Em uma fase ruim, o Chelsea luta para conseguir uma reabilitação na temporada e nesta quinta-feira (07), Maurício Pochettino conversou com a imprensa em Cobham antes da partida contra o Newcastle United na próxima segunda-feira.
Iniciando a coletiva, Maurício Pochettino revelou informações da equipe, confirmando novas baixas no elenco para a rodada seguinte da Premier League.
“Até agora, não [sem novas recuperações]. Acho que a mesma situação da semana passada. Penso que todos sabem agora quem adicionamos à lista de jogadores lesionados; Levi Colwill e Chilly, Chilwell. No sábado, Gallagher não treinou porque está com um vírus. Essa é a notícia do departamento médico.”
“Ele [Gallagher] ainda não está aqui. Nos últimos três dias de treino, ele não esteve aqui. Vamos ver no sábado ou amanhã se ele pode estar com possibilidade de treinar. O problema com esse tipo de situação é que você perde peso, a energia está sempre baixa, você precisa de tempo para se recuperar e ver se é possível estar disponível e em qual nível você pode estar disponível. Precisamos avaliá-lo nos próximos dias.”
Durante o empate com o Brentford na última semana, a torcida do Chelsea entoou cantos pedindo a demissão de Maurício Pochettino. Pressionado, o treinador comentou sobre a ocasião e os pedidos dos torcedores.
“Não é nada a reclamar, nada a dizer. Entendemos completamente a situação e a frustração. Precisamos aceitar as críticas e aceitar a maneira como elas se comportam. O mais importante é tentar aceitar.”
“Precisamos melhorar na forma de jogar e no resultado, e tentar mudar esse sentimento. Claro que precisamos dos nossos torcedores e espero que segunda-feira os torcedores estejam ao nosso lado e a ajudar a equipe durante os 90 minutos a ganhar o jogo, que é tão importante para os nossos jogadores.”
“Mas precisamos aceitar. Isso é futebol. Talvez se eu fosse torcedor e estivesse na arquibancada, me comportaria da mesma forma que eles, porque é o Chelsea, não estamos correspondendo à expectativa e é por isso que eles estão reagindo dessa forma. Precisamos aceitar e ser responsáveis pelo nosso desempenho. Precisamos trabalhar muito para melhorar e ganhar jogos. É o que precisamos criar para melhorar o relacionamento com nossos fãs.”
Assim como o Chelsea, o Newcastle tem sido uma equipe inconsistente nesta temporada, acumulando resultados e desempenhos que colocam a equipe longe de seus objetivos. Pochettino comentou sobre a fase do adversário e revelou o que espera do confronto.
“Sim, esse é um ponto para que uma equipe como eles [seja inconsistente]. É difícil ser consistente quando você sofre tantas lesões e está tão curto em seu elenco, lidar com essa circunstância, sim, essa é uma das [razões] pelas quais, não só eles, mas uma equipe diferente pode ser afetada e ser inconsistente durante a temporada.”
“O mais importante para nós é trabalhar para nós. Estou concentrado no nosso desempenho e na forma como vamos lidar agora talvez com três dos nossos 11 iniciais no último jogo, precisamos encontrar uma solução diferente novamente para lidar com essas lesões, para ver se Marc Cucurella chega em boas condições, ou se vamos mudar novamente a forma de jogar, a combinação.”
“Estamos focados nos últimos três dias, tentando trabalhar, e proporcionar à equipe o melhor equilíbrio, com a possibilidade de ser consistente e performar da maneira que queremos performar. Isso é o mais importante. Claro que conhecemos muito bem o Newcastle e podemos avaliar o Newcastle, mas agora acho que o mais importante é a maneira como vamos encontrar o equilíbrio na equipe, ser consistentes e performar da maneira que queremos performar.”
Muitos jovens da academia tem treinado com o elenco principal nesta semana, e questionado se alguns poderiam ganhar oportunidade de estarem com o grupo na segunda-feira, Pochettino disse:
“Ontem tivemos nove jovens da academia. Isso é desde quase o início da temporada que conhecemos muito, muito bem todos os jogadores da academia, porque todas as semanas estão atreinando entre cinco e oito e nove jogadores.”
