Na sexta colocação graças a uma vitória em cima do Brighton and Hove Albion fora de casa e ao tropeço do Newcastle United diante do Manchester United, o Chelsea vai pra última rodada dependendo apenas de si para garantir uma vaga em competições europeias.
Após a importante vitória desta quarta-feira (15/05), Maurício Pochettino conversou com a imprensa no America Express Stadium, revelando estar feliz por seus jogadores.
“Muito feliz pelos jogadores, eles merecem todo o crédito pela forma como trabalhamos, pela nossa abordagem ao jogo e pela forma como tentamos aplicar todo o trabalho que estávamos fazendo no campo de treino. Estou orgulhoso. Enfrentar uma equipe como o Brighton é sempre difícil aqui. Estamos muito felizes porque os três pontos significam que estamos mais perto de alcançar o que queremos.”
Reece James entrou no segundo tempo e, após deixar o pé em uma dividida com João Pedro, foi expulso após análise no VAR. Pochettino no entanto afirmou não ter visto o lance e lamentou a perda do capitão no último jogo da temporada.
“Não, eu não vi. É difícil dar minha opinião porque não tive tempo de ver a ação. Mas é doloroso [para nós] porque é uma noite fantástica de futebol e ele [Reece James] é um jogador muito importante. Agora ele vai perder o próximo jogo e alguns jogos na próxima temporada.”
“Mais uma vez, como o [incidente] Reece James eu não vi e é difícil julgar uma ação que às vezes acontece no futebol.”
Mykhailo Mudryk deixou o campo lesionado ainda no primeiro tempo, mas Maurício Pochettino revelou que o jogador está bem.
“Não, ele [Mykhailo Mudryk] não está bem, estamos verificando. Ele estava um pouco tonto, mas usamos a substituição de concussão e a regra é de sete dias, então ele não estará disponível para o próximo jogo, mas espero que não seja nada de errado.”
Após passar grande parte da temporada na metade de baixo da tabela, o Chelsea está perto de conseguir terminar a temporada na sexta colocação. Pochettino foi questionado se seria um sucesso terminar na atual colocação, mas não quis entrar em muitos detalhes.
“Não sei. Estivemos a temporada toda conversando, mas parece que minhas palavras não são importantes e ninguém se importa. As pessoas só se importam com boatos e coisas assim. Não é importante, o mais importante é ganhar jogos para mim. Tem sido difícil com todas as circunstâncias.”
O Chelsea tem conseguido resultados importantes recentes, vencendo quatro das últimas cinco partidas de Premier League. Questionado se a equipe estaria cada vez mais com sua cara, o treinador disse:
“Esse não é o meu time. Esse é o time do Chelsea. Não a minha equipe. O que você quer dizer?”
“Não sei. Depois de 15 anos trabalhando no Espanyol, Southampton, Tottenham, Paris Saint-Germain e agora Chelsea, acho que você conhece o meu estilo, não? Na forma como queremos jogar em posse de bola e quando perdemos a bola. Temos a trajetória no futebol.”
“Para mim, não é importante sobre o que tenho a dizer. Se você está feliz e as pessoas estão felizes com o estilo que estamos jogando. Depois é se adaptar às circunstâncias do elenco. Com certeza, com o tempo, se você perguntar a outro treinador e tiver a possibilidade de 10 anos ou 25 anos, ou 22 como Arsène Wenger, ou Sir Alex Ferguson, então é claro que é o seu time. Nesse caso, podemos dizer Pep Guardiola, porque a cada seis meses você tem o poder de investir ou não, de investir e trazer jogadores que você quer. Em uma temporada, com todas as circunstâncias, estou muito orgulhoso do elenco.”
Christopher Nkunku entrou e marcou o segundo gol do Chelsea, sendo importante para a vitória da equipe. Pochettino falou sobre a recuperação do jogador e sua importância.
“Ele [Nkunku] estava sofrendo muito com lesões. Ele precisa agora ser consistente, consistente. Ele estava muito cansado no final e jogou apenas 60 minutos. Estou muito feliz por ele, porque ele estava sofrendo e agora ele marca gols e se envolve com a equipe. Estou feliz por ele primeiro e, claro, pela equipe, porque estamos adicionando um jogador que é muito importante para nós.”