O Chelsea conquistou mais uma vitória nesta pré-temporada, desta vez batendo o Brighton por 4-3 na primeira partida da Premier League Summer Series.
Os gols dos Blues foram marcados por Christopher Nkunku, Mykhailo Mudryk, Conor Gallagher e Nicolas Jackson, enquanto Danny Welbeck, João Pedro e Deniz Undav descontaram para os Seagulls.
Após a partida, Maurício Pochettino falou sobre o desempenho da equipe, admitindo não ter ficado feliz com os três gols sofridos na partida.
“Estamos felizes pelo torcedor que gosta de um grande jogo. Claro que nunca feliz como treinador quando sofremos gols, isso é normal porque é o início apenas duas semanas e meia, quase três semanas. Precisamos trabalhar muito para evoluir nas diferentes áreas da equipe, mas estou feliz.”
“Vejo muitas coisas positivas, estou muito feliz com a atitude dos jogadores, do staff, estamos mostrando uma grande atitude e energia contra uma equipe que fez um trabalho fantástico na temporada passada e é sempre difícil jogar contra, mas acho que estou muito feliz.”
“Estou muito feliz no balanço destas duas semanas e meia. Sabemos que precisamos trabalhar muito e ainda continuar melhorando. Certos princípios, começamos a ver coisas que são muito importantes para nós.”
No segundo tempo Nicolas Jackson e Mykhailo Mudryk tiveram grandes participações nas jogadas ofensivas do Chelsea e Pochettino falou sobre os jogadores de ataque na partida.
“Claro que para [Nicolas] Jackson, para [Mykhailo] Mudryk é importante marcar, para Nkunku também. Acho que os jogadores, os jogadores de ataque precisam marcar e precisam ter confiança em si mesmos. Sempre é importante marcar gols e depois, claro, vamos tentar melhorar, porque acho que hoje com um pouco mais de capacidade de manter a calma talvez possamos criar mais chances e marcar mais gols.”
“Sabemos a área que precisamos trabalhar, vamos focar o trabalho, levar tempo. Temos de acreditar e confiar no processo para chegarmos ao primeiro jogo da Premier League nas melhores condições.”
Muitas pessoas demonstraram estranhesa na contratação de Nicolas Jackson, que fez um ótimo final de temporada na La Liga pelo Villarreal, mas Maurício Pochettino destacou as qualidades do atacante, que tem se destacado na pré-temporada.
“Acho que quando o Chelsea contrata um jogador como ele é porque o Chelsea detecta algo importante em qualidade e talento. É certo o que você diz sobre a temporada passada, mas ele terminou jogando muito bem. É um grande talento, precisa de tempo para se adaptar ao novo clube, a Premier League.”
“Esse tipo de jogo é importante para ele sentir o que significa jogar na Premier League. Ele tem um grande talento, é jovem também e com certeza precisamos ajudá-lo a se desenvolver, evoluir e melhorar e ser um jogador importante para o Chelsea no futuro, não apenas no futuro.”
Maurício Pochettino também falou sobre a possibilidade de Nicolas Jackson atuar ao lado de Christopher Nkunku, sendo o francês um camisa 10 em relação ao seu posicionamento.
“Com certeza chegaremos nos próximos jogos com a possibilidade de jogar com eles juntos. É que a circunstância da condição física significa que precisamos usar ambos para compartilhar os minutos.”
Pochettino compartilhou palavras sobre a experiência de jogar a pré-temporada na Filadélfia e nos EUA.
“Experiência incrível sempre. Jogar aqui nos EUA é incrível, a torcida é inacreditável. Sim, adoro jogar aqui nos EUA.”
Muitos jovens jogadores viajaram com o elenco, e questionado sobre o preconceito por parte dos torcedores quando um jovem faz uma partida ruim, Pochettino disse.
“É sobre o projeto, é sobre construir um elenco com a possibilidade de dar o espaço que eles merecem ou o espaço que acreditamos que eles merecem. Então é sobre números, se você tem um grande elenco com 30 jogadores seniores, é difícil para os jovens conseguirem uma vaga.”
“É importante se detectarmos que eles podem usar o espaço que queremos criar para eles, é claro que vamos dar-lhes igualdade. Precisamos entender também que estamos no Chelsea. O Chelsea é para ganhar, não é para desenvolver jogadores.”
“Claro que vamos ter poucas vagas para eles com a possibilidade e potencial de ser um jogador do time principal neste clube de futebol. Precisamos ter cuidado porque as pessoas esperam ganhar, quando você joga no Chelsea é sobre ganhar, não é sobre jogar um bom futebol apenas.”
“Sim, temos muitos jovens, mas precisamos de alguns jogadores experientes também. Estamos trabalhando muito para agregar alguns jogadores que possam ajudar esse ano também, mas ajudar hoje e tentar conseguir o que queremos. Do meu lado, e do meu lado, acho que adoraria ter esses lugares para eles ajudarem, se virmos potencial para chegar como jogador sênior do Chelsea.”
Apesar de estar na equipe principal, o futuro de Levi Colwill para a temporada tem sido colocado em dúvida por parte da imprensa, porém Pochettino afirmou que o jogador permanecerá no clube.
“Não sei se vamos partilhar muitas conferências de imprensa, mas para ser honesto não gosto da sua opinião pessoal, porque se estou aqui é para dar a minha opinião e você precisa manter a sua ideia. Acho que o Levi tem alguns dias, acho que ele está quase em forma, claro que jogamos com ele, porque precisamos dividir minutos com jogadores diferentes e acho que ele está em boa forma.”
“Eu não entendi muito a sua opinião, mas não precisamos mostrar nada ou fazer uma declaração. Ele é nosso jogador e vai continuar conosco. Estou feliz com ele, o desempenho dele foi bom hoje, melhor do que eu esperava, porque é apenas o primeiro jogo conosco depois da temporada com o Brighton. Estou muito feliz, ele pode ser um dos maiores zagueiros da Inglaterra.”
“Não, acho que a situação é clara e nada a dizer sobre isso. É muito claro, ele é nosso jogador e estamos felizes com ele e, claro, ele vai fazer parte da nossa equipe.”
Reece James e Noni Madueke ainda não entraram em campo nesta pré-temporada, mas Pochettino afirmou que todos os jogadores entraram em campo durante as preparações.
“Você verá todos os jogadores jogando neste torneio e na pré-temporada. Chegamos há duas semanas e meia e temos de sentir todos os jogadores e ter oportunidade de jogar. Agora é a oportunidade. Se eles estão aqui é porque queremos vê-los e como eles estão indo não só nos treinos e para competir. Essa é uma grande oportunidade e agora, contra Fulham e depois Newcastle e Dortmund. Claro, não se preocupe, você verá todos os jogadores.”
“Claro que o Reece chegou há dois dias e hoje foi um grande risco, eu te falei na coletiva de imprensa ontem, grande risco para quê? Ele está treinando forte, se a gente acredita que ele está pronto para jogar na quarta-feira, com certeza ele vai jogar.”