“Sim, talvez eles tenham a possibilidade de estar envolvidos, com certeza. Temos um talento incrível na academia que precisamos usar nessas circunstâncias e será ótimo para o futuro do clube. Dar a eles a possibilidade de treinar com o time principal e estar envolvido em alguns jogos, é construir o futuro, construir a confiança para um dia chegar e fazer parte do time principal.”
O Chelsea tem uma das menores médias de idade desta temporada da Premier League e quando perguntado sobre se seu elenco era demasiadamente jovem, Pochettino admitiu que talvez seja.
“Talvez, sim. Pessoas que querem acreditar nisso, ok, e pessoas que talvez não acreditem nessa ideia, ok. Tudo é opinião, é tudo de bom. Olha, eu estava explicando desde o início da temporada o que está acontecendo aqui e tentando ser sempre transparente e analítico, mas no momento, não vou tentar convencer as pessoas que tentam justificar o resultado.”
“Mas olha, futebol, se você quer ser consistente e lutar por coisas grandes, você precisa ser consistente. Como? Com um elenco completo, mantendo as ideias, melhorando nos treinos com capacidade para treinar todos os dias e quando isso não existe, podemos lidar e podemos gerir as circunstâncias, mas no final só gerimos as circunstâncias porque nunca teremos um elenco completo com capacidade para lutar pelo lugar, competir uns com os outros.”
“Chilly estava jogando nos últimos jogos, e agora chega Cucurella, mas Chilly está fora. Ou Levi [está fora] e agora Trevoh está disponível depois de sete meses está disponível, mas ele não pode lutar por Levi porque Levi está a algumas semanas da competição. Há sempre alguma coisa. É sempre frustrante porque a situação para a gente trabalhar com o elenco completo e agora disputar a vaga, vai ser um ponto a melhorar.”
“Mas sim, precisamos aceitar a circunstância. Muito azar. Não acho que seja só desta temporada, mas da temporada anterior. Vimos a circunstância de o clube contratar Fofana ou Badiashile, jogadores diferentes, não serem consistentes nos treinos ou nos jogos. Estamos sofrendo esse tipo de negatividade em termos de lesões, mas precisamos aceitar isso.”
“Não podemos desistir. Temos de continuar a trabalhar e a acreditar e a traduzir a confiança para os jogadores que precisam de atuar na segunda-feira.”
O Chelsea demonstrou um projeto ambicioso durante a chegada de Maurício Pochetitno e muito foi investido em contratações. Porém as coisas não tem acontecido da melhor maneira, com a equipe encontrando grandes dificuldades de obter desempenhos e resultados convincentes. Pochettino revelou que ainda acredita no projeto do clube, mesmo com tais inconsistências durante a temporada.
“Para mim, é para acreditar. Está prestes a acreditar. Eu acredito. Eu realmente acredito que podemos ter sucesso. Analisamos todas as circunstâncias. Com todos esses problemas, chegamos a uma final, o primeiro troféu que estávamos lá lutando, e merecíamos plenamente depois dos 90 minutos vencer o jogo.”
“Vencemos equipes como Brighton e Newcastle para chegar contra o Liverpool. Estando numa posição em que ainda podemos acreditar que podemos ganhar jogos e acho que podemos estar perto da posição que será um sucesso para a Europa.”
“O futebol tem tudo a ver com crença porque as circunstâncias podem mudar, só precisamos estar lá para assumir a possibilidade. Se você parar para acreditar e desistir, com certeza vai descer. Acho que aceitamos a circunstância e continuamos pressionando, com certeza.”
Falando novamente sobre a desconfiança dos torcedores, Pochettino admitiu que não precisa fazer nada além de melorar os desempenhos para mudar o pensamento da torcida após os resultados recentes.
