Neste sábado (11/05) o Chelsea entra em campo contra o Nottingham Forest pela Premier League com a missão de somar pontos nesta reta final de competição para manter vivo o sonho de alcançar vaga em uma competição europeia.
Vindo de uma vitória em cima do West Ham United por 5-0, os Blues buscam manter a sequência de vitórias na competição.
No entanto Maurício Pochettino tem diversos desfalques por lesão e comentou sobre as ausências e retornos à equipe.
“Precisamos avaliar hoje alguns jogadores que talvez possam estar envolvidos amanhã no jogo. Mas sim, feliz porque é verdade que estamos na última semana e vamos estar na última semana da temporada com quase todos os jogadores aptos e disponíveis. É bom ver o futuro e ser mais otimista.”
“Sim, é muito decepcionante porque quando você chega a um novo clube, um novo projeto, você sempre quer trabalhar com todo o elenco; ter todos em forma e criar uma dinâmica para aumentar o nível e melhorar a cada dia. Isso foi impossível nesta temporada.”
“Mas precisamos avaliar o porquê, precisamos fazer melhor e precisamos melhorar em todas as áreas. No futebol, não se pode deixar de pensar de maneiras diferentes. É um bom desafio para a próxima temporada, para começar a temporada, para aumentar a possibilidade de os jogadores [estarem aptos].”
“Precisamos ver hoje [sobre Reece James], mas talvez ele possa estar disponível para estar no elenco.”
Cole Palmer é um dos melhores jogadores da temporada da Premier League e suas grandes atuações com a camisa do Chelsea lhe renderam indicações aos prêmios de melhor jogador e melhor jogador jovem da temporada da Premier League.
Maurício Pochettino falou sobre o feito do jovem e se ele merece ficar com o título de melhor da competição.
“Vamos ver. O que ele [Cole Palmer] conseguiu é enorme. Ele é um vencedor, mesmo que não leve o troféu. Para mim, ele é um vencedor porque o nível que ele alcançou é incrível para nós, incrível para seus companheiros de equipe e incrível para si mesmo. Vamos ver o que acontece, mas o que ele está fazendo nesta temporada é fantástico.”
O clima no Chelsea melhorou nas últimas semanas após a equipe dar a volta por cima da goleada sofrida para o Arsenal, tendo um bom segundo tempo no empate com o Aston Villa e uma atuação brilhante na goleada em cima do West Ham por 5-0.
Pochettino revelou que o clima no grupo de jogadores é bom e as atuações estão melhorando aos poucos.
“Sim, é bom [o clima]. Tem sido sempre, ao longo de toda a temporada no campo de treinos. Não posso dizer isso de outra forma, preciso ser justo. É verdade que alguns bons resultados nas últimas semanas aumentam a nossa crença e, claro, quando se ganha jogos, é sempre diferente.”
“As atuações têm sido boas também. Com as circunstâncias, com 12 ou 13 jogadores fora [lesionados], dá sempre mais valor às atuações e às vitórias. A equipe está pronta para encarar os últimos três jogos.”
“É importante para nós. É um objetivo importante tentar estar na Europa e, claro, estamos focados no próximo jogo. Isso é amanhã contra o Nottingham Forest.”
O Chelsea só pode se classificar para a UEFA Europa League ou UEFA Conference League nesta temporada, ficando mais uma vez fora da principal competição europeia, a UEFA Champions League.
Questionado se seria melhor ficar de fora das competições “secundárias” e focar no projeto e na Premier League, Pochettino afirmou que estar novamente em competições intercontinentais é um dos objetivos para esta campanha.
“Conseguir sempre algo assim é importante para todos os clubes. Com todas as circunstâncias e realidade que estávamos vivendo nesta temporada, acho que é um objetivo que está lá.”
“É verdade que vai ser difícil de conseguir, mas o mais importante agora é repetir nossas atuações das últimas semanas contra o Nottingham Forest e não pensar muito. Sabemos muito bem que, se ganharmos os últimos três jogos, podemos estar num lugar que nos permita jogar na Europa na próxima temporada.”
Todd Boehly cometou sobre o projeto do Chelsea, o amadurecimento do elenco e a melhora das atuações nas partidas recentes.
Maurício Pochettino comentou sobre as palavras de um dos proprietários do clube e admitiu que somente a realidade foi dita.
“Ele [Todd Boehly] descreveu a realidade, não? Sim, acho que sempre o Todd foi muito bom com a gente, mesmo quando foi um momento difícil, ele sempre foi muito positivo através das mensagens e de uma forma privada. Mas ser público agora, se o dono está feliz é muito melhor para o clube, para os torcedores, mas para os jogadores também.”
Maurício Pochettino tem feito algumas mudanças na equipe e os resultados recentes foram positivos. O treinador explicou a opção de utilizar um lateral invertido na equipe, admitindo que usar tal inversão não é o mais importante.
“É o momento da equipe, as características do jogador. Com um lateral invertido ou não, jogando com um lateral no campomais alto, o meio-espaço. O que encontramos é um grupo de jogadores que se sente muito bem e a equipe está se sentindo bem. Não se trata dos nomes que estarão em campo.”
