Enzo Maresca conheceu sua primeira derrota desde que assumiu o comando do Chelsea neste sábado (27/07).
Os Blues enfrentaram e foram goleados pelo Celtic por 4-1 no Notre Dame Stadium, e após a partida o treinador italiano ficou frente a frente com a imprensa.
Durante a coletiva, Maresca destacou a diferença de condicionamento físico de seus jogadores, e o que ainda precisa melhorar antes do início da temporada.
“Como disse, o resultado é sempre importante. Para nós, precisamos analisar o jogo em geral. Acho que com a bola, o time foi 10 vezes melhor do que no jogo contra o Wrexham e isso é importante porque podemos ver a quantidade de chances que criamos no primeiro e no segundo tempo.”
“E sem a bola, com certeza, podemos melhorar as coisas e você pode ver que às vezes confundimos quando precisamos jogar curto, um pouco mais. Faz parte do processo.”
Robert Sanchez fez boas defesas na partida e foi bastante exigido com os pés. Enzo Maresca destacou a importância de sair jogando bem de trás, quando o advesário marca homem a homem.
“Sim, porque eles estavam nos marcando homem a homem. A ideia era tentar encontrar alguma solução atrás, mas é algo que preparamos no quadro tático e não tentamos no treino. A razão é porque estamos tentando muitas coisas e não temos tempo suficiente para tentar de tudo. Começamos há apenas 15 ou 20 dias.”
“Mas quando começamos o jogo, depois de cinco minutos, já tínhamos duas ou três chances. E depois no segundo tempo, até o terceiro gol, o time foi muito bom e criou chances. Não concedemos nenhum chute até os 75 minutos e depois sofremos o gol e foi mais difícil.”
“O que era importante perceber era a diferença entre nós e eles em termos de condição física. Você pode ver que eles já jogaram três ou quatro jogos e começam a temporada em breve. Para nós, você pode ver que lutamos um pouco fisicamente.”
Os jogadores do Chelsea ainda estão desacostumados com as ideias de jogo de Enzo Maresca, deixando isso evidente em vários momentos dos dois primeiros amistosos. O treinador acredita que os jogadores precisam de tempo para evoluir as ideias de jogo.
“Com certeza, precisamos de muitas coisas para melhorar com a bola. Uma das coisas que fizemos mal hoje foi quando a bola não estava sob pressão, para manter a linha alta. Quando a bola não está sob pressão, você precisa sair.”
“Ainda confundimos algumas coisas com e sem a bola. Para mim, é normal neste momento. Estamos tentando fazer algo novo. Mas com certeza, jogo após jogo, treino após treino, vamos estar prontos.”
Raheem Sterling foi uma das primeiras contratações da nova gestão do Chelsea e tem sido muito criticado pelos torcedores nas duas últimas temporadas.
Enzo Maresca comentou sobre o trabalho do jogador nos treinos e as alternativas tentadas nos primeiros jogos.
“Raheem [Sterling] está trabalhando bem desde o primeiro dia. Estamos apenas tentando algo diferente. Outro dia com [Tyrique] George e hoje com Misha [Mudryk]. É só para ver as coisas. Não é nenhuma razão pela qual Raheem não estar entre os titulares, é apenas para ver as coisas.”
“Carney [Chukwuemeka], por exemplo, começou outro dia e começou hoje. Lesley [Ugochukwu] estava dentro, Angelo estava dentro; só para ver todos eles. Só por isso.”
Marc Guiu teve bons momentos nas partidas, mas pecou nas tomadas de decisão em campo. Contratado como uma das promessas do FC Barcelona, o jovem atacante permanecerá no elenco para a temporada de acordo com Enzo Maresca.
“A ideia com Marc [Guiu], com todos os jovens jogadores, é dar uma olhada agora durante a pré-temporada e depois tomar uma decisão completa. Acho que Marc está indo bem e ele é um dos caras neste momento que vai ficar conosco e não vai a lugar nenhum.”
O Chelsea estreia na temporada da Premier League em três semanas, e até o momento pouco foi apresentado em campo. No entanto Enzo Maresca disse que seus jogadores estarão preparados para enfrentar o Manchester City na rodada de abertura da competição.
“Com certeza estaremos prontos para esse jogo [vs Man City na PL] ou pelo menos vamos melhorar as coisas para esse jogo. Mas não estou pensando para o primeiro jogo oficial, o que está tudo bem. É um pouco difícil.”
“O resultado é sempre importante, mas neste momento precisamos julgar e analisar coisas diferentes. Com a bola criamos chances, sem a bola provavelmente sofremos demais e isso é algo que precisamos melhorar.”
O Chelsea está próximo de anunciar as contratações do defensor Aaron Anselmino do Boca Juniors e do goleiro Filip Jorgensen, do Villarreal.
Maresca não quis entrar em detalhes, mas deu sinais de que ambos estão próximos do clube.
“Não. A única coisa que posso dizer é que eles [Anselmino e Jorgensen] ainda são jogadores do Boca Juniors e jogadores do Villarreal. No momento em que eles chegarem, faremos alguns comentários, mas neste momento, eles ainda não são nossos jogadores, então veremos.”
“Eu conheço os dois. E os dois são muito bons.”
Cole Palmer, Marc Cucurella e Conor Gallagher não viajarão aos Estados Unidos para a pré-temporada e se juntarão ao elenco já na Inglaterra.
Enzo Maresca confirmou a data de retorno dos jogadores, que são peças importantes do elenco.
“Não, nenhum deles está vindo. Eles estão de férias. Eles merecem. Eles terminaram mais tarde com a Inglaterra e a Espanha [na final da Euro]. Eles vão se juntar a nós em 6 de agosto, provavelmente, Marc [Cucurella] é o único que vem a Cobham alguns dias antes. O resto ainda está de férias e merece.”