“Não, não posso fazer nada. A única maneira de acreditarem em nós é ganhar jogos e, por causa das circunstâncias, talvez não sejamos consistentes o suficiente. Depois do Wolverhampton, enfrentamos Aston Villa, City, Palace, Liverpool e Brentford e não perdemos há 90 jogos. São cinco jogos, não?”
“Por causa da expectativa, esse é o problema. Quando a expectativa não condiz com a realidade, e você acredita que pode vencer a prova e se não vai ganhá-la, claro que esse é o problema da relação com o torcedor, os sentimentos ruins chegam.”
“Do meu lado, sou o mesmo de quando cheguei aqui. Acredito muito no clube, acredito muito na torcida, acredito muito nos jogadores, acredito muito no projeto. Só que as circunstâncias atrasam todas as coisas, porque você pode administrar as coisas, mas quando você sofre muitas coisas negativas, como lesões, como agora com três jogadores depois de sábado, isso não tem a ver com a qualidade da comissão técnica, ou a capacidade de jogar mais ofensivo ou mais defensivo, sabe?”
“Esse tipo de circunstância está afetando a expectativa de títulos do Chelsea. Essa é a resposta. As pessoas querem entender? Perfeito. Se eles não querem entender? O que podemos fazer? Prefiro falar de futebol, por que você joga com cinco atrás, quatro zagueiros, dois meio-campistas, três jogadores ofensivos, dois atacantes, essa é a minha paixão.”
“Preciso vir aqui e sempre explicar a circunstância e justificar por que não estamos vencendo ou por que não estamos na posição que as pessoas esperam, por causa do Chelsea. Mas é verdade. As circunstâncias são diferentes, o projeto é diferente. Para mim, para estar em outra posição para falar de futebol, prefiro 100%.”
O Chelsea tem muitos jogadores lesionados, com uma das maiores listas de nomes no departamento médico na competição. Pochettino atribuiu tais lesões ao azar durante toda a campanha da equipe até aqui.
“Sim [é azar], porque nos lembramos de coisas do passado com clubes diferentes, acho que sim. Já quando chegamos aqui ao Chelsea, analisamos a situação, que foi um dos pontos mais fracos da temporada passada, demasiadas lesões. Muito azar, sabe?”
“Às vezes, azar ou boa sorte, eu não gosto de falar dessa forma porque parece que se você trabalha ou não trabalha bem, você precisa ter boa ou má sorte. Mas eu acho que são muitas coisas que acontecem, sabe?”
“Por que temos hoje os problemas com o elenco, trata-se de uma análise mais profunda. Não é só azar, é bom esclarecer. Além disso, é algo que precisamos pensar para melhorar ou reestruturar, prestar atenção em todas as áreas. Não é culpar uma área, é responsabilidade de todo o clube, claro.”
Ben Chilwell está novamente fora com uma lesão, mas Pochettino preferiu não dar muitos detalhes sobre a gravidade da nova lesão do jogador.
“Precisamos esperar até que ele veja o especialista. Não posso adiantar. Espero que não seja um grande problema, mas neste momento, depois de oito ou nove meses no clube, prefiro ser cauteloso e esperar.”
O Chelsea divulgou seus resultados financeiros referentes ao ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2023 e Pochettino foi questionado se o clube conseguiria cumprir com as regras do Fair Play.
“Olha, eu sou transparente, o Charlie [assessor de imprensa] me disse que hoje o clube anunciou, mas eu não vi. Foi só um minuto que ele me falou sobre isso. Ainda não falei com os proprietários nem com os diretores desportivos. Não posso dar a minha opinião. Não sei nada porque estivemos ocupados, estivemos treinando durante toda a manhã e com certeza, hoje ou talvez amanhã vou ter melhores informações e posso explicar na próxima conferência de imprensa a minha opinião.”
“Não sei[se o clube poderá gastar muito no verão] porque preciso também ser informado porque até hoje não conversamos sobre isso e o clube hoje anunciou os [resultados] financeiros. Com certeza, se não for hoje à tarde, amanhã, ou depois de amanhã, vamos conversar e eu vou ser informado, com certeza. Mas não sei o que vai acontecer.”