O consórcio que adquiriu o Chelsea em 2022, liderado por Todd Boehly e a Clearlake Capital iniciou o projeto multi-clube com a aquisição do Racing Club de Strasbourg Alsace (RC Strasbourg) da França.
O comunicado no site oficial do Strasbourg confirmou a aquisição realizada, que, segundo rumores é de 40% do clube francês.
“Os acionistas do Racing Club de Strasbourg Alsace anunciaram hoje um acordo com a BlueCo, o consórcio que comprou o Chelsea FC em maio de 2022.”
“Este acordo marca um novo capítulo na história do Racing, uma vez que o consórcio está empenhado em acelerar os investimentos sustentáveis no crescimento do clube, incluindo nas equipes principais e na Academia, em linha com o projeto implementado por Marc Keller, que permanecerá como presidente do clube, apoiado pela sua atual equipe de gestão.”
Os proprietários do Chelsea observaram clubes na Bélgica, Portugal, América do Sul, mas foi na França que conseguiu o acordo pelo primeiro clube parceiro para o modelo multi-clube.
Em nota, os representantes da BlueCo afirmaram:
“É uma honra para nós fazer parte deste clube histórico. Estamos comprometidos em preservar o legado do Racing e trabalhar em estreita colaboração com Marc Kellere (diretor geral do Strasbourg) sua equipe de gestão para continuar o grande trabalho que eles fizeram. Este investimento estratégico reforçaria a nossa presença no futebol europeu, a par do nosso envolvimento no Chelsea. Acreditamos que isso criaria enormes oportunidades para compartilhar conhecimento e experiência.”
O Racing Strasbourg é o segundo clube adquirido pelo grupo, que deve seguir seus investimentos para ampliar a lista de clubes. O Sporting CP e Portimonense SC de Portugal e o Santos do Brasil já foram especulados como possíveis clubes na mira da BlueCo.