Azarão no confronto, motivação dos jogadores, liderança no elenco e retornos de Mount, Kanté e Thiago Silva: Todas as palavras de Frank Lampard antes da partida contra o Real Madrid pela UEFA Champions League

-

Diante de um dos jogos mais importantes da temporada, o Chelsea viaja até a Espanha para enfrentar o Real Madrid pela ida das quartas de finais da UEFA Champions League.

Em coletiva realizada nesta terça-feira (11/04), Frank Lampard conversou com a imprensa e comentou sobre o desafio de jogar no Santiago Bernabéu.

“Eu acho que sim [é motivador para os jogadores]. Eu só joguei aqui uma vez na minha carreira – Inglaterra x Espanha. Perdemos por 2 a 0 e eu não consegui um chute. Xavi e Iniesta estavam em seu auge e me lembro absolutamente do tamanho do estádio. Então, para os nossos jogadores, alguns jogadores jovens, mas também temos jogadores que conseguiram muito – vencedores da Champions League, vencedores da Copa do Mundo.”

“Então eu não acho que é algo completamente novo para eles, mas este é um estádio grandioso e uma quarta de final, é uma ocasião e temos que jogar a ocasião porque os níveis sobem neste momento da competição. Mas temos que vir aqui com a crença de que podemos atuar sob essa pressão.”

“Sim, é incrível. Tive a sorte de treinar na Liga dos Campeões – duas temporadas – e, como jogador, sempre foi uma competição especial. Então, estar aqui como treinador, particularmente quando há uma semana hoje eu não sabia que estaria aqui é uma grande honra para mim, é claro, e uma grande parte do meu processo de pensamento ao assumir o desafio aqui. Este é um desafio incrível para mim, pessoalmente, bem como para nós como uma equipe e um clube.”

O Chelsea esteve em uma situação semelhante em 2012, quando conquistou a UEFA Champions League em sua temporada menos provável. Seguindo os passos de Roberto Di Matteo, interino em 2012, Frank Lampard revelou não ter conversado com o ex-comandante da equipe.

“Não falei com ele [Di Matteo]. Eu troquei algumas mensagens com algumas pessoas – obviamente, muitas pessoas são relacionadas ao Chelsea, Guus Hiddink, ex-treinadores e pessoas no futebol. Há paralelos em um sentido provavelmente simples, somos ex-jogadores. Mas no ano em que Robbie esteve aqui, ele era assistente e tinha uma grande consciência do elenco e conseguiu o emprego no início do ano do que eu.”

“Ele fez um trabalho incrível. Lembro-me de grandes partes de por que ele conseguiu o que conseguiu. Minha situação é diferente na prática… Acho que tenho que ter cuidado ao fazer esse paralelo. Temos jogos muito difíceis pela frente, a partir de amanhã. Portanto, há muito trabalho a ser feito, mas estamos muito comprometidos em tentar, se pudermos, criar nosso próprio pouco de história.”

Embora tenha perdido duas partidas na Champions League nesta temporada, o Chelsea tem feito uma campanha mais consistente no torneio do que na Premier League e Frank Lampard comentou sobre a questão.

“Não tenho a certeza. Eu entendo a pergunta, se você se isolar este ano também. Acho que houveram desafios este ano e a PL também é um dos maiores desafios do futebol mundial.”

“É difícil semana após semana e esses desafios obviamente nos levaram a um lugar onde não queremos estar como o Chelsea Football Club. A Liga dos Campeões às vezes oferece um pouco de escapismo a partir disso. Velocidade diferente do jogo, futebol de mata-mata, essas coisas podem contribuir para obter um sucesso diferente na mesma temporada.”

“Acho que quando você chega a essa fase da competição, você está jogando contra times do nível do Real… Agora, essas comparações são bastante inúteis.”

O Chelsea esteve muito próximo de eliminar o Real Madrid na última edição da UEFA Champions League, sendo derrotado no agregado mesmo com uma grande vitória em Madrid.

MADRID, SPAIN – APRIL 12: Kai Havertz of Chelsea reacts after a missed chance during the UEFA Champions League Quarter Final Leg Two match between Real Madrid and Chelsea FC at Estadio Santiago Bernabeu on April 12, 2022 in Madrid, Spain. (Photo by David Ramos/Getty Images)

“Cada novo ano no futebol traz uma nova história. Tendo assistido ao Real Madrid e tendo um relacionamento com Carlo Ancelotti que foi incrível em seu tempo aqui, os jogadores têm que entender: esta é uma arena especial e um clube especial, tudo pode acontecer e algumas coisas que você não pode controlar. Temos que controlar o que podemos controlar… entender a qualidade do jogador da equipe do Real Madrid… mas meu foco não será no ano passado.”

