Após uma primeira semana de trabalho nos bastidores bastante agitada, com a realização das preparações da pré-temporada e identificação de reforços, o novo treinador da equipe, Enzo Maresca concedeu sua primeira entrevista pelo Chelsea.
Falando exclusivamente ao site oficial do clube, Enzo Maresca disse estar bastante feliz e emocionado por estar em um clube como o Chelsea.
“Estou muito feliz e emocionado. Será uma jornada fantástica e estou animado para começar [com os jogadores] o mais rápido possível.”
Embora o clube não tenha divulgado muitas informações na última semana, Enzo Maresca descreveu sua primeira semana no clube como bastante movimentada, à medida que o retorno dos jogadores fica cada vez mais próximo.
“Tem sido bastante movimentado e isso é normal no início. É sempre a mesma coisa. Você está tentando conhecer todas as pessoas ao redor do campo de treinamento e alguns dos jogadores que já estão de volta. Mas a sensação é fantástica.”
O Chelsea tem o elenco mais jovem da Premier League, e apesar de não ter alcançado os melhores dos desempenhos na última temporada, o talento do grupo existe. Maresca destacou os motivos por estar animado para trabalhar com seu novo grupo de jogadores.
“Estou muito animado. Uma das razões pelas quais estou aqui é porque estou convencido de que o elenco é muito bom e cheio de talento. O mais importante agora é que somos capazes de criar a cultura certa que nos impulsionará para a temporada.”
“Eu sempre digo o mesmo: se você é capaz de melhorar os jogadores, então você é capaz de melhorar a equipe. Então é nosso objetivo tentar melhorar todos eles dia a dia.”
A temporada de Enzo Maresca no comando do Leicester City na Championship foi um sucesso, com a equipe ficando com o título e regressando à elite do futebol inglês.
As raposas apresentaram sua forma particular de atuar e Maresca falou sobre ter sua própria ideia e estilo de jogo.
“Acho que cada treinador tem sua própria ideia ou estilo. A minha é bem clara. O ano passado foi muito bom, mas acabou. É um novo capítulo, um novo elenco e um novo clube. Estou muito feliz por estar aqui.”
Embora tenha enfrentado a pressão de subir com o Leicester City de volta para a Premier League, as exigências no Chelsea são bem maiores e o novo treinador afirmou estar ciente de que o Chelsea se trata de vencer e vencer.
“É o ponto principal, porque quando você se junta a um clube como o Chelsea, você sabe que é um clube que tem que ganhar. Então, para nós, vamos dar o nosso melhor para estar lá, lutar e competir com os clubes que neste momento estão ganhando e lutando para conquistar títulos.”
Enzo Maresca revelou a influência dos seus treinadores em sua época como jogador, moldando seu estilo de jogo, como Carlo Ancelotti e outros.
“Com certeza. Como você diz, joguei com [Carlo] Ancelotti, [Marcello] Lippi, [Manuel] Pellegrini, todos eles são treinadores muito importantes. Todos nós tentamos pegar as coisas e então criamos nossa própria caixa com todas essas coisas dentro.”
“É o que tento fazer desde que comecei a pensar em ser treinador.”
Enzo Maresca é mais um da lista de treinadores italianos que passaram pelo Chelsea, com os últimos conquistando títulos importantes como a Premier League com Antônio Conte, a UEFA Champions League com Roberto Di Matteo e a UEFA Europa League com Maurizio Sarri.
“Uma das razões com certeza [de ter vindo ao Chelsea]. Estou muito orgulhoso de ser um treinador italiano aqui novamente. Provavelmente há algo entre o Chelsea como clube, como família, e o povo italiano que funciona bem!.”
Embora tenha tido uma reta de temporada forte, o Chelsea passou por grandes dificuldades durante a última campanha, com os torcedores se mostrando bastante irritados com Maurício Pochettino e suas decisões.
Enzo Maresca falou sobre a importância de criar uma conexão com os torcedores, especialmente em Stmaford Bridge.
“Neste momento, quando você entra em um clube, você tenta analisar o que o clube e a equipe precisam melhorar e fazer as coisas certas. Para mim, está claro que precisamos criar o mais rápido possível a mentalidade e a cultura certas, uma cultura da qual os torcedores possam se orgulhar. Isso é muito importante.”
“Vamos tentar ser uma equipe agressiva com a bola e sem ela e temos de criar essa ligação entre os torcedores e o clube, sobretudo em casa.”
“Quando você tem sua própria torcida por trás do time pressionando, é como jogar com 12 jogadores e é isso que temos que criar aqui.”
Enzo Maresca enfrentou o Chelsea no comamdp do Leicester City na última temporada pela FA Cup, sendo eliminado pelos Blues. Maresca falou sobre o sentimento de sair do túnel de Stamford Bridge, mas agora como treinador do Chelsea.
“Como eu disse, vou me sentir muito orgulhoso. Considero o Chelsea um dos maiores clubes do mundo, então vou me sentir muito orgulhoso disso.”
Alguns jogadores retornaram à Cobham para iniciar os trabalhos de pré-temporada. Maresca ressaltou a importância de conhecer seus novos jogadores.
“É muito importante porque precisamos nos conhecer. Já sinto que conheço todos eles, para ser honesto, porque assisti a muitos jogos nas últimas duas ou três semanas. Então sinto que conheço todos eles.”
“Mas é sempre diferente quando você passa o dia a dia com a pessoa. Você pode vê-los através dos jogos, mas quando você passa o dia a dia com os jogadores, com os seres humanos, as pessoas, você recebe um tipo diferente de sentimento.”
“Então, é muito importante começar na segunda-feira e estou muito animado.”
Finalizando a entrevista, Enzo Maresca mandou um recado para os torcedores do clube diante de uma nova temporada.
“Basta confiar no processo, confiar na ideia, estar por trás da equipe. Com certeza vamos aproveitar a viagem. Como em todos os clubes, para todos os treinadores, não será fácil porque nada é fácil. Mas com certeza, vamos aproveitar a nossa jornada.”