Confronto contra Jurgen Klopp, importância da vitória, retornos de lesão e janela de transferências: Todas as palavras de Maurício Pochettino antes da partida contra o Liverpool pela PL

-

Nesta quarta-feira (31) Chelsea e Liverpool se enfrentam pela Premier League em partida que será realizada em Anfield Road e nesta terça-feira (30), Maurício Pochettino conversou com a imprensa em Cobham.

O treinador começou a coletiva comentando sobre os desfalques por lesão, revelando dois possíveis retornos.

“Acho que é uma boa notícia, Malo Gusto e Christopher [Nkunku] podem estar no elenco para amanhã. Viajam conosco, com a equipe, isso é uma boa notícia. Veremos. Vamos aguardar o último momento, mas no momento, sim, é uma boa notícia ter dois jogadores recuperados. E ver talvez, por que não, a chegada de Nicolas Jackson para amanhã e estar envolvido também no jogo. Se ele puder chegar.”

“Levi [Colwill] está fora. Ele sofreu uma pequena lesão no tendão. Não é um grande problema, mas ele vai ficar fora amanhã.”

“Trevoh está muito próximo. Ele passa bem. Acho que é apenas uma questão de tempo até que ele se envolva novamente. Mas ele está indo muito, muito bem.”

Além da partida contra o Liverpool, a quarta-feira marca o término da janela de transferências de janeiro. Sem ter realizado nenhuma contratação para reforçar a equipe, Pochettino admitiu que não devem acontecer grandes coisas no “deadline day”.

“Não [não estou animado pro fechamento da janela]. Estou animado para o jogo de amanhã. Acho que será um jogo incrível amanhã, uma grande oportunidade para enfrentarmos uma equipe que está indo muito bem. É claro que não estou animado para quinta-feira. Não vão acontecer muitas coisas. Estamos tranquilos, o mercado está tranquilo e, claro, estamos animados para amanhã, para o jogo.”

Jogadores formados em Cobham tem sido cotados para deixar o Chelsea recentemente, com a ideia de arrcadar para futuras contratações. Pochettino no entanto revelou não haver novidades sobre movimentações na janela para os jogadores de Cobham.

“No momento, nenhuma novidade. No momento, tudo está tranquilo, calmo e relaxado. Estive conversando com os jogadores, não só com estes jogadores, mas com todo o elenco, em reuniões de hoje. Claro que, neste momento, estamos todos tranquilos em relação a toda a situação do elenco.”

Chelsea e Liverpool tem empatado muitas vezes em confrontos recentes, com a partida realizada em Stamford Bridge terminando em 1-1. Perguntado se apostaria na partida e se seria um empate, Pochettino disse:

“Na verdade, não. Não gosto. Não, não gosto, para ser honesto, de apostar.”

“Não sei o que as pessoas vão pensar, estão sempre pensando, mas acho que para nós, queremos ganhar. Quero ganhar. Precisamos vencer o jogo”.

Jurgen Klopp anunciou sua saída do Liverpool ao final da temporada, mas está a uma vitória de seu trunfo de número 200 na Premier League. Pochettino ressaltou a importância da partida e disse estar preparado para estragar a festa do treinador adversário.

“Claro. É um jogo especial para ele [Klopp]. Até o final, vai ser especial sempre. Toda vez que eles jogam em Anfield, vai ser uma festa sempre, para comemorar, e para dar a ele todo o amor que eles sentem, os torcedores sentem por ele e acho que é merecido.”

“Mas estamos achando que precisamos ir lá e ganhar o jogo. Desculpe, mas não queremos nos envolver ou fazer parte da celebração. Queremos ter um bom desempenho e ganhar o jogo.”

Perguntado se o anúncio da saída de Klopp neste estágio da temporada seria bom ou ruim para o Liverpool, Pochettino continuou.

“É uma pergunta complicada porque, como sempre, depende dos resultados. É impossível dar a resposta certa porque quem pode adivinhar o que vai acontecer? É fácil depois porque se algo acontece em uma direção ou não.”

“Todos precisam se comportar e, no momento, se acreditarem que podem se expressar. Acho que é o momento de ele anunciar sua situação. Não vai mudar muito. Os jogadores são profissionais e, claro, têm energia para gerir até ao fim. Os jogadores querem ganhar.”

“Não vejo que seja uma situação que vá afetar o desempenho. No futebol, pode-se ganhar ou perder. Mas claro, eu entendo que as pessoas às vezes vão se relacionar se não ganharem é porque o anúncio foi na hora errada.”

