Continuando ao segundo post sobre a temporada 2023/2024 do Chelsea, divididos por posições; Talvez as mais fáceis de realizar prognósticos, são os defensores.
Isto porque nesta temporada foram adquiridos 5 (cinco) jogadores, fazendo com que o Chelsea dispendesse £219 mi, a saber: Wesley Fofana (£70 mi), Kalidou Koulibaly (£33 mi), Marc Cucurella (£57 mi) e Benoît Badiashile (£33 mi), Malo Gusto (£26 mi).
1o)Thiago Silva, com seus 38 anos (completa 39 em 22/09), confirmou que renovou por mais uma temporada no Chelsea. Com toda sua segurança demonstrada, será extremamente útil para o novo técnico que o utilizará em muitas partidas, isto, é claro, não for seduzido pelos milhões da Arábia Saúdita.
2o) Kalidou Koulibaly, veio para substituir Antonio Rüdiger que, se transformou, sem sombras de dúvidas, um dos maiores defensores do mundo. Em sua primeira temporada na Premier League, não foi espetacular, mas esteve acima da média. Provavelmente será titular junto com Thiago Silva quando jogar no 4-4-2.
3o) Wesley Fofana, jogou os primeiros jogos desta temporada pela sua antiga equipe, o Leicester. Depois da transferência recorde jogou duas partidas pelo Chelsea, formando a zaga com Koulibaly e Tiago Silva (na vitória por 2×1 contra o West Ham em Stamford Bridge), e com Tiago Silva (na vitória, fora, também por 2×1 contra o Crystal Palace). Depois disso, se machucou, e voltou somente em Fevereiro, quando toda a equipe não estava produzindo. Outro que será titular, no 3-5-2 ou revezará, com Thiago Silva e Koulibaly no 4-4-2.
4o) Benoît Badiashile, jogava no Mônaco antes de ser transferido para o Chelsea por £33 mi, principalmente devido as saídas de Rüdiger, Christensen e a idade já avançada de Thiago Silva. Como praticamente todos na equipe, não teve uma excelente “meia” passagem (veio em Janeiro/2023), mas, provavelmente ficará na equipe com o novo técnico, sendo uma das apostas para o futuro. Como é uma das posições que mais possuem peças, terá que evoluir muito seu futebol para conseguir estar entre os titulares.
5o) Cesar Azpilicueta: Chegou no Chelsea em 2012 e é o atual capitão. Tem contrato até junho de 2024 e rumores que vá para o Barcelona. Não deve permanecer no Chelsea, mesmo com a saída de diversos outros jogadores do elenco.
6o) Marc Cucurella: O Manchester City queria contratá-lo, e o Brighton, sabiamente, colocou um valor nas alturas, e o Chelsea topou pagar. Lembrando que o Chelsea já tinha Ben Chilwell mas estava no departamento médico.
Cucurrella também jogou na zaga, e, não fez uma temporada tão boa. Espera-se que melhore, principalmente disputando vaga com Chilwell.
7o) Reece James: Um dos melhores laterais direito do mundo, e ainda com apenas 24 anos, deve permanecer no Chelsea, já que renovou recentemente com o clube.
Mesmo que chegue uma proposta astronômica de outra equipe, Reece James não deve ser negociado.
8o) Trevoh Chalobah: Fez uma temporada muito boa em 2021/2022, com pouquíssimos erros. Porém na atual, quando teve a chance, sempre cometeu erros que não são aceitos para alguém que pretende ser titular de uma equipe como o Chelsea. Se ficar, sabe que será a 3a. ou 4a. opção. Talvez fique para compor elenco, leia-se ficará no banco.
9o) Lewis Hall: Jogador com um enorme futuro pela frente. Acredito que ficará no Chelsea, e terá, cada vez mais minutos jogados. Emprestá-lo ou vendê-lo seria um erro (ou mais um erro) que o Chelsea cometerá.
10o) Abdul-Rahman Baba: Sim, ele ainda pertence ao Chelsea, e possui contrato até 30/06/2024. Em 2015 o Chelsea pagou a incrível quantia de £25 mi frente ao Augsburg da Alemanha. Desde então foi emprestado ao Schalke 04, Stade Reims, Mallorca, PAOK e encontra-se hoje no Reading, que foi rebaixado para a EFL League One (3a. divisão inglesa). Caso não apareçam compradores, o Chelsea o liberará gratuitamente. Atualmente seu valor está em £1 mi.
11o) Ethan Ampadu: O ex-“cabeludo” do Chelsea, foi adquirido em 2017 do Exeter City, por £2.3 milhões. Foi emprestado para o Sheffield United, Venezia e para o Spezia Calcio, que está a 1 ponto da zona de rebaixamento (faltando ainda 2 jogos para o término do campeonato). No Spezia Calcio jogou 29 de 36 jogos. Possui contrato com o Chelsea até 30/06/2024 e, se for emprestado novamente, o Chelsea pedirá uma extensão do presente contrato. Atualmente está cotado em £8 milhões de e há rumores que alguma outra equipe da Itália realize uma proposta.
12o) Malang Sarr: Em 2020 o Chelsea desembolsou £0 (sim veio incrivelmente de graça) do OGC Nice, emprestando logo em seguida para o Porto por £2 milhões. Na temporada seguinte (2021/2022), jogou algumas partidas muito bem, tanto que na final mundial (contra o Palmeiras), jogou os dois tempos da prorrogação em virtude de uma mudança tática. Thomas Tuchel resolveu emprestá-lo para o Mônaco para adquirir mais experiência, e, quem sabe, estar na lista de ser um dos substitutos de Andreas Christensen e Antonio Rüdiger, porém, o Chelsea substitiu-os (em tese) com Kalidou Koulibaly e Wesley Fofana.
No Monaco oscilou entre a titularidade e a reserva. Tem valor estimado em £7 milhões, porém com contrato até 2025 e sua situação é uma tremenda incógnita.
13o) Malo Gusto: Por fim, Malo Gusto, que o Chelsea desembolsou Malo Gusto (£26 mi), no jovem jogador de 20 anos do Lyon. Era titular absoluto até sofrer uma lesão, e depois vem ficando no banco, entrando em algumas partidas. Também tem contrato com o Chelsea até 2030 e vai depender do novo técnico saber se vai ser chamado para o novo time do Chelsea ou se continuará no Lyon ou em uma outra equipe para ganhar mais experiência.