Em seu retorno aos gramados após a pausa da data FIFA, o Chelsea visitou o Newcastle United no St James Park e foi derrotado pelo placar de 4-1.
Longe da beira do gramado por suspensão, Maurício Pochettino assistou a partida da arquibancada do St James Park e comentou sobre sua ausência e a decepção pelo desempenho e resultado.
“Foi muito difícil estar lá [na arquibancada]. Para ser honesto, não quero mais estar lá. Muito frustrante estar lá e tentar se conectar com a comissão técnica. Foi muito difícil porque você não consegue mostrar sua emoção. Realmente frustrado e realmente decepcionado, também com o desempenho. Nunca estivemos ligados ao jogo. Mesmo quando marcamos, era um momento para ir, mas a equipe nunca esteve com a energia certa para ir competir.”
“Ambos decepcionados e irritados. É normal se culpar quando esse tipo de atuação acontece e precisamos nos culpar.”
O Chelsea sofreu quatro gols contra o Manchester City no empate em 4-4 e novamente sofreu quatro gols contra o Newcastle. Contestado sobre o fato da equipe ceder tantos gols, Pochettino disse:
“Ninguém estava falando depois do [jogo vs] Manchester City depois que sofremos quatro, como o Manchester City. O valor que cedemos é porque precisamos estar mais focados e concentrados. Hoje sofremos muito facilmente os gols. É por isso que estamos decepcionados com isso. É uma coisa que a gente sempre conversa e tenta ser sólido na nossa linha defensiva.”
“Não se trata apenas da linha defensiva. Tem a ver com o nosso desempenho como grupo, como equipe. Decepcionado com o nosso desempenho, foi o nosso pior jogo da temporada. Está prestes a nos culpar.”
Reece James foi expulso após receber dois cartões amarelos e Pochettino demonstrou sua decepção com o ocorrido.
“Desiludido… Olha esse tipo de coisa acontece no futebol. Claro que decepcionado, claro, porque deveríamos terminar com um jogador, mas acontece e precisamos aceitar.”
Thiago Silva falhou no lance do terceiro gol do Newcastle, dando a chance de Joelinton ampliar a vantagem dos mandantes. Pochettino no entanto defendeu seu jogador apesar do erro crucial na partida.
“Isso é um erro, não estou falando de erros. Estou falando mais de energia, não estávamos no direito… Não estávamos preparados da melhor maneira para competir hoje. Essa é a minha preocupação. Pensávamos que estávamos prontos para competir hoje, mas não o fizemos da maneira que a competição exigia. Mesmo que o Newcastle não fosse grande, era uma vitória fácil. Vir aqui, Chelsea, e mostrar que seria difícil para eles jogarem para ganhar o jogo e nos vencer. Foi muito fácil a forma como cedemos. Da forma como fomos suaves em todos os desafios, não mostramos que estávamos jogando por algo importante.”
“Foi por isso que me deixou irritado e desapontado. Mesmo que falemos em ser uma equipe jovem, temos de aprender. Esse tipo de jogo me deixa muito, muito, muito, muito, muito irritado porque se trata de mostrar mais personalidade e caráter.”
“Tudo bem que somos jovens, mas não podemos perder esse tipo de oportunidade de mostrar o nosso melhor. Não podemos vir de jogos como o Tottenham, do Man City, [onde] em todo o mundo as pessoas elogiaram o Chelsea e depois… Paro um passo antes, não faço o esforço no momento certo. Ok, não tem problema que vai consertar meu companheiro de equipe atrás’. Isso é um problema. Temos de ser mais sólidos nesta área. Mental claro e atitude, não é atitude, é mostrar mais força no nosso jogo mental e estar pronto para competir. Não é o mesmo que joga futebol. Eu posso jogar futebol, você pode jogar futebol, mas para competir? Quero estar pronto para competir, mas hoje não fizemos.”
“Incluo a comissão técnica também. Coletivamente.”
O Newcastle estava repleto de desfalques para a partida, e questionado se o elenco teve um excesso de confiança, Pochettino disse:
“Isso é sobre ser maduro e saber que você não pode ver o adversário, você não pode se importar com o adversário, você precisa ir e competir no seu melhor. Esse é o problema, que hoje não mostramos essa capacidade de competir. O time contra nós era muito bom. Não se trata de três goleiros no banco ou não. Tem a ver com a forma como competimos tão suavemente, não mostramos que estávamos competindo por algo muito importante.”
Finalizando a coletiva, Pochettino foi perguntado se a equipe sentiu sua falta na linha lateral e disse:
“Não se trata de estar lá [na linha lateral] ou não. É sobre sermos mais maduros, como equipe precisamos mostrar uma energia diferente, uma capacidade de competir. Para mim, essa é a chave. Talvez você possa sentir que é um tópico ou não um tópico. Mas é por isso que falávamos em ser coerentes. Às vezes é como ‘ok, jogamos contra o Manchester City e todos vão estar focados em nós, vamos lutar até o fim. Se eu precisar colocar a cabeça ou mergulhar para alguma ação… Mas agora precisamos traduzir.”
“As grandes equipes se apresentam toda semana ou a cada três dias dessa forma. Isso é uma coisa que precisamos definir na equipe.”