Wesley Fofana chegou ao Chelsea como uma grande contratação, no entanto as lesões têm atrapalhado sua carreira nos últimos anos.
Fora durante praticamente toda a temporada 2023/2024, o francês voltou aos gramados para a pré-temporada dos Blues, atuando nos três amistosos até aqui por 45 minutos.
Tendo entrado em campo anteriormente em maio de 2023, contra o Wrexham, o jogador ficou longe dos gramados por mais de 400 dias.
Em entrevista exclusiva ao site do clube, Fofana falou sobre o seu processo de recuperação e seu retorno aos gramados depois de tanto tempo.
“A parte mais difícil foi tentar esquecer tudo sobre minha lesão e tentar não pensar no meu joelho. Eu tive que tentar não ter medo e tentar me concentrar no jogo. Depois de muito tempo sem jogar e em um grande campo, foi difícil.”
“Mas é uma sensação boa. Depois de mais de um ano, gostei muito. Foi um pouco estranho, mas é bom estar de volta. Agora tenho que continuar trabalhando duro e tentar garantir que não tenha mais lesões como essa novamente.”
Fofana voltou para a pré-temporada passada, porém sofreu um novo revés. Exames revelaram então que ele precisaria de uma cirurgia de reconstrução no ligamento cruzado anterior, o que o tirou dos gramados por longo tempo.
De volta aos gramados para treinos livres em dezembro de 2023, Fofana voltou a sentir dores no outro joelho, o que revelou ser uma lesão no menisco, acabando com qualquer chance de um retorno na última temporada.
“Fiquei muito triste porque trabalhei muito e estava muito perto, mas, novamente, tive que fazer uma cirurgia e fazer o trabalho de reabilitação e foi um longo processo.”
“Mas esta é a vida de um jogador de futebol. Às vezes você está no topo e às vezes terá 12 meses muito ruins como eu tive. Mas o mais importante é o futuro e trabalhar duro para voltar a um alto nível.”
“Foi muito difícil na cabeça porque eu sabia que não iria jogar por muito tempo novamente e você começa a pensar em tudo, mas mudei meu foco para trabalhar duro para poder voltar o mais rápido possível.”
“Eu me mantive forte e o mais importante era permanecer forte na minha cabeça. Trabalhei duro para voltar e toda a equipe – a equipe e os jogadores – me ajudou e me apoiou durante o que foi uma longa temporada. Eu realmente apreciei o apoio do clube.”
Durante seu processo de recuperação, Wesley Fofana esteve muito próximo de outros três jogadores que sofreram lesões graves na última temporada: Reece James, Romeo Lavia e Christopher Nkunku.
Ele revelou a importância de ter amigos e o apoio durante o difícil processo de recuperação e volta aos gramados.
“É muito bom ter amigos assim. Eles não são apenas companheiros de equipe, eles são amigos – porque eles realmente me ajudaram.”
“Eu tive meus momentos em que estava para baixo, mas tentei manter meu sorriso e manter as boas vibrações para a equipe porque sou assim.”
“Quando eu estava com o grupo na temporada passada, não estava treinando e me senti um pouco triste, mas ainda tentei trazer boas vibrações com o grupo. Tento sorrir muito porque é bom para a equipe.”
“Você começa a olhar para o mundo de maneira diferente. Durante minha recuperação, eu estava abrindo minha mente para muitas coisas.”
Wesley Fofana e Romeo Lavia iniciaram suas preparações antes do início da pré-temporada em Cobham.
Ele revelou conversas com Enzo Maresca, novo treinador da equipe, e admitiu que encontrou dificuldades nos primeiros treinamentos.
“Conversamos muito [Eu e Enzo Maresca]. Com certeza, o primeiro treinamento foi difícil para mim. Ele me disse que é um processo longo e não é que você treine por um dia e depois esteja em forma.”
“Ele me deu muita confiança e é bom. O estilo do treinador é diferente, com certeza, mas a equipe reagiu bem a isso. Entendemos tudo e é para isso que serve a pré-temporada: experimentar muitas coisas e entender a estratégia e as táticas.”
“Acho que estamos em um bom lugar. Há um bom processo e espero que esta seja uma boa temporada para nós.”
“O técnico disse em sua primeira reunião: ‘Somos o Chelsea e o Chelsea vence’. É importante que todos tenham isso em mente.”
“Quando você olha para a nossa equipe, o sucesso é tentar vencer o máximo possível. Quando você vê o time, o treinador, o clube… este é o Chelsea. Todos os anos tentamos vencer.”
“Na temporada passada houve complicações, mas temos uma equipe jovem, acho que nesta temporada o objetivo para nós é diferente. Não sei se vamos ganhar tudo, mas vamos tentar. Treinamos todos os dias para fazer isso.”
Olhando para o futuro, Wesley Fofana revelou estar buscando ir passo a passo e se preparar para ter uma temporada longe das lesões.
“Estou me concentrando no futuro, dia a dia e passo a passo. Meu objetivo agora é apenas preparar meu corpo para a temporada, ganhar alguns minutos e depois ficar em forma. Depois de um longo período como este, é importante apenas jogar. Continuar treinando, continuar jogando minutos e tentar ajudar o time a ter sucesso.”
“E aproveitar também, porque a temporada passada foi muito difícil para mim. Espero ter uma longa carreira e quero ficar em forma, dar tudo pelo clube e espero que as coisas melhorem para mim.”