Histórico contra Pep Guardiola, importância de uma boa atuação, retorno de Cole Palmer ao Etihad: Todas as palavras de Maurício Pochettino antes da partida contra o Manchester City pela PL

-

Neste final de semana o Chelsea terá um grande desafio contra o Manchester City no Etihad Stadium e nesta sexta-feira (16), Maurício Pochettino conversou com a imprensa em Cobham.

Diante do atual tri-campeão da Premier League e um dos favoritos ao título, o Chelsea terá grandes desfalques e Maurício Pochettino confirmou a ausência de um grande nome do elenco, mas a disponibilidade de outros.

“Sim, é uma lesão leve, mas ele [Thiago Silva] está fora para amanhã. Ele não está disponível. Ele não está disponível. Depois disso, precisamos avaliar jogo a jogo.”

“Eles [Malo Gusto e Levi Colwill] estão bem. Eles se recuperaram bem e estão disponíveis para amanhã.”

Outro nome que retorna ao elenco após um longo período longe por lesão é o goleiro Robert Sanchez e Pochettino fez mistério sobre o goleiro número 1 da equipe.

“Robert Sanchez está disponível. É uma boa notícia. Carney Chukwuemeka sofreu uma torção no tornozelo há dois dias e está fora.”

“Sim, é sempre bom recuperar um jogador e ele estava jogando muito. Estar disponível novamente é bom para a equipe. [Quem será o goleiro titular?] Você vai ver.”

“É muito bom estar de volta. Nunca se sabe no futebol o que pode acontecer. É melhor ter todos os jogadores disponíveis o mais rápido possível. Se eles estiverem prontos para jogar, decidiremos escolhê-los.”

Cole Palmer marcou o gol de empate no 4-4 entre Chelsea e Manchester City em Stamford Bridge, porém o jovem destaque dos Blues enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez no Etihad Stadium. Pochettino afirmou que Palmer não tem nada a provar para o City e deu sua opinião sobre um possível arrependimento de Guardiola por deixá-o sair.

“Não, ele [Cole Palmer] não é esse tipo de jogador que não precisa provar nada. Ele é muito grato por sua passagem pelo Manchester City. Ele deixou o clube porque queria encontrar outro desafio ou ter a possibilidade de jogar mais.”

“Sim, aqui ele tem muita sorte porque está jogando muitos jogos aqui. Ele vai estar lá, tentando jogar e se apresentar para ele e sua equipe.”

“Essa é uma pergunta para ele [Guardiola]. Olha, para mim, o Manchester City tem um elenco incrível, jogadores, e claro que a decisão não é um arrependimento ou não arrependimento. Às vezes tomamos algumas decisões onde estamos pensando o melhor para a equipe.”

“Isso não significa que haja um bom ou não tão bom jogador. Às vezes, as circunstâncias não batiam certo e essa situação pode acontecer, jogadores querendo sair e você não pode fornecer o tempo de jogo. É injusto dizer que vão se arrepender. O Manchester City está indo muito bem, é uma das melhores equipes do mundo e não é fácil encontrar espaço para jogar por um cara jovem.”

Pochettino foi questionado se gostava de Pep Guardiola, já que o fato de não ter apertado a mão do adversário em novembro veio novamente à tona.

“Se eu gosto dele [Guardiola]? Sim, claro, como treinador, claro. [e como homem?] Gary, sua pergunta me confunde. não, eu o admiro, claro.”

“Não [não apertei a mão de Guardiola], porque eu estava com muita raiva do árbitro, lembra? Foi por isso. Depois, pedi desculpas na minha conferência de imprensa após o jogo. É claro que isso não vai acontecer novamente. Fiquei muito chateado com o árbitro e fui como uma flecha para o gramado para tentar brigar com o árbitro. Grande erro e peço desculpas novamente.”

“Preciso estar mais calmo e relaxado e mostrar respeito ao adversário. Sinto-me muito mal, mas peço desculpas novamente.”

“Não [não gosto de todos no futebol], nem todo mundo [risos]. Eu sou um cara legal, mas não muito legal.”

Pep Guardiola tem um bom histórico contra Maurício Pochettino, porém o treinador argentino pode se juntar à José Mourinho caso alcance uma vitória, como o treinador que conseguiu derrotar Guardiola com quatro equipes diferentes.

