Reação da equipe, desempenhos de Enzo Fernandez e Reece James, reforços e ausência de Kepa: Todas as palavras de Maurício Pochettino após o empate com o Liverpool na PL

-

O Chelsea estreou com um empate contra o Liverpool na Premier League neste domingo. Os Blues saíram atrás do placar, mas buscou o empate com o estreante Axel Disasi, fazendo uma grande partida após a reação.

Após o apito final, Maurício Pochettino conversou com a imprensa sobre o seu primeiro jogo competitivo pelos Blues, admitindo estar satisfeito com a reação da equipe contra um adversário difícil.

“Concordo com você. Acho que o começo foi difícil, foi melhor depois de 15, 20 minutos. Depois que começamos a nos sentir mais confortáveis em campo, acho que começamos a encontrar nossas maneiras de jogar e encontrar nossas posições que trabalhamos no campo de treinamento. Depois disso, achei o desempenho muito bom.”

“Estou muito satisfeito com o desempenho, merecíamos ganhar porque só sofremos um chute ao gol contra uma equipe como o Liverpool. É só o começo, só o começo depois de seis semanas juntos, agradeço a todos os funcionários de todas as áreas do clube e aos jogadores, eles são os principais atores.”

“Quando chegamos aqui no primeiro dia não queríamos falar sobre o passado. No futebol é seguir em frente, mesmo quando alguma ação acontece em campo, você precisa seguir em frente porque se você está pensando no que aconteceu dois segundos antes você não vai estar pronto e antecipar a ação que está por vir. Qual é a ação mais importante no futebol? É essa. É sempre isso que queremos resolver desde o início. Quando chegamos, é sobre o presente e o futuro.”

“Mas estou muito contente porque quando apareceram alguns momentos difíceis, a equipe estava lá e a torcida foi fantástica. Foi muito bom para a equipe continuar lutando e nunca desistir.”

O Chelsea atuou na pré-temporada com uma linha defensiva de quatro jogadores, mas atuou com uma linha de três zagueiros, porém Pochettino rebateu a afirmação de mudança de esquema tático para enfrentar o Liverpool e Klopp.

“Hoje também uma linha com quatro [jogadores], não? Parece quando um meio-campo cai para jogar entre os dois zagueiros. Quando você constrói são três. Hoje construímos com Disasi, Thiago Silva e Levi Colwill quando em posse [da bola]. Se você ver a segunda etapa, quando não tivemos a bola, foi Levi e Reece, quatro zagueiros com os zagueiros Disasi e Thiago. Se você tem um drone e tira uma foto, dependendo do tempo, talvez às vezes seja 4321, 352, eu não sei os números. Acho que são duas fases diferentes que tentamos hoje. Na posse de bola para jogar com três construindo de trás para o meio-campo, depois Reece e Chilly e usando Raheem e Carney e Jackson. Depois, quando não tínhamos a bola, era de quatro, dois meio-campo, o Chilly entrava porque o Trent era como um meio-campista e, claro, o número 10 e o número 9 Nico.”

Kepa Arrizabalaga está próximo de deixar o Chelsea e se juntar ao Real Madrid por empréstimo. Fora do elenco para a estreia na Premier Leauge, Kepa deu lugar a Robert Sanchez e Pochettino explicou sua ausência.

“A razão que expliquei antes aos seus colegas. Ele tem que explorar diferentes situações e possibilidades. Ontem estivemos a conversar e para nós a decisão é ter todos os jogadores que estão comprometidos com o Chelsea para a temporada e é por isso que ele não estava no elenco.”

Reece James foi capitão do Chelsea pela primeira vez desde que foi nomeado no início da semana. Pochettino explicou a decisão de dar a braçadeira ao jovem formado em Cobham.

LONDON, ENGLAND – AUGUST 13: Reece James of Chelsea runs with the ball during the Premier League match between Chelsea FC and Liverpool FC at Stamford Bridge on August 13, 2023 in London, England. (Photo by Shaun Botterill/Getty Images)

“Depois de quase seis semanas trabalhando, decidimos com o clube dar a braçadeira para ele [Reece James] porque acho que ele é o perfil perfeito. É um jogador fantástico, é um menino fantástico, ama o Chelsea e é um líder. Os companheiros o respeitam e todos no clube o respeitam e a torcida também o ama. Acho que ele é um jogador perfeito para ser capitão.”

Reece James teve uma grande atuação contra o Liverpool, mas foi substituído no segundo tempo. Questionado sobre uma possível lesão, Pochettino explicou a mudança na segunda etapa.

“Porque ele [James] estava cansado. Você precisa ver de onde ele veio. A primeira coisa que fizemos quando chegamos foi avaliar e analisar todos os jogadores do passado. Ele ficou lesionado por três ou quatro meses. Esta pré-temporada foi difícil para ele, não queríamos arriscar e é por isso que, aos 80 minutos, quisemos evitar o risco.”

A atuação de James ao lado de Raheem Sterling no segundo tempo chamou a atenção e Pochettino falou sobre o que ele esper à este nível de seus jogadores.

“Trabalhamos e sempre entre bons jogadores aparece essa combinação. É isso que queremos em todas as áreas dentro de campo. Acho que hoje no segundo tempo o time encontrou posições muito boas. Na metade oposta, é como queremos dominar os jogos, mesmo que estejamos jogando contra um time como o Liverpool. É só o começo. É apenas o primeiro passo. Estou muito satisfeito, mas estamos longe do que esperamos e queremos deles. Vamos nos esforçar todos os dias para levá-los a todas as áreas, a todas as relações, individuais e coletivas, precisamos ser cada vez melhores.”

“Vai ajudar quando a janela de transferências fechar, vai ser fantástico e estamos em um momento difícil de trabalhar.”

Enzo Fernandez foi eleito o melhor jogador da partida após uma atuação de gala em Stamford Bridge e Maurício Pochettino elogiou o novo camisa 8 da equipe.

LONDON, ENGLAND – AUGUST 13: Enzo Fernandez of Chelsea runs with the ball whilst under pressure from Diogo Jota of Liverpool during the Premier League match between Chelsea FC and Liverpool FC at Stamford Bridge on August 13, 2023 in London, England. (Photo by Shaun Botterill/Getty Images)

“O Enzo foi muito bom. Hoje a equipe mostrou, só sofremos um chute ao gol. Estamos de acordo? Contra o Liverpool, viu? Acho que o time foi sólido. Precisamos de bons jogadores, sim. Precisamos melhorar o elenco, sim. Mas isso não é novidade.”

“Estamos trabalhando muito, estou muito feliz da maneira como estamos trabalhando com Laurence e Paul e os proprietários. Com certeza vamos melhorar o elenco. Trata-se de encontrar o perfil certo, o jogador certo para criar uma combinação talvez onde sejamos mais sólidos. Mas a equipe foi sólida, sofremos apenas um chute ao gol contra o Liverpool.”

“Não sei se podemos ser mais sólidos do que os 100 minutos que jogamos hoje. Com certeza precisamos criar mais chances, criar mais capacidade de fazer mais gols. É o primeiro passo, estamos num caminho muito bom e estou muito satisfeito e mal podemos esperar até terça-feira para empurrar os jogadores para começar a semana.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!