Retornos de Nkunku e Lavia, confiança e ímpeto e evolução da equipe: Todas as palavras de Maurício Pochettino antes da partida contra o Newcastle United pela PL

-

O Chelsea volta a campo pela Premier League neste sábado (25) em partida válida pela 13ª rodada da competição.

Após a pausa para as partidas das seleções, os Blues terão a tarefa de entrentar o Newcastle United, equipe do norte da Inglaterra.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (24), Maurício Pochettino forneceu atualizações sobre seus jogadores, bem como sobre o confronto contra os Magpies e a fase da equipe.

“Hoje foi o último [retorno], Moisés Caicedo. Agora precisamos avaliar. Eles já sabem o time titular para amanhã, mas não vou tornar público. Acho que todos chegam em condições normais. Já escolhemos o time titular e os informarei amanhã.”

Jogadores que foram desfalques por lesão nas últimas partidas podem estar retornando de lesão, dando novas opções para a escalação e Maurício Pochettino falou sobre os possíveis retornos de Levi Colwill, Christopher Nkunku e Romeo Lavia.

“Colwill: Sim. Lavia e Nkunku ainda estão fora.”

“Não [sei o prazo], é difícil dizer porque precisamos avaliá-los no dia a dia. Estão em boas condições. Nkunku um pouco à frente de Lavia. Ele estava fazendo coisas com o grupo na semana passada, ainda não se recuperou totalmente para fazer parte do elenco.”

Outro jogador que retornou aos treinamentos nesta semana é Wesley Fofana, e Pochettino comentou sobre o zagueiro que vem desfalcando a equipe desde o início da temporada.

“Sim, foi bom vê-lo [Wesley Fofana] correr no gramado. Para ele foi uma motivação enorme estar lá e para nós também vê-lo depois de muito tempo fora de cena. É bom que ele comece a sentir a grama.”

O Chelsea vinha em uma crescente antes da pausa internacional e com um elenco motivado. Maurício Pochettino não escondeu o fato da pausa ter acontecido em um momento ruim para o seguimento do trabalho.

“Acho que sim, sim. Acho que vamos tentar manter o ímpeto. Temos um jogo incrível contra o Newcastle, uma equipe muito boa e vai ser difícil porque o ambiente do St James’ Park é sempre incrível.”

“Vamos tentar manter o ímpeto. É verdade que estávamos num momento em que estávamos conseguindo jogar e os resultados estavam do nosso lado. Sou uma pessoa que acredita que podemos manter o ímpeto mesmo com duas semanas sem competição.”

Perguntado se hoje poderia estar treinando o Newcastle United em sua nova fase após a venda, Pochettino disse:

“Não, você me pergunta no passado? Nunca foi uma possibilidade. Ninguém entrou em contato comigo.”

O desempenho do Chelsea tem melhorado com o andamento da temporada, com alguns jogadores questionados na última temporada rendendo nas mãos de Pochettino. O treinador comentou sobre o que tem recebido dos jogadores após um início difícil de temporada.

“Acho que para nós é um bom momento pela frente, porque adoramos trabalhar e precisamos passar tempo juntos dentro e fora de campo. Vai ser um período importante para a gente acertar nossos princípios e ideias. Não fomos consistentes no primeiro período da competição.”

“Conversamos hoje em nossa reunião para tentar descobrir o porquê. Fomos muito bons contra o Arsenal, o Liverpool e [as equipes de] o topo, depois sofremos contra equipes com talvez menos qualidade do que nós e jogamos de uma forma diferente. Isso faz parte do processo porque somos uma equipe jovem, começamos a trabalhar há quatro meses e precisamos estar mais maduros.”

“Estávamos falando sobre isso, precisamos ter mais paciência e não podemos nos frustrar tão cedo quando as coisas não funcionam, quando não criamos chances ou marcamos gols. Acho que acontece por causa da expectativa, porque o Chelsea está sempre lá fora falando de jogadores ausentes, jogador caro, marcando gols, ganhando jogos.”

“Essa expectativa talvez crie alguns nervos quando você joga contra um time que tem menos qualidade do que você e apressa a decisão, não as melhores decisões em campo. Comece às vezes a desistir ou você quer fazer o trabalho do seu companheiro de equipe. Trata-se de ser mais maduro. Vamos melhorar com o tempo.”

“Mais do que tática ou física, é ser mais maduro como um time. Um exemplo é Liverpool x Brentford, Chelsea x Brentford um jogo parecido, mas depois de muitos anos trabalhando juntos e mais confiança, eles estavam esperando a oportunidade de marcar e no final venceram. Então, para nós, jogando melhor contra o Liverpool do que contra o Brentford, não conseguimos o que merecíamos. Isso é competir melhor, ser mais maduro e passar tempo juntos.”

O Chelsea marcou quatro gols contra o Manchester City, mostrando um repertório ofensivo que não tinha no início da temporada. Questionado se os adversários veríam o Chelsea de uma forma diferente após a partida, Pochettino disse:

“Não vejo como vão nos ver. Eu não sei. O mais importante é que precisamos ser consistentes na maneira como pensamos. Antes de marcar oito gols, pensamos em alguma direção, precisamos manter o mesmo. Precisamos continuar da mesma forma, não podemos mudar todos os dias.”