Apesar do fato, Pochettino afirmou que o histórico não é importante para ele.

“Não é importante para mim. Claro que Pep [Guardiola] é um treinador inacreditável, um dos maiores treinadores de sempre no futebol. Claro, ele estava em clubes com possibilidade de vencer no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, e claro, não só eu, o retrospecto não é tão bom contra ele; São muitos treinadores que sofrem contra ele e suas equipes.”

“O mais importante é estar envolvido neste jogo com a possibilidade de enfrentar uma equipe como o Manchester City e a possibilidade de o enfrentar, uma equipe que sempre desafia. É sempre uma grande oportunidade de aprender com os melhores.”

Mykhailo Mudryk não tem recebido muitos minutos recentemente, sendo uma das grandes críticas feitas a Pochettino no último mês. O treinador no entanto afirmou que isso faz parte da evolução do jovem jogador.

“Porque faz parte da evolução, do desenvolvimento. Eu acho que você precisa sentir às vezes a dor quando eles não jogam, os jovens também, porque é sempre muito fácil e é difícil crescer, ser mais maduro e descobrir como melhorar.”

“Acho que o mais importante é como você vai administrar essa situação e depois cabe sempre a ele ultrapassar o limite, ou chegar ao limite que achamos que eles têm. É sempre um desafio enorme para a nossa comissão técnica.”

Muito tem se falado sobre a melhor posição para Enzo Fernandez e Moisés Caicedo. Apesar das críticas sobre como escala os jogador, Pochettino tentou mostrar como vê as coisas de forma diferente.

“Às vezes é diferente com a forma como vemos as coisas. Não acredito que ele [Enzo Fernandez] esteja jogando mais atrás. Acho que sempre pensamos que ele é um jogador com capacidade de construir na nossa construção, usando ele e a qualidade dele. E depois chegar à área oposta com a possibilidade de marcar.”

“E agora acho que a capacidade de se movimentar, de correr, acho que está melhorando muito. É por isso que agora podemos vê-lo construindo a partir de trás, mas também chegando e marcando gols como contra o Palace no último minuto. Depois de 90 minutos, você pode ver; Acho que foram 60 ou 70 metros. Ele está melhorando muito, sua capacidade de se movimentar dentro de campo.”

“Está na hora. Desde o início, com a temporada antes de chegarmos, ele estava mais estático e jogando mais em posição e não para cobrir espaço. É um jogador com capacidade de ser box-to-box, tem capacidade de marcar gols pela técnica que tem. Claro que construir a partir de trás e ajudar a equipe a afastar a bola quando o adversário vai pressionar.”

Cesare Casadei teve seu empréstimo no Leicester City encerrado para retornar e fazer parte do elenco do Chelsea nesta segunda metade de temporada, porém ainda não recebeu muitos minutos com Pochettino. O treinador comentou sobre o retorno do jovem italiano.

“Acho que foi uma decisão difícil porque ele [Casadei] estava jogando no Leicester e não queríamos cortar seu desenvolvimento, mas com as lesões de [Romeo] Lavia e Lesley Ugochukwu, acho que precisávamos. Carney [Chukwuemeka] estava sofrendo. Precisávamos de mais um meio-campista.”

“Se você ver o elenco, era só Enzo [Fernandez], Moisés [Caicedo] e Conor [Gallagher], e não outro volante de verdade, não? Estávamos conversando com ele, explicamos a situação, explicamos que talvez o usássemos ou não e também a decisão dele de voltar. Ele ficou feliz em voltar, não foi só uma decisão nossa.”

“Se sentíssemos dúvida dele para voltar, encontraríamos soluções diferentes. Ele foi muito gentil com o Chelsea para voltar e nos ajudar de qualquer maneira. E é por isso que tomamos a decisão juntos de torná-lo novamente parte do elenco. Jogamos algumas partidas na FA Cup e Carabao Cup neste período, mas ele não está disponível para isso porque já jogou pelo Leicester. Claro que agora ele vai estar envolvido nos jogos da Premier League.”

O empate por 4-4 em Stamford Bridge foi uma grande partida entre Chelsea e Manchester City, e muitas lições podem ser tiradas. Pochettino comentou sobre o que aprendeu no confronto do “primeiro turno” entre as equipes.

