Início da pré-temporada, lesão de Wesley Fofana e construção do elenco: Todas as palavras de Maurício Pochettino antes do amistoso contra o Wrexham

-

Na tarde desta terça-feira (18/07), Mauricio Pochettino concedeu entrevista coletiva nos EUA, onde o Chelsea fará a pré-temporada para a campanha de 2023-2024.

Com um elenco de 29 jogadores, Pochettino tem sua estreia marcada para esta quinta-feira e comentou sobre a partida contra o Wrexham.

“Até aqui tudo bem, estou muito feliz de estar com vocês aqui. Primeiro jogo amanhã, estou muito animado com o nosso primeiro amistoso. Quando estiver no Chelsea, trate como oficiais todos os jogos. Muito feliz por estar aqui e trabalhar com os jogadores e comissão técnica e ansioso para amanhã.”

Mauricio Pochettino levou um elenco de 29 jogadores para os Estados Unidos, mas tem a ausência de Wesley Fofana, que teve uma grave lesão confirmada pelo clube. O treinador comentou sobre a situação de Fofana antes da temporada.

“Realmente triste, uma notícia muito ruim. A gente fica muito triste e só podemos ajudá-lo e para estar novamente com a equipe e sabemos que é difícil. Precisamos ajudá-lo e desejar-lhe tudo de bom para estar de volta o mais rápido possível com a equipe. Precisamos continuar, a competição está aí. A competição não espera por ninguém e precisamos estar prontos para competir.”

O Chelsea contou com muitas saídas do elenco para a temporada 23-24 e ainda busca por reforços. Pochettino revelou que o clube segue trabalhando em seus alvos para ter o elenco pronto para a temporada.

“Ainda estamos trabalhando no processo para finalizar o elenco. Estamos trabalhando muito. Temos um elenco muito jovem também, mas acho que os jogadores estão mostrando empenho e estão trabalhando muito bem e estamos muito felizes com a forma como eles estão trabalhando. Temos de trabalhar durante esta pré-temporada para primeiro construir um elenco muito forte e depois evoluir da forma como queremos jogar e aplicar o conceito que esperamos deles.”

Moisés Caicedo tem sido o principal alvo do Chelsea neste momento, porém teria tido uma nova proposta recusada pelo Brighton. Pochettino não citou nomes, mas ressaltou o empenho do clube para fechar novas contratações.

“Toda a equipe está trabalhando muito para conseguir o que queremos. Não quero falar de nomes específicos porque acho que o mais importante são os jogadores que temos. Assim como nós, muitos clubes estão trabalhando para contratar um jogador que possa melhorar sua equipe. Não vou falar de nome específico porque não acho respeitoso.”

Alguns jogadores que não devem permanecer no elenco ficaram em Cobham como Romelu Lukaku, Pierre-Emerick Aubameyang, Hakim Ziyech e Callum Hudson-Odoi. Na coletiva, Pochettino comentou sobre a decisão de manter os jogadores em Cobham até que seus futuros sejam definidos.

“É o clube e, claro, é uma situação interessante. Quando esse tipo de decisão é tomada, é porque todos concordam. Jogador e clube estão trabalhando duro para tentar encontrar a melhor solução.”

“É óbvio que a decisão [sobre Lukaku] foi tomada do lado do jogador também. Agimos em consequência da decisão, clube e jogador estão na posição que queriam.”

Comentando novamente sobre a situação de Wesley Fofana, Pochettino revelou sua tristeza e falta que ele fará no elenco, assim como comentou sobre a dificuldade de construir um novo grupo.

“Óbvio que nos sentimos tristes por ele. Depois porque é um jogador que é importante para a equipe e para o elenco.”

“É um desafio, é algo que sabíamos quando estávamos no comando deste clube. Nada a reclamar, é um momento emocionante tentar ajudar o clube a construir uma forma diferente de atuar. Claro que estamos confiantes de que somos um bom elenco e prontos para competir por grandes coisas.”

Questionado sobre as opções para o lado esquerdo da defesa, Pochettino falou sobre os jogadores que estão presentes em seu elenco, ressaltando jovens que retornaram de empréstimo.

“É um lugar onde há cobertura, Lewis Hall também pode jogar lá ou como meio-campista. Temos também Marc [Cucurella] e Ben Chilwell. Sim, temos cobertura na posição, mas não há nada garantido. Ian [Maatsen] e Lewis [Hall] são mais jovens e Marc e Chilly são jogadores experientes. Vamos ver o que acontece. A competição é boa para a equipe e pode aumentar o desempenho.”

Com a saída de César Azpilicueta e a juventude do atual elenco, a questão de liderança no grupo foi novamente colocada em questão e Pochettino deu sua opinião.

