Retorno de Christopher Nkunku, sequência de partidas, desenvolvimento da equipe e partida na véspera do Natal: Todas as palavras de Maurício Pochettino antes da partida contra o Brentford pela PL

-

Na manhã deste sábado (28) o Chelsea enfrenta o Brentford pela décima rodada da Premier League em Stamford Bridge.

Buscando ampliar sua sequência invicta com mais uma vitória, o Chelsea conta com o bom momento a seu favor.

Nesta sexta-feira (27) Pochettino conversou com a imprensa em Cobham, revelando baixas e possíveis retornos ao elenco.

Questionado sobre o retorno de Armando Broja, que se recupera de uma lesão no joelho, Pochettino admitiu que o atacante está fora de combate, mas revelou a proximidade do retorno de Christopher Nkunku aos gramados.

“Não [Broja não está disponível].”

“Ele [Nkunku] está indo muito, muito bem. Ele está trabalhando muito. Acho que ele é muito próximo. Espero que o mais rapidamente possível possamos voltar a envolvê-lo. É um jogador importante para nós.”

O Chelsea somou sete pontos nas últimas três partidas, melhorando seu retrospecto recente na Premier League. Pochettino no entanto acredita que a equipe ainda está trabalhando para melhorar e chegar em um nível cada vez mais alto.

“Estamos numa situação em que ainda estamos melhorando. Ainda estamos longe do que esperamos e onde queremos. Sim, acho importante ter esse ímpeto depois dos jogos. Temos outra possibilidade amanhã, uma oportunidade de mostrar que podemos manter esse ímpeto.”

A imprensa inglesa vinculou que Cole Palmer havia jogado uma garrafa em Maurício Pochettino durante o empate contra o Arsenal, e sendo irônico, o treinador disse:

“Não gravado, não em nenhuma TV. Claro, amanhã ele [Palmer] está fora. Acho que foi inacreditável porque eu estava com muita raiva, não esperava isso e não vi de onde veio [risos]. Quando eu virei, ele estava tipo ‘desculpe!’ e depois que vimos em nossas câmeras amplas e foi um pouco azar. Ainda bem que não me prejudicou.”

Mykhailo Mudryk e Marc Cucurella tem recebido elogios por suas atuações e contribuições recentes nas partidas e Pochettino revelou estar feliz com a atitude dos jogadores.

“Sim, é isso que esperamos dos nossos jogadores. Atitude é o mais importante e estar sempre disponível para entregar o que esperamos. Sem a atitude certa, é impossível executar. Muito feliz que toda a equipe está mostrando uma grande atitude.”

O Chelsea teve uma campanha na última temporada como uma das piores de sua história, e venceu apenas um dos últimos 12 jogos disputados em Stamford Bridge. Pochettino falou sobre a importância de voltar a vencer e pontuar dentro de casa.

“Realmente importante. Acho que precisamos criar nossa sequência [de vitórias] em casa. Precisamos tentar vencer, precisamos começar a projetar a imagem de que somos sólidos e consistentes diante do nosso torcedor. Estamos desesperados para mostrar aos nossos torcedores que podemos conquistar os três pontos.”

O Brentford foi uma das surpresas da Premier League nas duas últimas temporadas, e embora tenha tido um início conturbado, Pochettino acredita que terá um duro desafio contra os “Bees”.

“Vai ser um jogo difícil, porque é uma equipe muito boa. Acho que é uma equipe muito difícil de enfrentar. Eles usam duas formações diferentes, às vezes eles jogam com 433 ou 532. Vamos ver. Estamos prontos para enfrentar uma equipe que é muito boa, bons jogadores. É um belo desafio para nós.”

“Ele [Thomas Frank] está fazendo um trabalho fantástico em um clube que pode desenvolver sua ideia. Acho que ele está fazendo um trabalho fantástico.”

Reece James esteve ausente em grande parte deste início de temporada, tendo retornado no último final de semana contra o Arsenal, saindo do banco de reservas. Pochettino no entanto admitiu que o capitão da equipe não está apto para ser titular no momento.

“Não, ele [James] ainda não está pronto para começar. Acho que ele está bem, treinando muito bem, mas no momento, amanhã ele ainda estará no banco.”

O Chelsea tem um elenco jovem e ainda está longe de demonstrar em campo todo seu potencial. Pochettino revelou que a equipe ainda está muito longe de apresentar seu melhor futebol e acredita no desenvolvimento do grupo.

“Longe, para medir, metros, centímetros ou quilômetros. Falamos de resultado, falamos de desempenho, precisamos melhorar, ainda estamos melhorando. Precisamos recuperar nossos jogadores, as circunstâncias desde o início não ajudaram no momento a melhorar em diferentes áreas da maneira que queremos.”

“Estamos no início de uma equipe muito forte, a mentalidade está lá, muito melhor do que começamos. Estamos felizes com a forma como evoluímos desde o primeiro dia, mas ainda longe do que esperamos da nossa equipe e de nós. Somos o Chelsea e sabemos que a nossa responsabilidade é enorme e sobre ganhar.”