“Temos que entender os pontos fortes da equipe do Real Madrid, suas qualidades com a posse de bola e seu talento individual. Temos que ser muito disciplinados em nosso jogo sem a bola e entender as ameaças. Existem algumas ameaças muito claras individualmente em sua equipe.”

“As maneiras que o RM gosta de marcar e marcar regularmente e como eles querem controlar o jogo. Então, temos que ser defensivamente bons contra isso. Mas também temos de mostrar as nossas próprias forças no nosso jogo… Temos que ter crença, temos que seguir a ideia, porque em um jogo de alto nível a maior coisa às vezes pode ser a mentalidade – seguir com o que a ideia é, sob pressão. Neste nível, você tem que estar no local com o nosso jogo para levá-lo de volta a Stamford Bridge na frente de nossos torcedores.”

Frank Lampard foi demitido no Chelsea em 2021 antes das oitavas de finais e retorna ao clube antes das quartas de finais. Ele falou sobre como é se juntar ao clube nesta fase da competição.

“Eu não os vinculo [demissão com o retorno]. Sei o papel que desempenhei no último sucesso e terminou quando saí do clube, no que me dizia respeito. A minha parte, provavelmente, mais do que tudo, foi a qualificação para a Champions League no ano anterior, numa temporada difícil, com um elenco jovem… Estou muito orgulhoso de voltar… Sei que já treinei nesta competição antes, sei que já consegui contra grandes equipes nesta competição antes. Portanto, não me assusto com nada. Na verdade, estou mais animado do que qualquer coisa.”

A temporada do Chelsea tem sido caótica, com a falta de liderança sendo um ponto levantado por muitos torcedores e por parte da imprensa. Frank Lampard no entanto comentou sobre os líderes do elenco atualmente.

“Eu acho que você só pode se tornar um líder em ação. Não adianta ser chamado de líder até que você mostre por que e como você faz isso em campo. Compreendo a pergunta e o ponto.”

“Temos muitos jogadores que têm muitos títulos, então não podemos nos chamar completamente jovens, porque se eu passar pelo elenco posso ver muitos. Também em termos de líderes naturais, acho que os líderes modernos mudaram no jogo.”

“Eu não acho que podemos tentar olhar para trás 10 ou 15 anos e tentar replicar o que os líderes eram. Com certeza, onde trouxemos alguns jogadores mais jovens ao longo desta temporada, temos que dar a eles a chance de se tornarem os líderes que queremos que eles sejam. Em Enzo, vejo um líder, mas ele tem 21 ou 22 anos de idade. É muito difícil, então ele tem que encontrar o seu caminho. Jogos como o de amanhã são uma ótima chance de se apresentar e mostrar personalidade.”

Frank Lampard tem um grande impulso para a partida, confirmando os retornos de Mason Mount, Thiago Silva e N’golo Kanté à equipe para o confronto contra o Real Madrid.

“Estão todos em forma, estão todos no elenco. Os três jogadores que você mencionou são bons e estão aqui. Em termos de caráter, acho normal em uma temporada em que um clube como nós cai abaixo dos níveis que queremos, o personagem é questionado.”

“É provavelmente uma das primeiras coisas a ser questionada às vezes na derrota. A única coisa que os jogadores podem fazer é provar isso dentro de campo. As pessoas podem vê-lo onde podem vê-lo. Há muita coisa que fazemos nos bastidores, no campo de treinamento, ao redor do vestiário, conversando com os jogadores. O meu trabalho é transmitir-lhes a necessidade de treinar a um nível, de ter a mentalidade a um certo nível, individualmente e em grupo.”

“O resto, eles têm que mostrar. Você pode falar o quanto quiser, mas os jogadores têm que mostrar isso em campo. Eu absolutamente não estou questionando o fato de que eles têm muito caráter no grupo, porque eu vi o vestiário e entendo de futebol. Há caráter. Ninguém quer não ganhar jogos de futebol, mas às vezes os jogadores podem ter um golpe na confiança e às vezes a falta de confiança pode parecer uma falta de caráter.”

“Esse é o meu trabalho para [corrigir] rapidamente. Eu só estive aqui por um curto período de tempo, para encontrar essas áreas, descobrir quais jogadores precisam de ajuda ou onde o grupo precisa de ajuda e tentar dar-lhe a ajuda que precisa. Então cabe a eles.”