“É importante avaliar depois de um período, quando você ganha a percepção é diferente de quando você perde. O mais importante é que estamos mais confiantes e amanhã temos a oportunidade de confirmar que estamos no bom caminho, mas temos de perceber que estamos contra uma equipe que é forte, que está contruindo agora para disputar a Liga dos Campeões, esse é o nosso objetivo para a próxima temporada. Vai ser difícil e precisamos estar prontos para competir e lutar por cada bola.”

Com Christopher Nkunku próximo de seu retorno aos gramdos, Pochettino falou sobre a forma como o francês pode se encaixar na equipe.

“Na semana passada, em poucos treinos, ele ainda não está totalmente recuperado para fazer parte dos treinos táticos. Agora é sobre recuperação. É um jogador, um jogador fantástico que foi artilheiro da Bundesliga e pode jogar em diferentes posições. A qualidade dele é incrível.”

“Azar foi muito por perdê-lo para o início da temporada e ter a possibilidade de ele ajudar a equipe. Vamos encontrar a melhor maneira de ele se encaixar na equipe. Agora ele vai encontrar uma competição enorme porque todos os companheiros de equipe estão à sua frente, porque nos últimos quatro meses eles estavam competindo e ele precisa construir sua forma e melhor nível.”

Eddie Howe, adversário da rodada, tem feito um grande trabalho no Newcastle, onde levou a equipe à UEFA Champions League e a mantendo na parte de cima da tabela da Premier League. Pochettino falou sobre o treinador rival na coletiva.

“Quando chegamos a Southampton, ele estava em Bournemouth e acho que fazendo um ótimo trabalho. Grande treinador, um dos melhores treinadores da Inglaterra. Preciso lembrar que ele chegou ao Newcastle e olha onde está o Newcastle. Ele merece todo o crédito, a organização, claro, sabemos muito bem que eles estão fazendo um trabalho fantástico, Eddie ainda é jovem, mas com experiência, um dos treinadores mais talentosos da Inglaterra e da Europa.”

Há uma grande expectativa em cima de Christopher Nkunku com a camisa do Chelsea, e perguntado se seria necessário protegê-lo das altas expectativas, Pochettino disse:

“No Chelsea, sempre há expectativa, mas precisamos entender que ele veio de uma lesão, precisa de tempo. Precisamos ter paciência com ele para começar a competir, jogar e descobrir novamente a competição. Não é uma competição que ele está acostumado a jogar, e ele pode recuperar o sentimento da temporada passada, é um jogador que veio da Bundesliga e precisa se recuperar da lesão, conhecer o campeonato. Coisas diferentes se ele vai resolver rapidamente, mas sempre é ter tempo para dar o seu melhor.”

Reece James se recuperou de lesão, mas ainda não atuou durante 90 minutos, mesmo com a boa partida contra o Manchester City. Pochettino falou sobre a possibilidade do capitão da equipe atuar durante os 90 minutos.

“Vamos ver. Veremos amanhã. Ele [Reece James] está bem, está em um nível muito bom. Ele está melhorando a cada dia, estamos muito felizes com ele. Espero que ele consiga lidar com as exigências dos 90 minutos e veremos amanhã. Agora você conhece um jogador que vai jogar.”

Apesar do tropeço contra equipes consideradas mais fracas, o Chelsea tem competido em alto nível contra as principais equipes da Premier League e Pochettino revelou estar satisfeito com o caráter da equipe.

“Para mim é difícil, porque temos um desempenho muito bom contra grandes equipes, mas depois lutamos. É por isso que nas últimas duas semanas estivemos conversando com os jogadores, agora hoje, para descobrir por que e como podemos fornecer as ferramentas para melhorar nosso desempenho contra equipes que as pessoas não consideram do nosso nível.”

“Acho que é um bom ponto para trabalhar. É mais mental do que tático ou físico e é uma mistura de muitos fatores. O mais importante é perceber e temos de ser inteligentes na forma como avaliamos as coisas.”

Cole Palmer tem sido a melhor contratação do Chelsea nesta temporada, se tornando em pouco tempo o principal jogador da equipe. Pochettino comentou sobre como pode ajudar o jovem a seguir evoluindo, mas mantendo os pés no chão.

“Talvez você leia minha mente porque estávamos conversando nas últimas semanas para manter os jogadores no seu melhor. Trata-se de empurrá-los para que se mantenham fora de sua zona de conforto. Depois de jogar bem alguns jogos, porque seres humanos, encontramos essa zona confortável. Nossa responsabilidade é empurrá-lo todos os dias para uma zona desconfortável e ser duro com os jogadores.”

“É por isso que o contratamos, porque acreditamos nele, mas o Manchester City ganhou a Premier League, ganhou a Liga dos Campeões e nunca é fácil competir com grandes jogadores, talvez connosco, neste projeto é mais fácil. Claro que continuar a pressioná-lo e a todos os jogadores para serem os melhores.”

Lewis Hall deixou o Chelsea para assinar por empréstimo com opção de compra com o Newcastle United. Pochettino comentou sobre a saída do jogador da equipe no início da temporada.

“Era um jogador com condição de jogar aqui, mas ao mesmo tempo muitos jogadores nessa posição à sua frente. Com a possibilidade de se transferir para o Newcastle, o jogador e o clube tomaram a melhor decisão para ambos os lados.”

“Azar que ele não pode jogar, mas ele tem um bom futuro e espero que ele possa se estabelecer bem lá e jogar tudo o que ele quer.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!