Aconteceu nesta sexta-feira (16/08) em Cobham a entrevista coletiva do treinador do Chelsea, Enzo Maresca, antes da estreia da equipe na Premier League contra o Manchester City no domingo.
Contratado para substituir Maurício Pochettino, Enzo Maresca fará sua primeira partida oficial pelo clube, contra o atual tetra-campeão da Premier League.
O treinador abriu a coletiva dando atualizações sobre sua equipe e o que espera para o seguimento do processo.
“Estamos indo bem desde o primeiro dia, estamos melhorando as coisas. Começamos há apenas um mês, então é muito cedo para a equipe estar onde eu quero que esteja. Mas estou muito feliz porque em termos de processo, acho que a equipe está à frente de onde eu esperava, então isso é importante. Para mim, jogo após jogo, dia após dia, posso ver que a equipe está melhorando.”
O Chelsea terminou a última temporada na sexta colocação, garantindo uma vaga na fase de play-offs da UEFA Conference League.
O objetivo da equipe nesta temporada é voltar ao top 4 da Premier League e alcançar uma vaga na UEFA Champions League em 25/26.
“Para mim, uma boa temporada seria para que eu pudesse ver dia após dia, mês após mês, uma equipe que está melhorando. Com certeza, com o tempo, vamos fechar um pouco de lacuna entre nós e as equipes que estão acima de nós neste momento.”
Enzo Maresca revelou que todos os jogadores do elenco estão disponíveis, já que apenas o suspenso Reece James está lesionado no momento, além de Conor Gallagher, que aguarda uma definição de seu futuro.
“Temos apenas uma lesão, que é com Reece James. O resto [do elenco] está todo disponível.”
“Não. Conor [Gallagher] está de volta. Ele está treinando neste momento um pouco separado, ele está fazendo alguns exames médicos e alguns treinamentos. Ele não estará envolvido neste jogo porque está tentando encontrar uma solução com o clube, então vamos ver o que acontece.”
Chelsea e Atlético de Madrid negociam a transferência de Conor Gallagher e João Félix, com as negociações ganhando vários capítulos nos últimos dias.
Questionado sobre a situação do jogador e sobre possíveis contratações de João Félix e Victor Osimhen, o treinador disse:
“Ouça, eu já disse muitas vezes, infelizmente essas coisas acontecem todo verão. Às vezes é no Chelsea, às vezes no Liverpool, Arsenal, Bournemouth, Newcastle – todos os clubes têm problemas por causa dos jogadores que querem sair. Isso sempre pode acontecer. Mas no final, sempre termina com todos felizes. Esperançosamente, para Conor, sua situação terminará onde o jogador, o clube, o técnico, todas as pessoas envolvidas; eles estão todos felizes.”
“A única coisa que posso dizer é que eles [João Félix e Victor Osimhen] não são nossos jogadores, então não é correto falar sobre um jogador do Napoli ou um jogador do Atlético de Madrid. Neste momento, o clube sabe exatamente o que eu penso em termos do que precisamos.”
Enzo Maresca foi assistente de Pep Guardiola no Manchester City antes de assumir o cargo de treinador no Leicester City na última temporada.
Perguntado se conhecer o treinador adversário lhe daria alguma vantagem, ele revelou que não.
“Depois de oito ou nove anos juntos, você pode fazer muitas coisas diferentes. Pep [Guardiola] não é um técnico que está sempre fazendo o mesmo, ele está sempre mudando. Para nós, será exatamente o mesmo. Será um jogo difícil, mas emocionante começar contra os campeões.”
“É sempre um bom momento, sempre uma oportunidade de nos mostrarmos contra os campeões. Contra os campeões, mas é contra um clube que está trabalhando com o mesmo técnico nos últimos oito ou nove anos e isso é uma grande vantagem. A mesma coisa aconteceu com alguns clubes diferentes, por exemplo, o Arsenal. Vamos tentar incutir nosso jogo, ganhar jogos e nos fazer felizes, e também os torcedores.”
Os últimos cinco treinadores do Chelsea não venceram seus jogos de abertura da Premier League. Diante do fato, Enzo Maresca admitiu o trabalho a longo prazo dos rivais e as dificuldades que serão encontradas.
“O pior cenário seria seis [risos]. Vamos tentar fazer o nosso melhor para ganhar jogos. Para mim, esta é a minha opinião pessoal, a grande diferença entre nós neste momento e as equipes que estão dominando o futebol inglês, é só uma questão de tempo. Esses clubes trabalharam com o mesmo técnico por oito ou nove anos e aqui estamos há um mês. Com certeza, com o tempo, vamos fechar a lacuna e espero que isso possa acontecer muito em breve.”