N’golo Kanté passou por um longo período lesionado e Frank Lampard foi questionado se ele poderia voltar a ser um dos melhores meio campistas novamente.

Chelsea’s French midfielder N’Golo Kante runs with the ball during the English Premier League football match between Chelsea and Tottenham Hotspur at Stamford Bridge in London on August 14, 2022. (Photo by GLYN KIRK/AFP via Getty Images)

“N’Golo é um jogador especial. Compreendo o que quer dizer em termos de coerência e dos problemas que N’Golo teve com lesões. Mas em termos de voltar e jogar em um nível muito alto, eu o testemunhei fazer isso. Ele fez isso por mim na Supercopa contra o Liverpool há alguns anos. Ele passou em um teste de condicionamento físico, não treinava há muito tempo e foi o melhor jogador em campo por 120 minutos.”

“Acho que ele tem a capacidade de fazer isso porque é um jogador especial. Espero que ele possa fazer isso porque ele é um jogador de alto nível e quando sentimos falta dele como clube, sentimos falta dele por causa de quão bom ele é. É positivo que ele esteja de volta.”

O Real Madrid tem tido uma temporada de altos e baixos, mas segue sendo uma equipe com muita qualidade. Frank Lampard falou sobre os jogadores que trazem maior preocupação.

“É uma pergunta difícil, porque uma vez que você começa a nomear um, dois, três, você pergunta sobre o quarto. É uma equipe com muitos bons indivíduos. Tenho um enorme respeito pela equipe. Meu maior respeito pelo Real Madrid e pelo sucesso é pelos vencedores em série – Benzema, Modric, Kroos – uma enorme admiração por eles.”

“Apreciar o que é preciso a este nível para ganhar tão regularmente, saber o que é preciso para ganhar tão regularmente. Isso é o que os torna os jogadores especiais que são. Todos eles têm qualidades incríveis.”

“Claro, Vinicius Jr como um jovem jogador tem uma qualidade incrível. Temos que conscientizar os jogadores sobre essas ameaças. Em certas áreas do campo onde sabemos que as ameaças são repetitivas. O mano a mano com Vinicius Jr e Benzema no topo do campo. Os jogadores têm que lidar com isso.”

O Real Madrid é o grande favorito no confronto, sendo o atual campeão e vivendo um momento – mesmo que de altos e baixos – melhor que o do Chelsea. Frank Lampard comentou sobre como é lidar com o favoritismo do adversário.

“Para a primeira parte da pergunta, há pressão sobre ambas as equipes por causa do tamanho de ambos os clubes. Quando você chegar a esse estágio, sempre haverá pressão. O Real Madrid é favorito? Sim e compreendo porquê. Essa é a dificuldade da nossa temporada. Não acho que isso seja um problema. Não há coisa melhor no futebol do que tentar provar que as pessoas estão erradas e ser o azarão e ter um bom resultado. Essa é uma das melhores coisas de que fiz parte.”

“Não estou preocupado com isso. Em termos de pressão, não estou preocupado com isso. O futebol a este nível é pressão. Se você não consegue lidar com a pressão, você não é um grande jogador.”

LONDON, ENGLAND – JULY 14: Antonio Rudiger hugs Frank Lampard, Manager of Chelsea at the final whistle during the Premier League match between Chelsea FC and Norwich City at Stamford Bridge on July 14, 2020 in London, England. Football Stadiums around Europe remain empty due to the Coronavirus Pandemic as Government social distancing laws prohibit fans inside venues resulting in all fixtures being played behind closed doors. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

“Sobre Toni Rudiger, acho que ele se saiu fantasticamente bem. Quando o vi pela última vez como treinador do Everton e ele estava com o Chelsea e a mudança de Madrid estava acontecendo e eu lhe desejei felicidades.”

“Minha relação com ele é boa. Muita gente gosta de especular. Como treinador do Chelsea, que eu era e sou novamente agora, você tem 25 ou 27 jogadores para escolher e Rudiger jogou muito por mim. Nossa história terminou e a história continuou. Ele foi uma grande parte da história da Liga dos Campeões. Boa sorte para ele, boa sorte para qualquer profissional que trabalhe tanto quanto ele porque merece.”

Redação
Redação
Administrador do Chelsea Fans Brasil, o maior site brasileiro dedicado ao Chelsea Football Club no Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!