“Eu realmente não acredito no que você me pergunta. Acho que temos líderes com experiência e liderança no elenco. É nossa responsabilidade, a comissão técnica, fornecer uma plataforma para que eles se expressem.”

“Não estou preocupado com isso porque eles têm personalidade e no elenco alguns jogadores experientes podem ser referência para os mais jovens. Depois, os mais jovens têm a responsabilidade, a personalidade e o caráter de jogar sob pressão num clube como o Chelsea. Não estou preocupado com isso.”

“Também é nossa responsabilidade compartilhar essa liderança com eles. Precisamos orientá-los e orientá-los a agir em diferentes situações. Acho que nas últimas duas semanas estamos felizes, disse na primeira entrevista que é um processo que viemos aqui para ajudar os jogadores, outras coisas também e para juntos construirmos uma filosofia para o trabalho futuro e depois trazer o sucesso que o clube merece.”

Alguns jovens nomes farão parte do elenco do Chelsea, como Mykhailo Mudryk e Levi Colwill.

Mauricio Pochettino revelou conversas com os jogadores e deixou claro seus planos para a temporada.

“Falei muito com todos os jogadores, o Mudryk também porque esteve em Barcelona durante alguns dias, trocamos mensagens. Estávamos conversando nos últimos dias. Encontrei um garoto muito bom, ainda muito jovem, com um potencial incrível. O mais importante é que o que precisamos ganhar com eles é a confiança em nós. Estamos no início da relação no momento. Eles precisam nos conhecer, a forma como agimos. Temos muitas conversas e estou muito feliz com isso.”

“Com o Levi [Colwill] também, a gente estava conversando, um papo muito bacana. Claro, sempre é privado. É importante: eles precisam nos conhecer, o que pensamos, precisam ver que a competição vai ser difícil, mas podem desafiar por isso e podem ter a possibilidade se merecerem estar no time titular. Eles entenderam a nossa palavra e nós entendemos o que eles significavam para nós e é claro e estamos muito felizes. Amanhã começamos a competição, começamos a competir e eles precisam falar lá dentro de campo.”

Pochettino também deu ênfase na necessidade de agregar ao elenco jogadores com certos perfis para que o grupo possa ser mais forte e competitivo para a temporada.

“Quero que os perfis certos entrem e melhorem o elenco. O mais rápido possível é melhor do que mais tarde, mas precisamos trabalhar muito para o objetivo que temos. Chegar hoje é melhor do que amanhã, mas sabemos que é difícil.”

Ainda não se sabe o período que Wesley Fofana ficará longe dos gramados, mas Pochettino espera poder contar com o jogador ainda em 23-24.

“Espero que sim. Você sabe muito bem porque tem todas as informações de que isso é difícil. O problema depois é que é uma situação diferente. Ele está evoluindo de uma forma diferente, mas espero que tudo tenha corrido bem, sua recuperação corra muito bem e o mais rápido possível ele possa estar de volta.”

A média de idade do elenco do Chelsea é de apenas 21 anos, e quando questionado sobre a necessidade de mais experiência, Pochettino mostrou sua visão sobre o assunto.

“Depende, depende, não é justo às vezes porque um jogador experiente não consegue fazer o que você espera e um jogador jovem te dá o que você quer. É sobre o equilíbrio e a mentalidade. Amanhã será uma boa possibilidade de ver os jovens mostrarem e provarem que estão prontos para jogar num clube de futebol como o nosso. Sem pressão, mas eles precisam mostrar.”

Os jogadores do Chelsea encontrarão um clima totalmente diferente do que experimentam em Cobham e Pochettino deu sua visão sobre Chapel Hill, na Carolina do Norte, onde os treinos estão acontecendo.

“No momento é difícil porque só chegamos ontem à noite e descansamos, treinamos hoje de manhã e viemos para cá. Está muito quente, úmido. A umidade é terrível. É incrível, fãs incríveis e cada parte da América tem coisas boas diferentes. Espero ver coisas para guardar nas minhas memórias. Bom estar aqui.”

Finalizando sua coletiva, Pochettino comentou sobre o que pretende contruir com a equipe e o que espera aprender com seus jogadores para serem bem-sucedidos na temporada.

“Estamos trabalhando arduamente para construir a condição física primeiro e depois para desenvolver uma forma de jogar e é importante ver se os jovens jogadores estão prontos para jogar, se estão prontos para competir por um lugar no futuro e para ajudar a equipe a trabalhar nesta temporada.”

“É uma boa oportunidade para esses caras nos mostrarem se estão prontos. O futebol está prestes a vencer para criar bons sentimentos. Mesmo que joguemos um amistoso amanhã com crianças pequenas, é sobre a mentalidade.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!