Após mais um resultado frustrante, com um empate sem gols com o Bournemouth no Vitality Stadium pela quinta rodada da Premier League, Maurício Pochettino conversou com a imprensa.
Tendo criado muitas oportunidades, o Chelsea pecou na pontaria e não conseguiu balançar as redes, ficando com apenas um ponto na rodada. Pochettino deu sua opinião sobre o desempenho da equipe e o que faltou dentro de campo.
“Acho que de novo, é para falar de merecimento, mas as chances que criamos nos primeiros 20, 25 minutos, acho que merecíamos nesse momento marcar, mas não marcamos. Depois o jogo foi aberto, nos últimos 15, 20 minutos acho que queríamos ganhar, às vezes começámos a desorganizar a nossa defesa com a zaga muito alta que dava a possibilidade de fazer alguns contra-ataques em transição. Desiludidos com o resultado porque queríamos ganhar, mas claro que sabemos das circunstâncias. Mais uma vez merecemos mais, mas não conseguimos o que merecemos.”
O Chelsea teve 12 desfalques para a partida contra o Bournemouth e quando questionado das ausências de Noni Madueke e Marc Cucurella, Pochettino disse:
“[Marc] Cucurella teve febre, ontem ele estava em casa e hoje continua ainda. Noni [Madueke] veio da seleção com um problema muscular. [Moisés] Caicedo veio com uma pancada no joelho. Vamos avaliar amanhã.”
Nicolas Jackson tem encontrado dificuldades para ser o homem gol da equipe neste início de temporada, tendo recebido quatro cartões amarelos por reclamação dentro de campo. Pochettino falou da frustração do jogador por não conseguir balançar as redes e ajudar a equipe.
“Porque ele [Jackson] é atacante e precisa marcar. Ele fica decepcionado e frustrado, quando acontece alguma coisa às vezes ele reclama, e hoje a regra de reclamar com o árbitro é diretamente um cartão amarelo. É uma regra e precisamos aceitá-la.”
Thiago Silva se mostrou muito frustrado após o apito final, deixando claro a insatisfação dos jogadores com o desempenho e resultados atuais. Pochettino revelou conversas com o jogador sobre o momento defensivo e ofensivo da equipe.
“Estávamos conversando com o Thiago [Silva] no final do jogo sobre ficar mais tranquilo porque às vezes os jogadores defensivos querem ajudar o time a marcar porque a sensação é que não podemos marcar, criamos a chance e não conseguimos marcar e precisamos ser inteligentes.”
“Isso porque Thiago tem experiência, mas muitos jogadores ainda estão aprendendo sobre o jogo. Essa é a construção e para construir uma nova equipe, precisamos melhorar, muitas regras no futebol que você não pode escrever, nesse tipo de jogo quando você está pressionando tentando marcar e se você não marcar é normal. Se você não pode ganhar, você não pode perder o jogo.”
“O que me decepciona é que às vezes tentamos ir demais e criamos mais confusão para o jogador ofensivo e depois demos alguma possibilidade para o adversário criar algumas chances.”
Houveram algumas vaias dos torcedores após o apito final, com Ben Chilwell sendo um dos jogadores a se desculpar com a torcida pelo resultado ruim. Pochettino comentou sobre a situação.
“Por causa da expectativa. Não? Acho que os torcedores sabem se você investe o tipo de dinheiro que as pessoas criam na mídia, ok, é verdade, mas isso é uma expectativa. Se não ganhar, é normal que a torcida não fique feliz. Mas o que posso dizer aos torcedores é a circunstância, que não podemos mudar, a realidade que não podemos mudar. Temos muitos jogadores [lesionados], claro que somos uma equipe que será forte se estivermos todos juntos. Mesmo Manchester City, Arsenal, todas as equipes, com circunstâncias normais, com todo o elenco apto, claro, podem competir por tudo. Por que é diferente para nós? Por que? É por causa de quê?”
“Não temos todo o elenco disponível desde o início da temporada. O que podemos fazer? Para mim não tenho nada a dizer. O torcedor pode fazer o que quiser. Sabemos o que precisamos fazer, somos fortes em nossa crença. Tivemos azar. Tivemos 12 lesionados [fora] hoje, além de Noni, Cucurella e Caicedo. Depois temos três, quatro jovens e dois goleiros no banco. Tá bom eu vou chorar, vou reclamar? Preciso aceitar isso, o desafio e continuar sendo positivo.”
“Claro que o Bournemouth é uma boa equipe e vai competir. Toda equipe vai competir e ser difícil. Justo ou não justo, essa é a circunstância que precisamos aceitar e precisamos ser positivos e pacientes. Não vamos mudar na forma como estamos fazendo as coisas e depois temos a nossa opinião, a nossa realidade. Avaliamos a equipe e, na nossa opinião, a nossa realidade, na nossa circunstância, estamos fazendo coisas muito, muito boas, mais do que as pessoas podem esperar. Mas a expectativa do Chelsea é vencer.”
“Eu disse antes da temporada, o Chelsea é sobre ganhar. Estamos criando algo e precisamos acreditar, os jovens precisam sentir o que significa ser jogador do Chelsea e, claro, o que significa jogar na Premier League. Compreendo a emoção, o futebol é sobre emoção. Se a emoção foi, claro, reclamar porque não ganhamos. nada mais. A torcida, com certeza vai ajudar o time no domingo para ajudar o time contra o Aston Villa, apoiar o time.”
“O que posso fazer? Se me dissessem que temos todas as nossas contratações hoje, nenhum jogador lesionado e não podemos ganhar este jogo, então talvez sim, temos de pensar de uma forma diferente. Nesta circunstância, não podemos mentir para as pessoas, claro, somos o Chelsea. Este elenco é novo, em primeiro lugar tem de aprender e sentir o que significa ser jogador do Chelsea, mas depois é sobre expectativa, mas depois se não conseguir é normal que possa encontrar desculpas diferentes.”