Com direito a emoção nos acréscimos, o Chelsea venceu o Brighton and Hove Albion na penúltima rodada da Premier League com gols de Cole Palmer e Christopher Nkunku, assegurando a sexta colocação após tropeço do Newcastle United.
O JOGO
Fora de casa, o Chelsea teve a primeira oportunidade nos primeiros minutos, com Noni Madueke finalizando cruzado da direita para a defesa do goleiro Verbruggen.
Com a partida mais equilibrada, o Chelsea quase teve a chance de abrir o placar, quando Marc Cucurella invadiu a área, foi derrubado e o árbitro assinalou a penalidade, porém o mesmo foi anulado após checagem do VAR.
Criando as melhores oportunidades, o Chelsea flertava com o gol e em chute de longe, Malo Gusto quase abriu o placar, parando em grande defesa do goleiro.
Mas não demorou muito para o placar ser aberto. Em jogada pela esquerda, Cole Palmer aproveitou passe elevado de Marc Cucurella e de cabeça marcou o primeiro dos Blues no confronto.
A resposta do Brighton veio nos últimos minutos da primeira etapa, com o brasileiro João Pedro cabeceando firme, obrigando Djordje Petrovic a fazer uma grande defesa.
Tendo entrado nos minutos finais do primeiro tempo, Christopher Nknuku teve a primeira chance do segundo tempo, finalizando forte para fora após contra ataque.
Na sequência foi a vez de Malo Gusto arriscar da entrada da área e mandar pra fora, assustando o Brighton.
Dando a resposta, o Brighton quase chegou o empate com Pascal Gross desviando cruzamento de Lamptey pra fora.
Mas o segundo do Chelsea não demorou a sair. Acionado pelo lado direito, Malo Gusto cruzou rasteiro pra Christopher Nkunku finalizar na marca da cal e ampliar no Amex Stadium.
Com a vitória encaminhada, o Chelsea quis emoção na reta final. Tendo entrado na vaga de Malo Gusto para os minutos finais, Reece James em disputa com João Pedro, deixou o pé e após checagem do VAR, foi expulso pelo árbitro de forma direta, deixando o Chelsea com 10 jogadores em campo.
Com um homem a mais, o Brighton foi para a pressão e nos acréscimos conseguiu diminuir o placar. Depois de acertar a trave com Simon Adingra, em jogada pela direita, João Pedro cruzou rasteiro e Danny Welbeck desviou na primeira trave para descontar.
Apesar da pressão final, o Chelsea segurou a vitória e assumiu a sexta colocação após a derrota do Newcastle United para o Manchester United na outra partida do dia na Premier League.
Com 60 pontos, três a menos que o quinto colocado Tottenham, o Chelsea vai para a última rodada contra o Bournemouth buscando uma classificação para a UEFA Europa League ou UEFA Conference League.