O Chelsea entra em campo neste domingo pela Premier League contra o West Ham buscando sua primeira vitória.
Na primeira rodada, o Chelsea ficou no empate em 1-1 com o Liverpool em Stamford Bridge, mas na janela de transferências os Blues venceram a corrida pelas contratações de Moisés Caicedo e Roméo Lavia.
Na coletiva desta sexta-feira (18/08), Maurício Pochettino falou sobre a contratação dos dois meio-campistas.
“Todos o conhecemos [Roméo Lavia], a sua qualidade e o seu perfil. Acho que ele é o jogador perfeito para este projeto. Estamos animados e muito felizes por tê-lo no elenco.”
“O clube trabalhou muito, muito duro [por Moisés Caicedo]. Gostaria de parabenizar os proprietários, os diretores esportivos, todos os envolvidos porque o trabalho foi incrível. Acrescentar esse tipo de jogador como o Moisés, ou o Romeu agora, acho que foi um trabalho fantástico do clube.”
“Temos de dar os parabéns pelo trabalho que estão a fazer, os proprietários e os diretores desportivos, porque foi fantástico. Este tipo de jogadores, com as qualidades que têm, para entrar neste elenco e para este projeto. É um momento e uma situação realmente emocionante para o clube.”
Apesar das boas contratações, o Chelsea sofre uma nova baixa, já que Reece James sofreu uma nova lesão nos treinos e desfalcará a equipe por algumas semanas. Pochettino lamentou a lesão do capitão da equipe.
“Acho que é um momento triste porque ele [Reece James] é o nosso capitão. Ele estava tão animado para ser um capitão, cheio de energia. Acho que vamos avaliá-lo dia a dia da melhor forma possível. Com certeza, ele vai se tornar mais forte do que era, vamos ajudá-lo a se tornar mais forte do que antes.”
“Sim, é um [problema] no isquiotibial. Não são poucos dias, talvez sejam algumas semanas. O bom é que não é uma boa questão. O mais importante agora é se preocupar em antecipar problemas. Quando ele jogar novamente, esperamos que ele esteja mais forte do que era antes. Vamos avaliá-lo no dia a dia e fazer um planejamento todos os dias.”
Apesar da investida do Chelsea, Michael Olise preferiu renovar seu contrato com o Crystal Palace. No entanto Pochettino destacou o trabalho para reforçar posições chave de seu elenco.
“Estamos trabalhando, claro. Estamos analisando todas as opções que podemos gerenciar no mercado. Podemos ver o potencial. Mas acho que, ao mesmo tempo, estamos de olho em Armando Broja.”
“Não podemos esquecê-lo. Não podemos detê-lo. Acreditamos muito nele, sabemos o quanto ele pode ser importante para o Chelsea. Precisamos ter cuidado. Acho que é uma grande decepção com a situação de Christoph [Nkunku], porque ele deve ser um jogador muito importante para nós e ajudar Nico Jackson a marcar gols.”
“Isso é futebol e precisamos aceitar essa situação. Às vezes não podemos ir atrás de algum jogador que talvez já tenhamos. Temos de ter paciência e adaptar o nosso elenco e conseguir resultados positivos enquanto esperamos que o Armando esteja totalmente apto.”
Robert Sánchez será o goleiro número 1 do Chelsea após o empréstimo de Kepa Arrizabalaga para o Real Madrid. Pochettino falou sobre a posição, admitindo que uma nova contratação para a posição pode ser feita.
“Essa é uma boa pergunta porque estamos pensando nisso. Estamos pensando e explorando todas as situações e possibilidades do mercado. O clube está avaliando todas as opções. No momento, estamos explorando todas as opções que estão no mercado e ainda não há decisão.”
Maurício Pochettino teve boas contratações para reforçar seu elenco e comentou sobre o lugar onde o seu grupo de jogadores coloca o clube no momento.
“Eu estava em um bom lugar. Agora, estou em um lugar melhor. Fiquei feliz. Eu estava conversando com o elenco ontem, estávamos brincando um pouco. Eles me perguntaram: ‘Você realmente acredita que isso pode ser possível quando falamos sobre o projeto?’, eu disse ‘Sim, talvez você não tenha sido muito otimista, mas o clube fez um trabalho muito bom’.”
“Acho que o elenco é muito empolgante quando você olha para o elenco que temos hoje. Agora é o processo; trabalhar muito e encontrar a melhor dinâmica da equipe. Esse é o nosso trabalho, é um desafio enorme, mas estamos entusiasmados com isso.”
Apesar de ter levado a melhor contra o Liverpool na contratação de dois importantes jogadores, Maurício Pochettino destacou a decisão dos jogadores em se juntarem ao clube.
“Isso tem a ver com a decisão dos jogadores. É decisão dos jogadores que decidam vir para cá. Não foi uma competição, foi uma decisão dos jogadores se juntarem a nós. Isso nos deixa muito felizes e eles falam muito bem dos proprietários, do nosso diretor desportivo e da forma como trabalham para conquistar o objetivo.”