Pep Guardiola revelou que o Chelsea precisa dar tempo para Enzo Maresca mostrar os resultados e diante da afirmação do treinador adversário, ele continuou:
“Às vezes parece uma desculpa. Mas no final, no nosso caso, por causa do processo e da ideia, tenho 100% de certeza de que esta equipe está melhorando jogo após jogo.”
Enzo Maresca nunca escondeu a importância dos torcedores para o desenvolvimento de uma relação de décimo segundo jogador com o elenco.
Ele novamente falou sobre essa importância, bem como a de um bom começo de temporada.
“Com certeza, precisamos do apoio deles de qualquer maneira, porque quando você está em campo e pode ouvir o apoio, é como um 12º jogador. Se eles nos apoiarem e forem pacientes, nós os retribuiremos com desempenhos e resultados.”
“Um bom começo é sempre importante, seja você o Chelsea ou outro clube. Estou bastante confiante e relaxado em termos de tempo porque posso ver que a equipe está melhorando.”
O Chelsea possui um elenco com muitos jogadores, muitos destes que devem deixar o clube nos próximos dias e semanas, seja por empréstimo ou de forma permanente.
Enzo Maresca falou sobre seu elenco, revelando que muitos jogadores estão treinando separado.
“Passamos 20 dias na América com 28 ou 29 jogadores, então foi muito bom gerenciar o elenco. Agora temos caras que não fazem parte do elenco e estão treinando separados.”
“No momento, não é difícil também porque se eu começar a pensar que tenho 43 jogadores, não é bom. Acabei de terminar a sessão agora e já estou pensando na sessão de amanhã. É a única coisa que gosto de fazer, controlar.”
Questionado se haveriam muitas saídas nas próximas semanas, Enzo Maresca disse que a resposta está com os diretores esportivos do clube.
“Esta pergunta é para Paul [Winstanley] e Laurence [Stewart]. Eles estão lá tentando encontrar soluções para esses jogadores. Eu não sou o cara para encontrar a solução para esses jogadores, caso contrário, eles terão que me pagar o dobro [risos].”
Enzo Maresca admitiu ser um treinador duro com as táticas, sendo totalmente diferente de Maurício Pochettino, que priorizava os treinamentos físicos com o elenco.
“Do lado de fora, é mais difícil reconhecer. Mas desde que começamos, jogamos de duas maneiras diferentes com a bola. Pela primeira vez contra a Inter, jogamos de forma completamente diferente dos outros amistosos. Tentamos nos adaptar ao outro time, quer eles nos pressionem ou nos ataquem, tentamos nos adaptar e encontrar uma solução.”
O Manchester City precisou mudar sua forma de jogar para se adaptar a Erling Haaland e tirar o melhor do artilheiro. Questionado se o Chelsea precisaria se adaptar para ter Christopher Nkunku como camisa 9, ele disse:
“Se tivermos Nicolas [Jackson] jogando ou Christoph [Nkunku], isso significa que estamos procurando algo diferente. Você não pode pedir o mesmo de dois jogadores diferentes. Eles tentaram se adaptar quando Haaland chegou, mas também Haaland estava com a mente completamente aberta para se adaptar ao City.”
Reece James está fora por lesão e suspensão, sendo novamente desfalque no início da temporada. Enzo Maresca disse não saber se é o mesmo problema da última temporada.
“Eu não sei. Eu sei que ele [Reece james] teve problemas diferentes. Eu não sei.”
O Chelsea sofreu com muitas lesões de jogadores chave na última temporada, comprometendo o trabalho da equipe com Pochettino.
Enzo Maresca falou sobre a situação do elenco, além das discussões obre as constantes lesões da última temporada.
“Depende da lesão. Se for um chute, não é por causa do treinamento, é porque você não tem sorte. Eu não estava aqui no ano passado, então não sei como foi. De um mês de início, tivemos apenas um problema de lesão com Reece.”
“Infelizmente, ele se machucou dois ou três minutos antes de querermos trocá-lo. Administramos a situação muito bem. Contra a Inter, Christoph [Nkunku] não estava jogando desde o início e a razão é porque ele jogou muitos minutos já na pré-temporada em comparação com o ano passado. O mesmo com Wes [Fofana]. Estamos tentando administrar essas situações.”
“Não. Tivemos uma reunião com a equipe médica e expliquei a eles a maneira como gosto de trabalhar. Não conheço o quadro completo do ano passado em termos de lesões, não estava aqui.”
Pedro Neto foi a última contratação do Chelsea, chegando do Wolverhampton Wanderers como uma grande adição ao elenco de Enzo Maresca.
Questionado sobre a possível estreia do camisa 19, Enzo Maresca finalizou a coletiva de imprensa.
“Sua condição física é boa. O único problema com Pedro [Neto] é que ele está aqui há apenas dois ou três dias e precisa entender a maneira como queremos jogar, mas ele está completamente em forma.”