Nesta sexta-feira (21/07), Maurício Pochettino conversou com a imprensa antes do segundo amistoso do Chelsea na pré-temporada, desta vez válido pela Premier League Summer Series 2023.
Pochettino teve uma tranquila estreia na partida do meio de semana contra o Wrexham, onde os Blues venceram pelo placar de 5-0, com gols de Ian Maatsen (2x), Conor Gallagher, Christopher Nkunku e Ben Chilwell.
Durante a coletiva antes da partida contra o Brighton and Hove Albion, Pochettino foi questionado sobre o papel de Raheem Sterling na equipe.
“Acho que ele [Sterling] é um jogador importante para nós. Ele está nos nossos planos e pode proporcionar ao time muitas coisas diferentes. Estamos confiantes de que podemos tirar o melhor dele para ajudar a equipe a alcançar o que queremos.”
Com a saída de César Azpilicueta para o Atlético de Madrid, Thiago Silva seria naturalmente o capitão do Chelsea para a temporada 23-24, porém Pochettino colocou suspense sobre assunto, abrindo possibilidade de um novo capitão na equipe.
“Não vou citar até antes do jogo com o Liverpool. Preciso ver a reação, como eles se comportam, como reagem. É um momento de avaliar todo mundo e ver o que está acontecendo e ver quem vai estar no elenco. Não é realmente importante. Para algumas pessoas sim, mas agora é importante avaliar e ter razão na decisão.”
Pochettino também comentou sobre o que mais olhou para melhorar a equipe quando chegou ao Chelsea para a temporada.
“Acho que, como comissão técnica, tentamos nos preocupar com todas as áreas do clube. Acho que respeitamos todos os profissionais, estamos aqui para tentar ajudar com nossos conselhos, mas confiamos na equipe. Acho que sim, precisamos somar à nossa experiência para tentar ajudar a ser perfeitos em nosso trabalho.”
Romelu Lukaku retornou ao Chelsea, permanecendo em Cobham para a realização de treinos com Hakim Ziyech e outros jogadores que estão fora dos planos do clube. Pochettino comentou sobre a situação do atacante belga.
“Não, no momento nada está mudando. É claro como expliquei no último dia. Acho que talvez para vocês seja uma situação especial, mas acho que não está nos afetando porque chegamos a um novo ambiente.”
“Temos os jogadores que tínhamos e estamos muito felizes com a atitude e a forma como estão trabalhando. Precisamos melhorar o elenco e a equipe e estamos trabalhando nisso. É bom conhecer todos os jogadores e, como disse Raheem Sterling], temos jogadores jovens e eles precisam mostrar muita qualidade. Pode não ser para já, mas pode ser um jogador importante para o futuro ou envolvido na equipe principal.”
A diretoria do Chelsea segue trabalhando para reforçar o elenco de Maurício Pochettino após o êxodo de jogadores nesta janela. Pochettino admitiu que ainda precisa de novas peças para fechar o elenco.
“O que você acha? É claro que qualquer treinador gostaria de fechar o elenco o mais rápido possível. Se for possível, sim trazer o jogador aqui para os EUA. Se não, não é um problema. Estou feliz com a forma como estamos trabalhando nesse processo para melhorar o elenco. A diretoria esportiva, a diretoria estão trabalhando muito para trazer as pessoas certas, os jogadores e o perfil certos para o elenco. Estou muito feliz na forma como eles estão trabalhando.”
Roberto De Zerbi fez um grande trabalho no Brighton após a saída de Graham Potter na última temporada, levando o Brighton à uma competição europeia. Pochettino avaliou o treinador que será adversário neste final de semana e revelou que o Brighton será um candidato à um título europeu na temporada.
“Uma temporada incrível [para o Brighton], um grande treinador e um grande cara também, temos uma relação muito boa. Foi fantástico o que fez o Brighton na temporada passada, a forma como jogou e como conseguiu o seu resultado. Vai ser emocionante conhecê-los. Temos bons amigos como Adam Lallana que conhecemos muito bem do Southampton. Acho que vai ser bom.”
