando ainda o novo batedor oficial após a saída de Jorginho do clube.
“Os meninos estão sempre praticando pênaltis e é claro que nos preparamos para essa eventualidade, porque é uma possibilidade. Queremos que isso seja feito antes disso, mas se não, tudo bem, então temos que passar dessa maneira. E é Kai [Havertz]. Kai foi o cobrador de pênaltis designado na ausência de Jorginho.”
Apesar das semanas difíceis, Graham Potter admitiu que a atmosfera no campo de treinamento sempre foi positiva, revelando pouco impacto no dia a dia da equipe em Cobham.
“Acredite ou não, o clima sempre foi positivo durante todo o tempo. Não é feliz, brincando e sorrindo, claro que não, mas tem havido apoio um para o outro e um bom espírito. Você tem que assumir a responsabilidade de saber que não estamos em um bom lugar em termos de resultados, mas se você ganhar um jogo, os sorrisos voltam. Você não está cantando no caminho para o treinamento, mas todos estão felizes e estamos ansiosos para o jogo. É um grande jogo para se envolver. Estamos ao intervalo e estamos a perder por 1-0. Precisamos responder e acho que esse grupo de jogadores pode fazer isso.”