“Os jogadores queriam vir para cá. Acho que eles estão sentindo algo especial, espero que estejam sentindo algo especial. Algo de bom está acontecendo aqui.”
Alguns jogadores destacaram a amizade com Maurício Pochettino, o vendo mais com este papel do que como o treinador. Emtom descontraído, Pochettino comentou sobre o questionamento na coletiva.
“Não estou feliz com isso [risos]! Você pode me dizer os nomes? não, eu entendo a situação. Ser forte como treinador, mas também ser amigável, ser honesto e ser duro e da maneira que podemos abordar hoje. Todos esses caras, esses jovens, eles poderiam ser como meus filhos, sabe? É importante entender a psicologia hoje do jogador. No passado era diferente, mas podemos aplicar as ideias para tirar o melhor delas.”
“Em alguns pontos estou feliz. Em outros, fico desapontado. Prefiro ser melhor treinador do que amigo [risos].”
O adversário do Chelsea no final de semana será o West Ham United, e os Blues vão em busca da primeira vitória na temporada de Premier League. Pochettino comentou sobre o que espera dos Hammers fora de casa.
“Vai ser difícil. Sabemos como eles vão jogar. Eles estão começando a mudar a forma, mas sempre vai ser difícil. Todos os jogos da Premier League serão difíceis. É uma equipe muito boa, estão fazendo um grande trabalho. Na temporada passada, eles levantaram um troféu, então estão muito confiantes. Com certeza, vai ser difícil.”
Os treinadores da Premier League seguem batendo na tecla sobre as lesões causadas pelo número de partidas disputadas. Mikel Arteta, treinador do Arsenal abriu os questionamentos novamente após a lesão de Jurrien Timber e Maurício Pochettino falou sobre o assunto.
“Precisamos entender o que está acontecendo no negócio. Se queremos estar aqui, e pagar jogadores, salários, todos os anos melhorar em todos os aspetos da nossa vida, é muita coisa para entender na nossa situação. Não vou dizer nada da ideia do Mikel [Arteta] ou de um treinador diferente, mas se você está fora do negócio, você deve fazer de tudo para estar envolvido e quando você está envolvido, às vezes você precisa entender que os resultados são tudo o que você precisa para ter bons jogadores.”
“Cada clube é diferente. Não posso dizer que o Nkunku está lesionado por causa de muitos jogos porque não quero mentir porque foram coisas que podem acontecer no futebol. Não posso falar por outro treinador. Neste caso, Mikel [Arteta], talvez tenha motivos para reclamar. No meu caso, não consigo encontrar motivos para reclamar no momento.”
O elenco do Chelsea foi drasticamente reduzido com as vendas na janela, podendo ser ainda menor com novas negociações que estão ocorrendo. Pochettino comentou sobre o tamanho ideal para seu elenco para a temporada.
“Sim, acho que 22, 23 jogadores mais três, quatro ou cinco jogadores para usar todas as semanas. Estávamos usando alguns jogadores jovens da academia ontem e fiquei muito surpreso e feliz com o desempenho e a qualidade. Acho muito bom. Podemos adicionar alguns jogadores, mas este número, 23, 22 ou 23, parece perfeito para o momento.”
“Não vamos estar envolvidos em competições europeias, talvez na próxima temporada se estivermos, este número é bom também. Trazer jovens da academia para jogar no time principal.”
Maurício Pochettino falou sobre seu primeiro final de semana em seu retorno à Premier League.
“O ritmo é incrível. Estávamos jogando a Premier League Summer Series nos Estados Unidos, mas não é o mesmo ritmo. O ritmo é incrível; é maior do que outras competições na Europa e no mundo. O tempo para se recuperar é completamente diferente. Aprendi que a qualidade estava lá e esta é a competição mais difícil do mundo.”
O Chelsea tem jogadores prontos para sair, como Lewis Hall que deve assinar por empréstimo ao Newcastle e Hakim Ziyech que está sendo negociado com o Galatasaray. Pochettino no entanto não forneceu atualizações sobre a saída dos jogadores.
“Nada mudou no momento. No momento em que algo acontecer, vamos informar. Mas, no momento, nada mudou. Talvez possa acontecer em uma ou duas horas, ou em um ou dois dias. Mas, no momento, nada a informar.”
Finalizando a enrevista coletiva, Pochettino admitiu que tanto Móises Caicedo como Roméo Lavia poderiam fazer suas estreias no final de semana contra o West Ham United.
“Temos mais um dia para avaliá-los, mas tem sido semanas estressantes para Moisés [Caicedo] e Roméo [Lavia] também. Seria fácil dizer que eles estariam envolvidos, mas o mais importante é evitar riscos e não se apressar com eles. Se eles estiverem prontos amanhã, estarão envolvidos, mas se não, vamos esperar mais alguns dias para estar envolvidos no elenco.”