Enzo Maresca concedeu na noite da última terça-feira (23/07) a sua primeira entrevista coletiva em solo norte americano.
Antes do primeiro confronto do Chelsea pela pré-temporada 2024, contra o Wrexham da League One, Enzo Maresca esteve frente a frente com a imprensa, e comentou sobre a situação de Enzo Fernández, entre outros assuntos.
“É ótimo que o jogador [Enzo Fernández] tenha feito a declaração para se desculpar. O clube fez o mesmo. Não há algo a acrescentar à situação. É claro e esclarecido.”
“Acho que não [não haverá problemas no retorno de Enzo Fernández], para ser honesto. No final, são todos seres humanos, não há má intenção de nenhum deles. Não acho que quando Enzo voltar, teremos problemas. O jogador e o clube esclareceram a situação.”
A mudança no estilo de jogo do Chelsea com Enzo Maresca deve ser notada, principalmente se compararmos com a última temporada. O treinador italiano falou sobre a conexão que será necessária com os torcedores e o estilo que será aplicado em campo.
“É sempre importante ter uma conexão com os torcedores. Os torcedores em todos os lugares. A filosofia é bastante clara, tentaremos dominar o jogo. Tentaremos manter a bola o máximo que podemos. No geral, isso é um pouco da ideia, ser agressivo com e sem a bola.
Reece James ficou grande parte da última temporada ausente por conta de uma lesão, sendo desfalque importante. Enzo Maresca espera poder contar com o capitão, destacando sua liderança e responsabilidade.
“Com certeza, [Reece] James será um dos capitães. Ele já foi no passado. Quero que ele volte a ser um dos líderes desta equipe. Gosto de jogadores que assumem responsabilidades.”
O Chelsea foi a equipe que mais sofreu com lesões na última temporada no futebol inglês, com mais de 50 lesões durante a campanha 23/24.
Apesar do histórico negativo da última temporada, Enzo Maresca acredita que será possível administrar melhor a ocorrência das lesões.
“Eu sempre digo o mesmo, é difícil julgar a situação quando você não está dentro dela. Eu não sei que tipo de problemas eles tiveram. Felizmente, começamos há duas semanas e não tivemos muitos problemas. Também tentaremos administrar isso.”
Muitas críticas e dicsussões surgiram quando foi revelado a ausência de Trevoh Chalobah no grupo da pré-temporada nos Estados Unidos, com o clube praticamente colocando o zagueiro formado em Cobham à venda.
Sem entrar em polêmicas, Enzo Maresca admitiu ser uma decisão difícil e destacou suas opções para a posição no elenco.
“Do meu ponto de vista, é sempre triste deixar jogadores de fora – pré-temporada, elenco, time titular. Eles trabalham todos os dias para o mesmo objetivo. A situação de Trevoh [Chalobah] é bastante clara. Temos Axel [Disasi], Tosin [Adarabioyo], Wes [Wesley Fofana] – que finalmente está de volta – alguns perfis jovens.”
Enzo Maresca deve apostar na mudança de posição de alguns jogadores em campo, com laterais atuando no meio de campo. Ele comentou sobre suas ideias.
“Nessas semanas, tentamos situações diferentes [com a inversão]. Tentamos [Reece] James por dentro. Eu assisti seus jogos contra, não me lembro agora, ele estava jogando como meio-campista. Malo [Gusto] está tentando fazer isso. Marc [Cucurella] pode fazer isso. Vamos tentar situações diferentes.”
“A única coisa que posso dizer é que estou aqui pela mesma ideia e objetivo. Quando você se junta a um clube como o Chelsea, você tem que tentar ganhar troféus, ou pelo menos competir. Quando? Eu não sei. Espero que o mais rápido possível.”
O futebol norte americano tem crescido nos últimos anos, principalmente com a chegada de jogadores renomados como Lionel Messi e Luis Suarez. Enzo Maresca destacou o crescimento do esporte nos Estados Unidos e acredita que o futebol inglês pode contribuir com o crescimento da MLS.
“A MLS – Major League Soccer – está melhorando e crescendo muito, graças a esse tipo de jogador como Messi. Tentamos fazer o nosso melhor quando chegamos aqui, em termos de jogos. Espero que possamos ajudar o futebol dos EUA a melhorar e crescer.”
Christopher Nkunku está pronto para iniciar a temporada com o Chelsea, tentando se estabelecer como um jogador importante do elenco e se livrar das lesões. Enzo Maresca revelou que o francês pode atuar em diferentes posições, não revelando suas ideias iniciais para sua escalação.
“Ele [Christopher Nkunku] pode jogar em qualquer lugar. Ele é um dos jogadores nessas duas semanas que está indo muito, muito bem. Ele está tomando o caminho que queremos jogar. Vamos tentar ter jogadores que possam jogar em posições diferentes [no ataque].”