“Espero que sim [consiga colocar a equipe onde queremos nesta temporada]. É isso que queremos, ser bons e chegar ao nível que queremos e esperamos. Com certeza vai ser difícil, mas acho que vamos tentar nesta temporada estar nessa posição.”

Novamente falando sobre Christopher Nkunku, Pochettino admitiu que o francês tem se recuperado bem e rapidamente.

“Talvez depois da próxima pausa internacional [data FIFA] ele esteja envolvido. Talvez, talvez, não seja certo.”

A Premier League confirmou a partida entre Chelsea e Wolves na véspera do Natal, fato que não acontece desde 1995, gerando revolta dos torcedores. Pochettino deu seus pensamentos sobre a data da partida.

“Está confirmado? E a nossa torcida não está feliz? Nem eu. Não estou feliz também porque no dia 23 é meu aniversário e preciso viajar para Wolves, e não vou passar a noite do dia 23 na minha casa e depois o dia 24, para os argentinos é uma noite muito importante e espero chegar a tempo de comemorar. Nossa torcida não está feliz, eu não estou feliz.”

“É difícil [o clube conseguir mudar] porque acho que não é fácil mudar. Temos de aceitar, estamos na Inglaterra e é diferente do resto do mundo, mas preciso me adaptar e mesmo que não esteja feliz tenho de fazer o meu melhor para estar ao nosso melhor nível e aceitar que é uma situação que não podemos mudar.”

Depois de enfrentar o Brentford, o Chelsea terá uma sequência na Premier League onde enfrentará Tottenham, Manchester City, Brighton e Manchester United. Questionado sobre a pressão por um resultado positivo antes da complicada sequência, Pochettino disse:

“Acho que a Premier League é sempre difícil e todos os jogos são difíceis, você pode ver os jogos que jogamos. Vai ser difícil, todos os jogos, mas acho que é bom enfrentar equipes que deveriam estar ao mesmo nível que nós. Para mim o jogo não é importante, temos de ir dia a jogo, jogo a jogo.”

Perguntado sobre a diferença entre o derby londrino contra o Arsenal e o derby contra o Brentford, o treinador continuou:

“Claro que é diferente. Precisamos prestar atenção em diferentes características. Talvez eles usem uma forma diferente para jogar contra nós. Com certeza são duas ideias e filosofias diferentes e é sempre um desafio diferente.”

Cole Palmer cobrou as duas últimas penalidades do Chelsea nesta temporada, sendo aparentemente o cobrador oficial da equipe. Desconversando, Pochettino disse estar feliz com as opções para a cobrança de penalidades.

“Olha, são poucos os jogadores que podem cobrar um pênalti, é sobre os sentimentos deles. Somos uma equipe técnica que lhes damos a possibilidade de decidir dentro de campo.”

“Não é só um jogador, ou podemos dizer ‘ok, esse jogador vai estar no comando’, porque é sobre os sentimentos lá dentro. Acho que Cole [Palmer], no momento, foi ótimo nos dois pênaltis que cobrou e, claro, depois de uma conversa com Raheem [Sterling] ou Nicolas Jackson ou quem estava em campo para discutir quem está mais confiante para cobrar o pênalti. Estou feliz com a decisão.”

“Sim. Normalmente, acho que vai ser ele se estiver em campo e, se não, estou feliz com Raheem, Nico, com todos os jogadores. Para mim, o mais importante é ter a decisão e a personalidade para ir e cobrar. Depois você pode errar, claro, porque isso é pênalti, muitos erros ao perder um pênalti. Para mim, o mais importante é estar confiante e mostrar a atitude certa.”

Com Christopher Nkunku próximo de um retorno, Pochettino deve ganhar uma nova possibilidade no ataque da equipe e falou sobre a diferença que pode haver na equipe.

“Acho que ele foi o jogador, quando você vê os gols marcados na temporada passada, é um jogador que pode fazer gols e acho que estamos perdendo gols. É por isso que sempre achamos que é um jogador que pode ser importante para nós.”

“Ele provou que pode marcar gols num campeonato como a Bundesliga, e temos um jogador ofensivo diferente, hoje com talvez 8-10 gols com Nkunku esta situação é completamente diferente porque são os gols que nos faltam para estar numa posição diferente.”

“Sim, azar, mas não podemos reclamar, precisamos trabalhar, as coisas podem acontecer. Avançando para recuperá-lo e ver se é possível ajudar o time a marcar mais gols e estar em uma posição diferente na tabela.”

A diretoria do Chelsea está olhando para novas contratações em janeiro e o treinador não revelou o pensamento para a janela de transferências.

“O futebol é muito dinâmico. Talvez estejamos pensando de uma forma diferente há duas semanas ou há três semanas. Pronto e trabalhando com a diretoria esportiva e proprietários para tentar estar prontos e no momento em que a janela de transferências estiver aberta, podemos ver se o time precisa, se o elenco precisa adicionar alguns jogadores na posição que estamos falando, uma posição ofensiva.”

Finalizando a coletiva de forma descontraída, Pochettino foi perguntado se havia conversado com sua esposa de que não estaria em casa em seu aniversário em 23 de dezembro.

“Acredito que não vou convencê-la a vir. Não acredito, não acredito. Vai ser meu aniversário de 31 anos.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!