Após a derrota sofrida pro Manchester United, Maurício Pochettino conversou com a imprensa ainda em Old Trafford, e entre os assuntos abordados, falou sobre o desempenho da equipe em campo.
“Desapontados porque não começamos bem o jogo e a sensação é que eles começam melhor do que nós, mais energia do que nós, não correspondemos à energia deles. Acho que foram melhores.”
“Acho que criamos chances bastantes, empatamos o primeiro tempo em 1 a 1, tivemos algumas boas chances de marcar e ser mais clínicos, esse foi o problema. Segundo tempo começamos bem, mas depois sofremos o gol e, claro, precisamos de energia para sermos mais agressivos. Tivemos algumas chances, mas não o suficiente para estar no jogo novamente. No geral, acho que minha sensação é que eles foram melhores do que nós.”
O desempenho do Chelsea foi um dos piores da atual temporada, com a equipe sem mostrar nenhuma reação em campo, mesmo com os espaços oferecidos pelo adversário.
Pochettino comentou sobre o quão preocupante é tal atuação da equipe.
“É semelhante ao que nas últimas semanas e semanas atrás, meses atrás. Claro que precisamos melhorar na nossa posição na tabela. Ao mesmo tempo, há a realidade de que temos um bom desempenho até o [jogo vs] Newcastle e não conseguimos o que merecemos. Claro, Newcastle e hoje acho que o resultado é justo.”
“Sim, não se preocupe porque há muitas circunstâncias que precisamos colocar por que não executamos. Jogar contra o Brighton com um a menos por 60 minutos, acho que realmente afeta um pouco a energia e as performances dos jogadores. Depois muitos jogadores lesionados, temos de recuperá-los o mais rapidamente possível para sermos mais competitivos e termos opções e enfrentarmos a equipe que queremos. Isso não é desculpa, é só isso. Eram melhores, sim. Qual porcentagem? Talvez 10% a mais do que nós, mas acho que precisamos estar focados para que a equipe se recupere e esteja pronta para domingo.”
Marc Cucurella sofreu no primeiro tempo, sendo substituído por Reece James no intervalo. Pochettino explicou a mudança realizada na equipe para a segunda etapa.
“Foi 1 a 1 no primeiro tempo, mas não podemos jogar com o Reece por 90 minutos, por isso foi a decisão. Conseguimos no segundo tempo usar mais o lado direito para atacar. Este é o capitão. Não acho que tenha sido um problema com algum jogador ou com a situação da equipe, foi que eles mostraram mais energia e não correspondemos à energia desde o início.”
O Chelsea tem ficado estacionado na décima posição, se afastando em pontos do pelotão de cima rodada após rodada. Questionado se isso era o suficiente para um clube que gastou tanto com reforços, ele disse:
“O futebol está prestes a render. Mostramos a realidade dentro de campo. Não vamos mudar o que dizíamos desde o início da temporada. É difícil. Mesmo com todos os jogadores aptos, sabíamos que seria difícil, mas quando você tem metade do elenco fora e eles não podem ajudar a aumentar o nível, é difícil. É difícil falar porque é injusto.”
“Essa é a realidade e precisamos estar com jogador e você estava falando errado sobre certos jogadores que chegam, pressão enorme para atuar, já está na hora. Há uns dias falávamos de um desempenho fantástico, tudo correndo bem e hoje porque perdemos não vamos mudar o nosso discurso agora. Temos de ter calma, continuar a trabalhar e com certeza tentar ajudar a equipe a melhorar e ser mais competitiva e consistente quando os jogadores que temos lá fora puderem estar connosco e fazer parte do elenco.”
Fechando a coletiva, Pochettino falou sobre sua sensação após o término da partida em Old Trafford.
“Agora não é o mesmo porque acho que sentimos falta de jogadores, jogamos quase com os mesmos jogadores contra o Brighton, com um a menos por 60 minutos. Mais um dia de descanso para o Manchester United preparar o jogo. Veja o banco, muitos jogadores jovens tentam nos ajudar. Isso não é desculpa, mas precisamos falar sobre a realidade e essa é a realidade.”
“Não estou desapontado porque eles deram tudo, mas talvez não tenhamos correspondido à energia deles, eles foram um pouco mais agressivos do que nós. Fomos competitivos, criamos chances, talvez o suficiente para empatar o jogo. Mas quando o resultado é 2 a 1 e você não recebe nada, você recebe mais críticas e tenta encontrar uma razão diferente para não ganharmos. Acho que precisamos ter calma, seguir em frente, tentando ajudar os jogadores e agora precisamos levantar todos os jogadores para domingo.”