O Nottingham Forest aplicou a segunda derrota de Maurício Pochettino no comando do Chelsea nesta Premier League, tornando preocupante o início da equipe na temporada.
Com apenas uma vitória e duas derrotas em quatro partidas, os Blues têm um começo instável na competição e após a partida deste final de semana, Pochettino esteve de frente com a imprensa.
Com um elenco muito jovem, Pochettino ressaltou a necessidade de tempo para que a equipe possa apresentar melhores desempenhos.
“Esse é um processo que você precisa pensar um pouco sobre… para dar tempo. Hoje acho que criamos chances, acho que dominamos o jogo, mas no final não fomos clínicos o suficiente no último terço. Temos de marcar se queremos ganhar, cometemos um erro e sofremos um gol. Sim, decepcionado, mas não frustrado.”
“Desta vez no processo, sempre você precisa de alguma sorte em alguma situação. Não quero tirar o mérito do Nottingham Forest porque sabíamos como eles deveriam jogar, mas acho que não fomos clínicos nas duas áreas, houveram muitos erros e sofremos muito no gol e depois criamos muitas oportunidades, dominamos e jogamos na metade oposta e não marcamos. Quando não se faz um gol é difícil ganhar jogos.”
“Esse tipo de jogo vai nos ajudar a ter mais maturidade e aprender a competição. Não é só ter qualidade, depois é para competir de uma forma diferente. Combinar a agressividade com a energia, com o desejo. Claro que fomos melhores, não podemos dizer que não merecíamos, mas no futebol as estatísticas às vezes refletem o que você faz, mas nesse caso criamos mas não marcamos, poucos chutes no alvo e deveríamos ter mais. Isso tem a ver com o processo, com toda a equipe.”
“Não tivemos sorte porque acho que merecíamos mais contra o West Ham e hoje, mas não conseguimos um ponto, mas temos de continuar, ser positivos e é um processo que disse antes, é uma questão de tempo.”
A atução contra o Forest passou longe de ser convincente, e questionado sobre possíveis vaias vindas de torcedores já em sua quarta partida, Pochettino disse:
“Dá para entender as pessoas que vieram do passado e querem ver o time ganhar e jogar bem. Não estamos jogando fantásticamente, mas acho que o desempenho não é ruim. Se tivéssemos marcado nos primeiros minutos, tivemos duas grandes chances e fizemos 2 a 0, talvez terminemos de uma maneira diferente hoje. O torcedor quer ganhar e a gente precisa dar a possibilidade para eles serem felizes, a gente precisa continuar trabalhando. Entendo que estamos no Chelsea e você deve ganhar todos os jogos.”
“Acho que fomos bons, o adversário foi agressivo, mas nos primeiros 45 minutos não sofremos uma chance, nem um escanteio, foi uma bola parada, mas depois eles não criaram muitas coisas. Mais agressivos com a bola, temos de ser mais clínicos, mais agressivos e rematar para termos mais capacidade de marcar gols e ganhar o jogo.”
Desde a última temporada o Chelsea tem encontrado dificuldades de ser uma equipe eficiente em Stamford Bridge, o que resultou na pior campanha do clube na liga na última campanha sob as gestões de Tuchel, Potter e Lampard.
Maurício Pochettino revelou que a equipe está ansiosa para ter melhores atuações diante de seus torcedores.
“Sim, estávamos conversando antes. O processo quando você está construindo um time em uma situação ofensiva, em um jogo como hoje, intensidade e decisões precipitadas quando você precisa estar relaxado e mais calmo. Isso acontece e precisamos manter a calma e trabalhar muito para tentar melhorar.”
As escalações de Pochettino nas últimas rodadas têm gerado críticas dos torcedores, porém ele mostrou convicção com a equipe que tem escalado em campo.
“Claro que estamos escolhendo equipe que acreditamos que vai ser mais competitiva, ajudar a equilibrar a equipe da forma como queremos jogar. Sim, quanto mais opções você tiver, melhor aumentar o nível, a concorrência entre eles. Mais possibilidade de jogar com jogadores em forma e ideias diferentes.”
A Premier League terá uma pausa para a “Data FIFA”, e Pochettino acredita que o tempo sem partidas será útil para a recuperação de seus jogadores antes de entrar em campo novamente pelo clube.
“Só teremos quatro jogadores [em Cobham], mas acho que vai ser útil para recuperar alguns jogadores, sim. Acho que quase todo o meu elenco estará fora, por isso só teremos quatro ou cinco. Vai ser útil recuperar os meus jogadores para ter um elenco mais competitivo para conseguir os melhores resultados.”