A era Mauricio Pochettino começou no Chelsea e o novo treinador falou com exclusividade ao site oficial do clube pela primeira vez após assumir o cargo.
O treinador iniciou a entrevista agradecendo a oportunidade de estar no clube, ressaltando sua felicidade pelo momento.
“Muito obrigado. Para mim, é um prazer e uma honra estar agora envolvido com o Chelsea Football Club. Estamos muito animados, e conheço muito bem o Chelsea, é um dos maiores clubes do mundo. Então, é claro, foi fácil para nós tomar a decisão de mudar para cá.”
“Estamos muito felizes que hoje podemos começar aqui em Cobham no campo de treinamento e conhecer as pessoas e a equipe. É emocionante para nós e o que queremos é trazer a felicidade novamente para este grande clube de futebol. Vamos trabalhar muito, jogar de uma forma que os torcedores possam desfrutar do futebol, e a história do Chelsea é ganhar, mas é importante também na forma como vamos construir essas vitórias.”
“Estamos emocionados, muito felizes e muito gratos a todas as pessoas. Claro, começa com o [presidente] Todd (Boehly), [os coproprietários] Behdad (Eghbali), Jose (E. Feliciano), e afinal as pessoas realmente nos receberam hoje e alguns dias atrás, quando chegamos pela primeira vez em Cobham.”
Ressaltando a história do clube, Pochettino comentou sobre a importância de manter esta cultura tão forte no clube como nas últimas duas décadas.
“Acho que é importante e é uma cultura de ganhar. Nos últimos 10, 12, 15 anos, o Chelsea é o maior time da Inglaterra. Conheço muito bem a Premier League e o que significa a cultura do Chelsea. Acho que nossos torcedores estão animados para voltar a estar no caminho de tentar vencer.”
“É claro que estamos animados. Estamos entusiasmados por trabalhar com uma equipe muito jovem, com uma abordagem diferente do que no passado. Mas acho que todos nós precisamos entender que temos que trabalhar muito duro e criar uma atmosfera muito boa no campo de treinamento para construir o sucesso para a equipe nos próximos anos.”
O elenco do Chelsea mudou drasticamente nos últimos 12 meses, com muitos nomes deixando a equipe para o recrutamento de jovens jogadores. Pochettino falou sobre estas mudanças.
“É emocionante para nós porque amamos bons jogadores, jogadores com capacidade e talento, mas também queremos pessoas que queiram estar conosco neste clube e estejam realmente abertas para ajudar o clube a alcançar o que queremos.”
“Desde o início, os proprietários e diretores esportivos foram muito claros sobre o projeto e ficamos muito animados em nos juntar a eles neste projeto. Estamos aqui para tentar ajudar o clube e os torcedores. No final, o mais importante no futebol é que eles sejam felizes e sintam orgulho de nós e da forma como abordamos os jogos. Os jogadores precisam saber disso.”
“É claro que sempre há altos e baixos na história do futebol, mas o Chelsea é um clube que é impossível ter esses altos e baixos. Precisamos ter certeza de que trazemos o que o clube precisa para estar no topo, porque a história do clube é estar no topo.”
Sobre as expectativas em relação ao grupo de jogadores, Mauricio Pochettino deu sua visão sobre o que pretende implementar na equipe.
“A expectativa é que eles estejam abertos e nos deixem administrar. Eles precisam de nós, em primeiro lugar, criar uma plataforma para que possam se sentir confortáveis aqui. Eles precisam ter seu espaço e se sentirem importantes.”
“Nossa experiência é dar ao Chelsea as melhores ferramentas para que os jogadores sejam bem-sucedidos, melhorem individual e coletivamente. Temos a experiência e juntos podemos criar uma jornada fantástica. É isso que queremos: estar juntos, trabalhar juntos e fazer parte deste clube de futebol.”
“Se estivermos todos juntos, seremos muito fortes. Temos um elenco inacreditável e com certeza vamos trazer jogadores com comprometimento que queiram fazer parte dele também. Com os torcedores e todos, podemos reencontrar o caminho para sermos bem-sucedidos.”
Esta é a primeira vez de Pochettino no centro de treinamento de Cobham, e ele deu suas impressões sobre as instalações do clube.
“É um campo de treinamento fantástico, muito bom. O mais importante é que os jogadores e o staff têm de sentir que é a nossa casa. Não é só um lugar para vir trabalhar, é para vir aqui e se sentir em casa. Nossa responsabilidade é ajudar a criar esse sentimento e estamos totalmente comprometidos em tentar criar uma grande atmosfera onde as pessoas possam se sentir realmente felizes em trabalhar.”
“Eu sempre acredito que juntos podemos alcançar tudo, não dá para colocar um limite. Vamos tentar lutar com isso para estarmos todos juntos em uma jornada fantástica juntos.”
O Chelsea inicia neste mês sua pré-temporada nos Estados Unidos, onde Pochettino terá a oportunidade de ver pela primeira vez seus jogadores em atuação contra outros adversários. Ele falou da importância de uma boa pré-temporada.
“É um objetivo diferente na pré-temporada. Os resultados precisam chegar na Premier League e nas competições em que estamos envolvidos. Agora temos de dar aos jogadores as melhores ferramentas para que eles cresçam, se sintam melhor e comecem a pré-temporada em perfeitas condições.”
“Não está fechado, o elenco, e o clube está a fazendo um trabalho fantástico para terminar o elenco, por isso temos os jogadores aqui para trabalhar connosco o mais rapidamente possível. Juntos, vamos estar em uma situação perfeita para trabalhar e desenvolver a maneira que queremos nos aplicar dentro de campo.”