“É claro [que serão candidatos na UEL]. Eles jogam muito bem, terminaram acima de nós. Estão contratando jogadores com jogadores experientes no elenco. Acho que vai ser um jogo difícil. É pré-temporada que queremos ganhar e ter o nosso melhor desempenho, mas agora é o momento de construir a equipe, de ver jogadores jovens jogando e sempre melhor a ganhar, mas estamos a tentar evoluir.”
O elenco do Chelsea era bastante numeroso na última temporada, mas mesmo com as saídas de jogadores, ainda permanece com uma média de 30 jogadores. Pochettino revelou o tamanho que espera que tenha o elenco para a temporada.
“O mundo ideal – podemos ver depois se conseguirmos isso. Talvez precisemos, mesmo que estejamos bem na competição, precisamos de 23-24 jogadores. Max 25, goleiros incluídos. Menos de 25 é melhor. Precisamos estar certos e precisamos ser capazes de escolher o jogador e o perfil. O equilíbrio é importante.”
“Às vezes você consegue o equilíbrio com menos. Não é que você não possa gerenciar os jogadores, é que eles não podem jogar. Onde é que vão ter motivação para jogar e treinar se não estiverem envolvidos? Não vai ser fácil para eles e não é justo e não podemos pedir que sejam felizes todos os dias. Não podemos culpar os jogadores. Temos de ser claros e fortes na nossa decisão e estar certos nos números de jogadores se pensarmos que pode haver lesões ou suspensões, mas não tantos.”
O Chelsea tem muitos jogadores jovens lutando por um espaço no elenco principal. Maurício Pochettino falou sobre os jovens e suas oportunidades.
“Não só porque são jovens, mas se merecem, não porque não vão criar problemas se os tiverem no elenco ou no banco. Se você quer jogar contra o Chelsea agora é uma situação em que você não vai competir na Europa, mas acho que é um período em que precisamos merecer na próxima temporada a Liga dos Campeões.”
“A opção é ganhar, não é ser bom. Para isso precisamos de bons jogadores. Se forem jovens e bons o suficiente, estarão no elenco. Não porque sejam fáceis de gerir, não quero jogadores fáceis de gerir. Quero jogadores que possam atuar dentro de campo e trazer coisas boas e ajudar o time a vencer. Não quero pessoas que sejam fáceis de gerir, quero pessoas que possam competir da melhor forma e que tenham a capacidade de trazer sucesso.”
No primeiro amistoso, Pochettino mesclou seus perfis de jogadores, porém quando questionado se precisaria se aproximar do time ideal para a temporada, ele afirmou que ainda não é o momento.
“Não, vamos misturar também. Ainda temos jogadores que precisam de tempo para treinar, vários como o Enzo [Fernandez] que só chegaram na segunda-feira depois de um longo período de férias. Jogamos contra o Brighton no sábado e não é porque vamos jogar contra uma equipe da Premier League que preciso de jogar com jogadores mais experientes. Precisamos nos preocupar com os jogadores, precisamos fornecer as melhores ferramentas para que ele chegue nas melhores condições quando começarmos a Premier League. Vou dar continuidade aos jovens jogadores a possibilidade de jogar no sábado e nos próximos jogos.”
A estreia do Chelsea na temporada da Premier League será contra o Liverpool, e Pochettino comandou sobre o elenco que deve ter disponível e sobre o adversário.
“Todos os jogadores que estão aqui, a opção é chegar nas melhores condições para a competição. Não se pode falar em desculpa, chegando na semana anterior à Premier League. Vamos chegar condicionados, mas para isso talvez tenhamos de sacrificar este tipo de jogo contra o Brighton, Newcastle e Fulham e, claro, Dortmund.”
“Precisamos administrar como Reece [James] que chegou ontem do Reino Unido. É fácil para mim dizer ‘tudo bem, jogue’, mas há risco. Se nada acontecer tudo bem, mas se acontecer alguma coisa talvez a gente volte. Isso é o mais importante.”
