Importância da FA Cup, futuro de Conor Gallagher, retornos de jogadores e ausência de Nicolas Jackson: Todas as palavras de Maurício Pochettino antes da estreia na FA Cup contra o Preston

-

Diante da estreia na FA Cup contra o Preston North End, Maurício Pochettino conversou com a imprensa nesta sexta-feira (05) em Cobham.

O treinador forneceu atualização sobre seus jogadores, além de revelar conversas com os proprietários do clube e a importância da FA Cup.

Pochettino iniciou a coletiva revelando que dois de seus jogadores que retornaram aos treinos ainda não estão disponíveis, embora estejam próximos de um retorno aos gramados.

“[Ben] Chilwell e Carney [Chukwuemeka] não estão disponíveis para amanhã. Vamos ver para o próximo jogo, semi-final contra o Middlesbrough ou contra o Fulham. Eles estão indo bem, treinando com o grupo nos últimos dias, estamos felizes com a evolução deles.”

“[Romeo] Lavia está se recuperando após a lesão. Não sabemos quando ele estará disponível novamente. O seu problma aconteceu durante o jogo contra o Palace. Benoit [Badiashile] acho que vai estar disponível para a próxima semana. Eu não sei. Jesus me ajuda? Acho que nada.”

Anteriormente Maurício Pochettino havia revelado a necessidade de conversas com os proprietários do clube, e novamente confirmou que conversas serão necessárias.

“Sim, não precisamos nos sentar juntos como uma reunião oficial, estamos sempre todos os dias conversando e avaliando o elenco. Agora o mercado está aberto e acho que alguns jogadores que temos, como Andrey Santos que voltou de empréstimo do Nottingham Forest, precisamos tomar algumas decisões.”

“Acho que estou feliz com o elenco que tenho, estamos focados em tentar recuperar os jogadores o mais rápido possível. Estamos avaliando as coisas, vemos o elenco e se virmos alguma possibilidade talvez possamos fazer ou não, mas no momento não tomamos nenhuma decisão.”

O futuro de Conor Gallagher tem sido colocado em dúvida pela imprensa nas últimas semanas, com alguns jornalistas tratando o jogador como negociável em meio a um interesse do Tottenham. Pochettino esclareceu a situação do jogador, que tem mais um ano e meio de contrato com o clube.

LONDON, ENGLAND – DECEMBER 16: Conor Gallagher of Chelsea applauds during the Premier League match between Chelsea FC and Sheffield United at Stamford Bridge on December 16, 2023 in London, England. (Photo by Clive Rose/Getty Images)

“Precisamos falar sobre muitas coisas, mas está claro que Conor [Gallagher] ainda tem um contrato de um ano e meio conosco. Como todos os jogadores de diferentes clubes, quando se chega a este momento está prestes a conversar, a tomar uma decisão para o futuro. Claro que tudo isso vai ficar entre o clube e o jogador. Nada a anunciar, nada a dizer. O clube está feliz com ele, ele está feliz aqui e no momento nada a dizer.”

“Olha, eu não posso garantir que estarei aqui amanhã. No futebol, conosco, é diferente parte das coisas que podem acontecer. Decisões entre clube e jogador. Só o jogador pode garantir ou o clube. O jogador mais do que o clube como o jogador tem um ano e meio a mais. Ele pode dizer ‘sim, estarei aqui porque o meu contrato me permite estar aqui’. Trata-se de tomar a melhor decisão para o clube, para o jogador e para a equipe.”

A FA Cup é uma das poucas oportunidades de título para o Chelsea nesta temporada, já que a equipe se encontra na metade da tabela de classificação da Premier League e não disputa competições europeias. Pochettino explicou a importância da competição e a oportunidade de brigar por um título.