“Se ganharem a Premier League ou as competições em que estão envolvidos, as pessoas vão dizer: ‘olha, isso foi muito bom porque os jogadores se sentiram livres e deram o seu melhor para proporcionar o bom resultado e as vitórias’. É sempre uma pergunta complicada. Sabe-se lá? Ninguém sabe.”

Jurgen Klopp revelou que está ficando sem energia para o futebol, e Mikel Arteta admitiu que precisa meditar e ler livros para relaxar. Perguntado sobre o que faz para se desligar um pouco da pressão e do futebol, Pochettino revelou não ficar estressado.

“O futebol nunca te estressa. Nunca faz você gastar energia da maneira errada, é sempre da maneira certa. Sempre afeta o meio ambiente. No futebol agora, é negócio, então talvez isso afete um pouco os treinadores.”

“Mas especificamente no futebol, quando estou envolvido no treino, quando estamos no jogo, mesmo quando estou com vocês aqui [na entrevista coletiva], a gente recarrega a energia. É como, você sente o impulso da energia porque você ama treinar, você ama fazer o seu trabalho.”

“Tem coisas novas que aparecem no futebol, nesse negócio, acho que isso afeta muito talvez a energia. É difícil explicar. É importante ter boas pessoas ao seu redor, para proporcionar os momentos em que parar e quando ir embora.”

“Lembro-me de há 10 ou 15 anos, era muito estranho ver um treinador ou equipe técnica passar mais de 12 horas no campo de treinos. Mas agora, é um caminho normal. Todos chegamos às 7h e saímos às 17h, 7, 8 ou 9 da noite. Não é fácil de gerir porque são quase 24 horas, mas quando se volta para casa depois de 12 horas no campo de treino, [está] ao telefone com os proprietários, diretores esportivos, todo o tipo de pessoas diferentes. Isso também é difícil de desconectar e é por isso que às vezes é difícil.”

“Mas o futebol é a nossa paixão. E claro, Jurgen [Klopp] depois de alguns meses fora, ou em casa, com certeza ele vai começar a sentir falta da adrenalina da competição, dos treinos, de se comunicar com sua comissão técnica, os jogadores, as pessoas. Acho que quando você está envolvido no jogo, você perde outra parte do seu jogo, mas quando você está em outra parte, você começa a perder a parte que era realmente importante para você.”

“Espero que sim [que Klopp volte em breve]. Porque ele é um treinador, uma pessoa que eu vou sentir falta. Adoro vê-lo na beira do campo e na equipe que ele gerencia. Espero que ele só esteja fora alguns meses, talvez um ano, e depois volte.”

Chelsea e Liverpool também se enfrentarão na final da Carabao Cup no próximo mês e Pochettino deu sua visão sobre o que o confronto desta quarta pode beneficiar sua equipe.

“Não sei, não sei. Claro que vai ser uma festa toda vez com a torcida do Liverpool para tentar dar a ele tudo o que ele merece. Mas em algum momento, é claro, as pessoas vão estar muito motivadas para jogar e vai ser difícil.”

“Vai ser difícil porque o Liverpool é uma equipe muito boa, com jogadores muito bons. Não sei como eles podem ser afetados por essa decisão, mas não acredito que vá mudar muito.”

Além dos problemas de lesão, o Chelsea não teve um bom camisa 9 nesta temporada. Pochettino foi perguntado se a equipe estaria em uma situação melhor caso houvesse um jogador da posição apto durante toda a temporada.

“É difícil adivinhar, também, não? Claro, com certeza, em posição diferente. Ter um jogador para marcar mais de 20, no momento, depois de sete meses, com certeza ganharíamos muitos jogos e teríamos mais pontos e estaríamos em uma posição diferente na tabela.”

“É verdade que o nosso desempenho, se compararmos com outra equipe, estamos no topo, só em termos de desempenho, mas claro, depois de perdermos talvez este tipo de jogador que faria a diferença. Essa é a realidade, precisamos construir nossa vitória de diferentes maneiras e tentar ser clínicos porque queremos ganhar jogos.”

“Mas a decisão, não podemos nos arrepender e não podemos voltar atrás. Precisamos aprender com nossa decisão e tentar ser melhores no futuro.”

Armando Broja tem sido ligado a uma saída do Chelsea nesta janela de transferência ou no verão europeu. Pochettino revelou conversas sobre a especulação.

“Acho que estava falando na semana passada sobre isso. Olha, especulação sempre e a gente precisa conviver com isso. No momento, não há nada para comunicar e tudo está tranquilo. Eu disse antes que, no momento, está tudo tão tranquilo e tão relaxado aqui.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!