No primeiro confronto contra uma equipe da elite do futebol inglês, o Chelsea de Enzo Maresca saiu derrotado. Com dois gols em cada tempo, o Manchester City saiu vitorioso no confronto, mesmo com os dois gols marcados por Raheem Sterling e Noni Madueke.
Após o apito final no Ohio Stadium, o treinador Enzo Maresca conversou com a imprensa e deu sua visão sobre o confronto deste sábado.
“Um jogo muito estranho para ser honesto, porque planejamos o jogo e acho que o plano era bom em termos da maneira como queríamos atacar e defender. No primeiro tempo, exceto nos primeiros cinco minutos, quando sofremos dois gols, o time foi bem.”
“Mas é um jogo estranho porque você planeja o jogo de uma maneira, depois sofre dois gols e isso muda a dinâmica. O que posso dizer sobre o primeiro tempo? A equipe foi boa com a bola, criando algumas chances, encontrando os jogadores certos e os espaços certos.”
“Tivemos falta de qualidade no último terço, especialmente no um vs um em ambos os lados. De um lado, com o Malo [Gusto], esperávamos isso e, do outro lado, podemos fazer um pouco melhor. Esta é a análise do jogo.”
Os laterais são peças importantes do esquema utilizado por Enzo Maresca, com Reece James e Malo Gusto desempenhando papeis importantes.
Questionado se tinha no elenco os laterais certos para fazer seu estilo de jogo funcionar no Chelsea, Enzo Maresca continuou.
“Sim, sim, sim, absolutamente. Hoje tentamos algo diferente do lateral por dentro. Malo [Gusto] estava indo mais alto e Kiernan [Dewsbury-Hall] dentro – algo diferente. Com certeza, não gostamos de perder jogos, mas meu foco principal para mim é ver coisas, coisas diferentes e tentar estar pronto para os jogos oficiais no início da temporada.”
O Chelsea cometeu muitos erros na partida, erros que custaram três gols marcados por Erling Haaland, sendo dois no primeiro tempo e um no segundo.
Enzo Mareca comentou sobre os erros cometidos por sua equipe na partida.
“Às vezes quando dizemos algo, soa como uma desculpa, então eu não quero dizer isso, mas com certeza, o tom não ajuda. Com a maneira como gostamos de jogar, o campo precisa ser rápido, mas estava desacelerando.”
“Neste momento, precisamos aprender coisas. Provavelmente mais do que os gols que sofremos, precisamos aprender que quando você sofre um, não pode sofrer um e depois de dois minutos outro. Isso é algo que acabei de dizer aos jogadores, precisamos aprender. Quando sofremos um, precisamos nos tornar mais fortes para não sofrermos outro.”
“É por isso que eu disse neste momento, às vezes precisamos entender um pouco melhor quando voltamos, quando jogamos com ou sem a bola, esse tipo de coisa. Depois de três ou quatro semanas, é completamente normal. Além dos primeiros quatro ou cinco minutos, o jogo, para mim foi bom.”
Ben Chilwell não foi utilizado na partida contra o Manchester City, em meio a rumores de um possível interesse do Manchester United e dos desempenhos aquém do esperado pelo jogador.
Enzo Maresca explicou a ausência do jogador entre os titulares neste confronto.
“A razão é porque neste momento eu preciso ver as coisas. Com a bola, Kiernan [Dewsbury-Hall] estava na posição que costumava jogar, como meia-atacante esquerdo. Então atacamos um pouco mais com Malo [Gusto]. Mas, como eu disse, neste momento há coisas que preciso ver pelo resto da temporada.”
Raheem Sterling entrou bem no segundo tempo, dando amplitude pra equipe em campo e contribuindo com o primeiro gol da equipe no jogo.
Na coletiva o treinador explicou o papel de Raheem Sterling, deixando claro seu posicionamento em campo.
“A posição de Raheem, para mim, é um ponta, a posição em que ele estava nos primeiros quatro jogos conosco. Não o vejo em outra posição. Em qualquer jogo, isso pode acontecer quando precisamos usá-lo em uma posição diferente. Com certeza, ele é um dos nossos jogadores importantes, junto com os demais.”
“Neste momento, às vezes ele está jogando desde o início, às vezes ele vai vir do banco. O importante é darmos a ele minutos, e ele está indo bem.”
O Chelsea tem pecado nas tomadas de decisão nos primeiros jogos, sendo um reflexo da equipe nos últimos anos.
No entanto Enzo Maresca revelou não estar preocupado com isso no momento de aprendizagem dos jogadores ao novo estilo de jogo.
“Não estou preocupado [com as tomadas de decisão] porque precisamos de tempo para entender os momentos. É apenas sobre quando você sofre e está em campo, você precisa conversar um com o outro e dizer: ‘Pessoal, nós sofremos’ e tentar se organizar um pouco.”
“Isso é exatamente o que eu disse. Após o segundo gol, chamei Reece [James] para o banco e disse a ele: ‘Ok, agora começamos o jogo e tentamos fazer as coisas de uma maneira diferente porque sofremos dois gols’. Se você revisar o primeiro tempo, além dos primeiros cinco minutos, nada a dizer.”