“É uma boa oportunidade. Diferentes competições nos permitiram fornecer à equipe e diferentes jogadores para ver como eles se comportam. Acho que é uma competição importante para nós, a Copa da Inglaterra amanhã é muito importante como será para a semifinal contra o Middlesbrough e o jogo da Premier League contra o Fulham.”

“É muito importante na forma como estamos construindo esta equipe e na possibilidade de proporcionar à equipe e aos jogadores experiência a competir a alto nível em Stamford Bridge. É um jogo importante para nós. É um processo. Estamos felizes com o timing. Não podemos estar satisfeitos porque somos o Chelsea e a expectativa é ganhar. Se analisarmos o processo, é um processo que leva tempo e a evolução está no momento que precisamos estar. Por todas as circunstâncias, acho que estamos na situação que precisamos estar.”

O Chelsea tem uma grande história na FA Cup, mesmo com as derrotas em finais recentes. Pochettino mostrou estar ciente com a importância da competição para o clube.

“É claro. A Carabao Cup e a FA Cup são competições que precisamos tentar ir mais longe e chegar. Antes precisamos ir passo a passo. O primeiro passo é amanhã. é uma competição muito importante para nós, porque não estamos nas competições europeias e na Premier League precisamos melhorar muito se quisermos jogar na Europa na próxima temporada.”

“Através da FA Cup ou da Carabao Cup podemos conseguir jogar a próxima temporada na Europa. É importante porque desde o início tivemos três competições e ainda estamos em três competições.”

Raheem Sterling esteve fora das convocações recentes da seleção inglesa, e tem no Chelsea sua única possibilidade de brilhar para voltar a ser convocado e jogar a Eurocopa. Em tom irônico, Pochettino desconversou sobre a convocação do jogador.

“Você já sabe que ele vai jogar? Você adivinha. É um jogo importante para o Chelsea e depois vamos ver se ele joga ou não. Eu não posso responder a uma pergunta que eu sei, mas você não sabe e ninguém sabe.”

Djordje Petrovic assumiu a titularidade do gol do Chelsea após a lesão de Robert Sanchez e Pochettino se mostrou impressionado com o jovem goleiro desde que chegou a Major League Soccer.

LONDON, ENGLAND – DECEMBER 19: Djordje Petrovic of Chelsea saves a penalty taken by Matt Ritchie of Newcastle United during a penalty shoot out in the Carabao Cup Quarter Final match between Chelsea and Newcastle United at Stamford Bridge on December 19, 2023 in London, England. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

“Realmente impressionante porque ele veio da MLS e por ter um desempenho do jeito que está, estamos muito felizes, muito satisfeitos. Ele é um profissional muito bacana e muito bom. Ele está mostrando que pode lidar com a pressão de jogar com o Chelsea.”

“Nunca é fácil quando você chega de uma liga diferente e é tão jovem e assume a responsabilidade de atuar e se comportar. A coisa mais importante às vezes que você não reconhece é como ele se comporta. Ele se comporta da mesma forma quando chegou no primeiro dia como hoje, quando jogou alguns jogos, sendo consistente em seu comportamento. É por isso que estou tão satisfeito por ele, porque ele merecia.”

As primeiras fases da FA Cup costumam dar a possibilidade de experimentar jogador que atuaram pouco durante a primeira metade da temporada. No entanto Pochettino revelou que não fará grandes mudanças na equipe para enfrentar o Preston.

“Não muitas mudanças. Jogar com as circunstâncias, claro, não vai mudar muito a equipe. Você vai ver talvez um ou dois, jogadores normalmente que não estão no time titular regularmente, mas claro que porque temos alguma circunstância que precisamos prevenir e precisamos nos antecipar aos problemas.”

“Tomamos como um jogo da Premier League, não é porque é a Copa da Inglaterra e um time da Championship. Respeito total ao Preston e amanhã vocês verão que vamos colocar em um lugar um time titular com a oportunidade de atuar.”

