Apesar das dificuldades encontradas durante a temporada, o Chelsea terminou a campanha na sexta colocação na Premier League, assegurando vaga para competições europeias – podendo ser a UEFA Conference League ou até a UEFA Europa League caso o Man City vença a FA Cup.
Após a partida em Stamford Bridge, Maurício Pochettino esteve frente a frente com a imprensa e revelou estar feliz por sua equipe.
“Estou feliz pela minha equipe, estou feliz pelos meus jogadores. Estou muito feliz. Da mesma forma que com todo esse processo ao longo de 10 meses, com circunstâncias difíceis, a forma como compram nossas ideias e tentam aumentar os níveis, elas merecem algum crédito, também para o pessoal.”
“A equipe lutava todos os dias para tentar convencê-los a fornecer as melhores ferramentas para eles executarem. A segunda parte, dos últimos 27, 28 jogos, da forma como nos apresentamos, temos de nos sentir orgulhosos disso.”
Apesar do feito, o futuro de Maurício Pochettino tem sido colocado em dúvida pela imprensa, com uma reunião com os proprietários sendo uma possibilidade para a definião de seu futuro. Pochettino admitiu não ter ideia do que vai acontecer ou se haverá uma conversa com os donos do clube.
“Não sei se isso vai acontecer ou não [a reunião]. Não faço ideia disso. Tudo o que posso dizer é que na sexta-feira à noite, Todd [Boehly] me convidou para um jantar e foi um jantar muito agradável juntos. Mas eu não sei sobre os rumores sobre a revisão [da temporada]. Minha equipe amanhã está voando para suas férias. Vou ficar em Londres por mais alguns dias. Estou sempre aberto. Meu telefone vai estar ligado.”
“Não vou explicar. É só você saber que eu estava com ele. Não vou falar sobre isso. Se eu te convido junto, e eu e você jantamos, não é para coisas ruins. Não acredito nisso.”
Ao final da partida, Maurício Pochettino acenou para a arquibancada, ao mesmo tempo que não teria se dirigido aos torcedores do clube. Questionado, ele disse:
“[estavaacenando para] Minha esposa”.
“Não deu tempo [de me dirigir aos torcedores]. Estávamos com o Thiago Silva e quando os jogadores começaram, o Adrian disse que era preciso entrar. Talvez agora eu vá dar uma turnê.”
A temporada do Chelsea foi de alto e baixos, com a equipe terminando com uma boa sequência de cinco vitórias consecutivas e seis partidas sem perder. Maurício Pochettino falou da sensação ao término da temporada, porém admitiu que é um trabalho ainda não finalizado com este grupo de jogadores.
“Estou muito satisfeito e orgulhoso dos jogadores. Dava para ver no final do jogo, jogadores que jogavam mais e menos e estavam lesionados, a forma como vieram me abraçar. Foi muito, muito, muito bom.”
“Falamos sobre a relação que temos – às vezes somos duros com eles e às vezes precisamos fazer nossas escolhas – mas nos sentimos muito orgulhosos na maneira como eles estavam trabalhando. Mesmo quando momentos difíceis aconteceram durante a temporada, eles sempre mostraram seu respeito por nós e sua crença na maneira como apresentamos nosso trabalho.”
“Sempre dá para melhorar. Eles vão ser muito melhores na próxima temporada, porque terão um ano de experiência, uma experiência difícil. Essa é a vantagem de ser sólido e consistente e não fazer muitas mudanças. Na próxima temporada, se mantivermos 80 a 85% do elenco, com certeza, é um grande passo em frente porque se trata de ter continuidade nas ideias e no conhecimento entre eles. Isso é importante para o clube.”
Finalizando a coletiva, Maurício Pochettino foi questionado se haveria a contratação de mais jogadores para o seu elenco, porém deixou a responsabilidade e decisão para o clube.
“Essa é uma decisão do clube. Como foi desde o início, vamos estar lá para ajudar e, se não, vamos fazer o nosso trabalho.”