Nesta quarta-feira (01) o Chelsea entra em campo pelas oitavas de finais da Carabao Cup e enfrentará a equipe do Blackburn Rovers em Stamford Bridge.
E antes do confronto, Maurício Pochettino conversou com a imprensa em Cobham, revelando detalhes sobre a equipe e o que espera.
O treinador iniciou a coletiva confirmando a ausência de dois jogadores pro confronto.
“Mudryk, talvez [esteja disponível na próxima semana]. Nkunku não.”
A Carabao Cup é uma das únicas chances concretas de disputa de título pro Chelsea, que se vê distante dos líderes da Premier League.
Pochettino falou sobre a importância da competição para seu elenco jovem.
“[A Carabao Cup é] Realmente importante. Eu disse a vocês antes de começarmos a temporada, acho que uma competição como a Carabao Cup ou a FA Cup é muito importante para nós. Amanhã vamos tentar jogar com a nossa melhor equipe. Alguns jogadores que talvez precisemos descansar porque precisamos descansar um pouco porque depois do jogo de sábado, não podemos correr algum risco. No geral, vamos tentar colocar a nossa melhor equipe.”
O Chelsea tem sido uma equipe que oscila bastante nesta temporada, ainda não engatando uma grande sequência de bons resultados e atuações. Pochettino falou sobre o que acredita que ainda deve ser construído pelo grupo.
“Sempre é sobre quando você tenta criar algo novo e você está construindo um projeto como estamos construindo, eu acho que é sobre trabalhar muito duro. Então, é claro, as circunstâncias não estão ajudando a ir tão rápido quanto queremos. Normalmente, esse é o processo, para cima e para baixo. Decepcionado quando não ganhamos porque a competição está aí e você quer ganhar e estar mais acima [na tabela]. Não conseguimos manter o ímpeto, mas é claro que é continuar acreditando.”
Tem sido difícil afirmar quais são as metas do Chelsea para a atual temporada, já que a equipe segue em um processo de desenvolvimento, segundo Pochettino.
“É difícil dizer agora [quais são as metas]. O mais importante agora, é o jogo. Ir passo a passo e isso é importante para nós. Passar pela competição, acho que é importante e tentar construir outro ímpeto e depois vamos ao Tottenham e recebemos o Manchester City com a confiança e a confiança que podemos vencê-los.”
“Não, não vamos tomar uma decisão amanhã pensando na segunda-feira porque acho que temos tempo para recuperar os jogadores. Acho que o mais importante, como eu disse antes, todos os jogadores precisam estar prontos para amanhã para tentar jogar e vamos decidir. Sempre tomando a melhor decisão se alguns jogadores precisarem descansar porque há o risco de algo acontecer, mas vamos tentar levar isso muito a sério, como sempre, porque acho que é uma competição que podemos passar.”
O Chelsea enfrentará o Wolves na véspera de Natal fora de casa e o clube oferecerá a viagem gratuita aos torcedores que estarão no estádio. Pochettino comentou sobre o assunto.
“Não sei, mas acho que é uma coisa boa para os nossos torcedores. É uma ação muito boa para o clube. Olha, vamos ver o que acontece, sei que a torcida não está feliz, mas espero que a gente consiga consertar essa situação e aí a gente precisa jogar o dia 24 como parece, ter a nossa torcida lá.”
“Acho que é para estar com a gente. É difícil manter os sentimentos e é normal que os torcedores queiram ganhar e às vezes ficam frustrados quando não ganhamos, mostram as suas emoções. A mensagem é sobre acreditar e confiar em nós e, com certeza, é sobre o processo em que precisamos confiar e acreditar.”
O Chelsea esteve invicto na pré-temporada, porém tem encontrado dificuldades em sua campanha na Premier League. Pochettino comentou sobre os motivos da diferença entre os desempenhos.
“Acho que não é justo falar porque acho que muitos detalhes acontecem e você precisa sempre de um pouco de sorte. Acho que uma das situações que acontece é a lesão de Nkunku. Esse é o jogador que contratamos com o objetivo de proporcionar gols à equipe e ajudar a estar em uma posição diferente.”
“Algumas circunstâncias que chegaram em um período que às vezes quando estávamos saindo do momento, você precisa de ajuda. Assim como nos jogos, mostramos que criamos chances e não marcamos. Jogamos muito bem em muitos jogos, mas não conseguimos o que merecíamos e algumas equipes com um remate ao gol marcaram duas vezes.”
“As circunstâncias são as circunstâncias e não podemos reclamar, mas acho que merecemos mais se falarmos do nosso desempenho. Mas às vezes precisamos nos ver e ser críticos, precisamos ser mais agressivos nesse tipo de período e talvez dar mais. No último jogo tivemos chances, fomos melhores que o Brentford. O Brentford jogava com o bloco muito baixo e só esperava alguns contra-ataques. No primeiro tempo eles não criaram, uma chance e a primeira chance a gente concede. Precisamos ser mais agressivos e não é suficiente e precisamos nos criticar e ser melhores e não é suficiente no momento.”
Jesus Pérez, assistente de Pochettino foi expulso no final de semana contra o Brentford, mas o treinador acredita que ele estará disponível para estar à beira do gramado nesta quarta.
“Acho que ele está disponível para amanhã e acho que merece ser multado, ser punido porque não pode entrar na área técnica adversária. Preciso pedir desculpas à comissão técnica do Brentford porque não podemos entrar na área do Brentford. Ele sabe que errou. Sendo justo, ele queria ganhar, queria ajudar o time a ter a bola e iniciar a jogada. Acho que a atitude do Jesus, a gente quer esse tipo de comportamento, mas ele esqueceu que essa temporada é uma regra nova, se você for para outra área técnica, é o suficiente.”
Ben Chilwell está em precesso de recuperação de sua lesão, tendo viajado para Los Angeles para seguir com seu tratamento. Pochettino confirmou os planos para o jogador.
“Era o plano do clube mudar o cenário para ele, porque é um período que ele precisa ficar fora. Isso acontece em diferentes clubes, como (quando estive) no Tottenham e no Southampton. Quando há um longo período de recuperação, às vezes você quer mudar o cenário para o jogador, para fornecer porque passar 12 horas aqui todos os dias… É um campo de treinamento fantástico, mas às vezes o jogador precisa mudar a atmosfera para se recuperar bem.”
“Não sei te dizer [quando ele estará de volta]. É difícil saber. Ele está afastado do campo de treinamento agora e vamos esperar ele voltar para ver a situação. Espero que ele possa se recuperar o mais rápido possível.”
Finalizando a coletiva, Maurício Pochettino confirmou que Reece James está disponível para ser titular pela equipe.
“Posso confirmar que ele [Reece James] vai começar. Vou confirmar apenas um jogador e sim é o capitão. Ele está pronto. É bom para ele e para a equipe começar desde o início do jogo.”