“Acho que a lição é que vamos jogar e enfrentar uma equipe muito boa, uma das melhores do mundo, mas ao mesmo tempo você precisa ser corajoso o suficiente, forçá-los a defender e correr de volta com a cara para o gol.”

“Se formos lá e esperarmos, e vermos o que se passa, acho que é uma equipe que pode te dominar e vai te fazer sofrer. Precisamos atacar e precisamos ser capazes de correr, fazer o esforço juntos, e depois de algumas questões táticas precisamos estar atentos, mas o mais importante é desafiá-los a serem corajosos.”

“Com certeza, [O City é] um dos melhores [times da história da PL]. Precisamos colocá-los no topo, com certeza, com outras equipes que fizeram história aqui na Inglaterra. Mas, com certeza, eles estarão lá, Manchester City.”

Falando novamente sobre Cole Palmer, Pochettino não escondeu a surpresa pelo jogador ter se adaptado tão rapidamente ao Chelsea após sua chegada no início da temporada.

“Sim. É um jogador que é, não quero estar errado, mas hoje quando o pessoal me disse: ‘Ele é de Manchester, mas parece que é do Brasil ou da Argentina, ou tem capacidade de se adaptar tão rápido’. Uma de nossas forças, povo argentino, povo brasileiro e povo americano; viemos para a Europa e nos adaptamos muito rápido.”

“Algumas pessoas pensam que ele veio de Manchester para o sul e é muito difícil se adaptar por causa do clima, do idioma, e eles sofreram. Mas para ele chegou ao clube e para ele essa é a chave. Ele se adaptou muito rápido à vida aqui em Cobham, em Londres, no sul e no clube. Isso faz com que ele mostre seu talento.”

“Não sei usar essa palavra. Ele é muito inteligente. Em espanhol, é uma palavra que mostra como ele é, mas em inglês eu não sei. Ele está em algum lugar entre inteligente, inteligente,, ele é tão emocionalmente inteligente. Ele vai jogar bem ou não tão bem, mas não é por causa da pressão.”

Após a partida contra o Manchester City, o Chelsea enfrentará o Liverpool na final da Carabao Cup. Questionado se a partida seria mais importante por conta da confiança para disputar a decisão, Pochettino disse:

“Olha, em um time normal, sim, eu concordo com você. Mas somos uma equipe que tem altos e baixos e ainda precisamos de encontrar a nossa maturidade e a nossa consistência. Acho que precisamos primeiro amanhã tentar vencer e depois ver o que acontece na próxima.”

“Não acho que vai ser uma consequência no caso de ganhar o jogo ou não ganhar o jogo que isso vai nos afetar contra o Liverpool. Depois do [jogo vs] Wolverhampton, fizemos uma das melhores partidas da temporada num estádio que foi o segundo melhor do Aston Villa. A equipe teve um desempenho fantástico e é por isso que é difícil adivinhar o que vai acontecer.”

Nicolas Jackson está a um cartão amarelo de estar novamente suspenso pelo acúmulo de cartões, e Pochettino comentou sobre a possível ausência do atacante por dois jogos.

“Acho ruim, mas é bom. Mostrou que se preocupava com o time, com o clube, com os companheiros. E expressou sua felicidade e não achou que seria reservado. Agora ele está a apenas um [cartão amarelo] de dois jogos [de suspensão]. Faz parte dessa história incrível e emocionante que estamos vivendo [risos].”

“Não, não muito [zangado]. Se você é um jogador experiente, talvez sim. Um jogador de 30 anos, com experiência e o que aconteceu com ele, é jovem. Ele quer compartilhar com os torcedores. O mais importante é que prefiro ele no banco triste por não ter marcado. Quis partilhar com os torcedores e os companheiros, a felicidade e começar a apelar com os torcedores e os jogadores que nos deixa muito, muito felizes.”

“É exatamente disso que precisamos. Acho que estávamos conversando depois do [jogo vs] Wolverhampton que precisamos da ajuda e acho que foi uma ajuda fantástica. Ganhamos o jogo e foi por causa da ajuda da torcida. Eles foram fantásticos com a gente, mandando a energia e por isso ele quis ir compartilhar e dizer que também faz parte [do grupo]. Vamos sofrer com mais um cartão amarelo que é uma suspensão de dois jogos, não?.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!