O Chelsea pode engrenar três vitórias seguidas na temporada, algo que tem sido pouco comum com Maurício Pochettino, que admite que é importante uma sequência de vitórias.

“Sempre importante porque somos vencedores, queremos ganhar. Precisamos trabalhar cada vez mais, nunca o suficiente. Vai ser muito importante passar pela competição e estar na próxima fase, mas antes precisamos competir bem e ser melhores.”

Nicolas Jackson será desfalque para o Chelsea durante o mês de janeiro, já que defenderá a seleção de senegal na Copa Africana de Nações. Pochettino falou da oportunidade de Armando Broja e Christopher Nkunku durante a ausência do camisa 9.

LONDON, ENGLAND – OCTOBER 02: Armando Broja of Chelsea scores the team’s second goal during the Premier League match between Fulham FC and Chelsea FC at Craven Cottage on October 02, 2023 in London, England. (Photo by Bryn Lennon/Getty Images)

“Armando [Broja], é uma possibilidade de jogar para ele. Vou dizer que Christopher [Nkunku] não vai começar amanhã porque sofreu alguns problemas durante a semana, mas vai estar no elenco. Precisamos ter cuidado com ele, como eu te disse. Seis meses em que ele não competiu e quando começa a competir não é a mesma coisa.”

“O Armando [Broja] tem a possibilidade de estar mais envolvido porque acho que é um dos nossos principais atacantes. Uma boa possibilidade para ele atuar. Confiamos muito nele e no potencial e nas qualidades incríveis e agora é esquecer a lesão dele do ano passado.”

Maurício Pochettino tem convocado dois goleiros reservas para estarem no banco de reservas nas partidas recentes, e questionado se não seria mais interessante dar oportunidade para jogadores jovens, ele disse:

“20 jogadores, antes no passado, lembro-me de quando comecei a jogar com 16 jogadores, depois 19 e agora 20. Acho que há muitos jogadores no banco. É fácil de gerir, acho que é demais. Temos apenas cinco mudanças, nove jogadores. Acho que colocar mais um lá, acho que às vezes porque os jogadores precisam competir, os jovens, e você precisa trazer jogadores para o elenco se eles vão ter a possibilidade, como Alfie ou como Matos.”

“Se não, jogador jovem uma semana, depois outra e outra, não competindo, não acredito que seja uma coisa positiva. Por isso, às vezes priorizamos que eles compitam em vez de ficarem sentados no banco.”

Com os desfalques, Axel Disasi se firmou na equipe titular e Pochettino comentou sobre o potencial do zagueiro francês, assim como sua rápida adaptação.

LONDON, ENGLAND – AUGUST 13: Axel Disasi of Chelsea celebrates after scoring the team’s first goal during the Premier League match between Chelsea FC and Liverpool FC at Stamford Bridge on August 13, 2023 in London, England. (Photo by Shaun Botterill/Getty Images)

“Acho que ainda, o potencial dele, estamos esperando mais. Ele tem potencial para melhorar. Ele está indo bem, não é fácil chegar à Premier League e atuar e depois, em um time, um processo de construção de um time, defensivo sempre luta um pouco mais do que o ofensivo. Estamos felizes com ele, porque ele pode jogar de zagueiro, mas pode ajudar a equipe, com as lesões de Reece James e Malo Gusto, jogando de lateral-direito.”

“É um jogador que conhecíamos, e talvez tenha sido um pouco, mas sorte porque se fosse uma comissão técnica diferente, talvez não soubéssemos que ele poderia jogar de lateral-direito. Um dia, quando estávamos com o Paris Saint-Germain, ele jogou com o Monaco, estava na lateral jogando contra o Mbappé e vimos que ele pode atuar como lateral-direito. Azar porque você pode jogar de zagueiro sim, mas você pode jogar lá também. Ele é um zagueiro e pode jogar nos dois lados e estamos muito felizes. Sofreu um pouco no início, mas é normal e é um jogador que pode melhorar.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!