“Quando você começa a evoluir e subir, começa a trabalhar as prioridades, todas as possibilidades de tentar fazer dentro de campo em um trabalho tático diferente, sempre vai ser positivo. Esse tipo de situação [com o lateral invertido] pode ajudar de diferentes formas, porque sentimos falta de alguns jogadores nessa posição ou para lidar com a falta de lateral no lado direito por causa do Malo [Gusto] ou do Reece [James] ou para compensar.”
“É sempre sobre a nossa criatividade, como equipe técnica, como toda equipe técnica, tentar encontrar as melhores estratégias para ajudar a equipe a fazer o que queremos. Esse tipo de situação que você quer aplicar, você precisa da atitude certa, do equilíbrio certo, do perfil do jogador, das características.”
“Quando tudo isso está lá, você pode tentar qualquer coisa e com certeza vai funcionar. Sem tudo isso, é sempre difícil aplicar táticas.”
Alguns jogadores evoluiram nas últimas partidas, com destaque para Noni Madueke que vem mostrando um bom futebol recentemente.
Pochettino falou sobre o desenvolvimento dos seus jogadores e das exigências quando se joga pelo Chelsea.
“Tem tanta coisa. Em primeiro lugar, você precisa perceber que está no Chelsea e as exigências do Chelsea são completamente diferentes de outros clubes. Temos jogadores com potencial para serem jogadores incríveis. Potencial significa que estamos falando no futuro, não no passado ou no presente.”
“Além disso, há muitos jogadores estrangeiros precisando se adaptar vindo de fora. Depois é lidar com a mudança de realidade, quando você chega aqui por todos os motivos que já conhecemos e depois construir uma equipe, uma equipe que possa se comportar como uma equipe.”
“Não é colocar 10 pessoas nesta sala e esperar que todas sejam amigas. Com o tempo e a paciência, eles começam a se ligar e a se relacionar, a criar essa cumplicidade que é tão importante traduzir para dentro de campo.”
Maurício Pochettino é conhecido pela sua boa gestão de pessoas, com isso sendo um dos pontos positivos para sua contratação.
Ele foi perguntado sobre como lida com a gestão de tantos jogadores que estão fora do elenco por lesão.
“A qualidade, a personalidade de vocês, somos uma comissão técnica que é muito solidária e tenta entender. Ao mesmo tempo, somos pessoas difíceis porque tentamos sempre ajudá-las e pressioná-las a alcançar seu melhor nível.”
“Nem sempre é bom. Mas acho que pela nossa experiência e qualidade como comissão técnica, tentamos decidir por cada jogador, porque cada jogador é diferente e todos sofrem de uma forma diferente com lesões. Tentar personalizar a forma de falar, a forma de abordar, de comunicar e de ajudar com os diferentes intervenientes.”
Reece James pode retornar contra o Nottingham Forest neste final de semana, restando apenas três partidas para o fim da temporada.
Maurício Pochettino afirmou que o mais importante é ter o capitão da equipe de volta ao elenco.
“O mais importante é que ele vai estar lá com a gente. Ter sempre o seu capitão é um grande impulso para qualquer equipe. Depois, porque temos uma relação incrível e ele é um jogador incrível.”
“Sei que nem sempre é fácil vir de uma lesão de longa duração. O mais importante é que ele possa estar disponível e fazer parte do elenco e depois se puder jogar cinco, 10, 15, 20 [minutos] ou meia hora, vai ser incrível. É azar que é só a última semana e temos três jogos. É importante para os bons sentimentos e para ele vai ser incrível estar envolvido.”
A imprensa tem ventilado que o futuro de Maurício Pochettino será definido após o término da temporada, com uma avaliação dos proprietários do clube.
Questionado sobre quando sentaria para conversar com Todd Boehly sobre seu futuro e se estaria no comando da equipe na próxima temporada, Pochettino disse:
“A forma como trabalhamos é sentar com o diretor esportivo. Já estamos trabalhando para planejar a pré-temporada, para começar a pré-temporada aqui. Tivemos algumas reuniões e estamos trabalhando com a responsabilidade de organizar a próxima temporada e, claro, trabalhando no futuro.”
“Olha, não é importante [se estarei aqui na próxima temporada]. O mais importante é continuar, trabalhar se todos estivermos felizes, não só os proprietários felizes conosco, ou os diretores esportivos conosco, ou nós, com toda a organização que o clube está construindo aqui por causa deles estamos todos a ser avaliados.”
“Se formos felizes, perfeitos. Mas não é só se os donos estão felizes ou os diretores esportivos estão felizes. Se estamos felizes, você precisa nos perguntar, também, porque talvez não estejamos felizes e aceitamos a situação e então não estamos felizes e precisamos nos dividir. Não será a primeira vez que a comissão técnica no final da temporada decide não continuar.”
“Mas, neste sentido, é sempre o contrário, são sempre os proprietários ou os diretores esportivos. Eles podem dizer amanhã, talvez eu possa dizer ‘quero sair’. São duas partes a tomar uma decisão.”
“Porque o Chelsea não está feliz, os donos ou os diretores esportivos. Talvez não estejamos felizes porque chegamos aqui com um trabalho a fazer e no final não aconteceu o que esperávamos. Talvez não estejamos felizes. Não estou dizendo que não estou feliz, mas é sempre um lado e talvez [precisemos olhar para o] outro lado.”