“Temos de lhes dar a melhor ferramenta, tentar trabalhar para lhes enviar os princípios, mas ao mesmo tempo é um elenco que vê muitos problemas. Uma decisão que tomamos quando chegamos aqui é ver todos os jogadores e tentar decidir ajudar e chegar nas melhores condições para a Premier League. É o Liverpool e precisamos do Reece e precisamos do Enzo e precisamos de todos os jogadores nas melhores condições, não é porque há um jogo que temos de jogar amanhã. Talvez sim, eles podem estar envolvidos ou talvez não, mas é isso que vamos analisar com a equipe.”
Enzo Fernandez e Mykhailo Mudryk já estão integrados ao elenco, porém ainda não entraram em campo. Pochettino falou sobre seus envolvimentos no elenco.
“É claro que, depois de um longo período de férias, há um grande risco de colocar esses caras em campo. Eles têm grande caráter e querem competir e vencer. Em sua mente eles sempre prontos para competir. Às vezes, precisamos pará-los para dizer ‘Não, primeiro você precisa melhorar sua condição e seu nível de condicionamento físico’.”
“Aos poucos vamos incluindo eles em treinos diferentes, exercícios diferentes, trabalhos táticos diferentes. É normal, podemos ver a diferença com jogadores que começaram no primeiro dia. Acho que é ter cuidado e paciência, porque eles querem competir e jogar partidas, mas nossa responsabilidade é decidir a melhor estratégia para cada um e somos profissionais. Não vamos dizer ‘você quer jogar, você joga’ ou ‘ele quer jogar, não podemos ir contra o jogador porque ele não está feliz’. Não nos interessa isso. Estamos dando a todo o elenco uma estratégia para que eles cheguem nas melhores condições quando a competição começar. Então não podemos usar desculpas porque jogamos antes e temos tempo para trabalhar. Não podemos dar desculpas aos jogadores.”
O Chelsea tem alguns jogadores de alto custo em seu elenco, mas Pochettino não vê diferença ao lidar com tais jogadores, revelando que valores de transferências não significam nada em campo.
“Talvez não seja verdade os números, hein? É a mesma coisa, a oportunidade é a mesma. Acho que eles não se importam se o clube joga muito dinheiro ou não. Eles só querem jogar e querem melhorar. Eles querem ocupar seu espaço dentro de campo. Não vamos tratar as pessoas porque elas pagam 1, 2, 3, 4, 5 ou 100. Vamos tratá-los como merecem, como pessoa e profissão. Vamos empurrá-los da mesma forma que alguém que veio de graça. Eles têm a mesma possibilidade, não é porque você pagou mais caro que precisamos pedir mais. Todos precisam dar o seu melhor.”
“Só é para ter cuidado com isso porque às vezes precisamos orientar de uma forma diferente porque eles pensam um jeito mais do que os outros devido ao investimento. Exigimos deles o melhor, eles chegaram, mas têm muita obrigação.”
Os adversários do Chelsea na Premier League Summer Series disputarão competições europeias, terminando a temporada no top 6. Pochettino falou da qualidade dos adversários na pré-temporada.
“Serão todas equipes que desafiam o top4 ao top 6. Eles mostraram na temporada passada que estão lá. Você pode ver que talvez o Chelsea ou um clube diferente que gastou algo, mas não ganhou ou não conseguiu. Agora é importante dar às equipes boas ferramentas para tentar performar.”
“Estamos muito animados por estar aqui. Viemos para nos preparar, cada time vem em uma situação diferente. A nossa equipe eu conhecia e está numa zona diferente das outras equipes com a sua continuidade. Estamos trabalhando na preparação para o próximo ano, focados nos nossos objetivos e preparando uma base para a próxima temporada. Queremos que o Chelsea volte ao lugar onde pertence e queremos que esteja. O Newcastle entra na preparação para a Liga dos Campeões, o Brighton tem continuidade, não é desculpa. Viemos aqui para construir e no final do dia só queremos tentar ganhar.”