Enzo Maresca explica situações de Raheem Sterling e Ben Chilwell, elogia a chegada de João Félix de novos reforços

-

Enzo Maresca conversou com a imprensa nesta quarta-feira (21/08) antes da partida dos Blues pelos playoffs da UEFA Conference League contra o Servette, da Suíça.

Em meio às notícias das mudanças de Conor Gallagher para o Atlético de Madrid e de João Félix para o Chelsea, Enzo Maresca falou sobre a contratação do português e a saída de Gallagher.

“Em primeiro lugar, porque ele [João Félix] é um bom jogador. Ele é um talento, o clube já o conhece há dois anos. Acho que o bom de João é que ele pode jogar em diferentes posições conosco. Ele pode jogar por dentro, ele pode jogar como um número 9, ele pode jogar por fora.”

“[Risos] Esta pergunta é para os torcedores [o que acharam da saída de Gallagher]. Eu não sei para ser honesto. A única coisa que posso dizer é que não é a partir de hoje. Já faz dias, semanas que o acordo está lá. Já está lá há dias e semanas. Não é nada novo.”

Questionado se João Félix estaria no elenco para enfrentar o Servette, Enzo Maresca confirmou a ausência do jogador, que deve fazer sua estreia apenas no final de semana pela Premier League.

“Ele [João Félix] não está na lista para amanhã.”

Raheem Sterling e Ben Chilwell foram praticamente descartados por Enzo Maresca e seus futuros no Chelsea parecem com os dias contados.

Enzo Maresca confirmou que a dupla está treinando separado do restante do grupo e falou sobre seus futuros. sendo questionado sobre sua postura um tanto “brutal” com os jogadores.

“Neste momento, eles [Sterling e Chilwell] estão treinando separados. A situação com os dois é bastante clara. Não há nenhuma atualização sobre suas situações.”

“Não, porque eles são jogadores do Chelsea. Até que sejam jogadores do Chelsea, eles querem ser jogadores do Chelsea. Temos um grande elenco e é impossível dar a todos os minutos.”

“Se eles estão procurando minutos, então é melhor se eles saírem. Se eles não saírem, então eles têm um contrato aqui e são jogadores do Chelsea.”

“Brutal? Eu não acho. Eu tento ser honesto. Posso repetir novamente se não estiver claro: falei com Raheem antes do jogo do City, disse que ele vai lutar para conseguir minutos conosco e esta é a razão pela qual ele estava fora do time.”

“Com Chilly, eu disse que ele é um cara adorável, mas ele vai lutar por causa de sua posição. Ele vai lutar. Se você definir isso como brutal, cabe a você decidir. Para mim, não é brutal, é apenas honesto.”

Enzo Maresca tem sido bem claro nas suas ideias e posicionamentos. Com um elenco grande, Maresca tem mantido diversos nomes em treinamento separado, deixando no elenco apenas os jogadores que farão parte do elenco principal.

Ele falou sobre como poderia manter o grupo feliz, já que muitos jogadores podem lutar por minutos em campo.

“Acho que é trabalho de todos os treinadores manter todos os jogadores felizes, mas isso é algo quase impossível. Eles treinam todos os dias para ganhar minutos e apenas 11 vão jogar.”

“Alguns deles querem jogar minutos vindo do banco, mas é quase impossível mantê-los felizes. A única coisa que posso dizer é que tento sempre ser honesto com todos eles. O barulho é mais externo, porque estou trabalhando com 21 ou 22 jogadores desde que voltamos dos EUA.”

“Não estou trabalhando com 42 ou 43 jogadores. Você gosta de dizer que temos 42 ou 43 jogadores, mas mais de 15 jogadores estão treinando separados, eles não estão com o time.”

Pedro Neto foi uma grande contratação do Chelsea, tendo um bom impacto em campo na sua estreia contra o Manchester City. Enzo Maresca falou sobre o encaixe do jogador no time titular dos Blues.

“Pedro [Neto] pode jogar como ponta direito, ele pode jogar como ponta esquerdo. João [Félix] pode jogar como meia-atacante, nº 9, como ala. E temos muitos jogos.”

Os jogadores do Chelsea têm recebido contratos bastante longos recentemente. Novamente questionado sobre a duração dos contratos, Maresca foi duro ao dizer:

“Este não é o meu problema. Estou aqui para tomar decisões e decidir o que é melhor para a equipe. Não estou aqui para falar sobre quantos anos de contrato. Não é meu trabalho.”

“Se for um contrato de seis anos ou um contrato de 20 anos, não me importo. Estou aqui apenas para tomar as decisões certas para a equipe. Sobre a situação do contrato, não é meu trabalho.”

O Chelsea vem passando por uma grande mudança de estilo de jogos desde que Enzo Maresca assumiu o comando da equipe.

Maresca falou sobre as mudanças e como espera montar seu elenco para a temporada.

“Já são os primeiros 11 que queremos, já o elenco que queremos, mas os primeiros 11 que tivemos contra o City nem sempre serão os mesmos para a temporada. Repito novamente: não estou trabalhando com 42 jogadores.”

“Neste momento, estou trabalhando com 21 jogadores. A sessão de hoje é com 20 jogadores. A sessão de ontem foi com 21. Mas os outros 15 ou 20, eles estão treinando separados. Nos EUA, tínhamos 26 ou 27 jogadores.”

“Jogadores do Chelsea, sim, 42 ou 43, com certeza, mas eles não estão trabalhando comigo todos os dias. Eu não os vejo, então não é uma bagunça como parece do lado de fora. Absolutamente não.”

Novamente questionado sobre o futuro de Raheem Sterling e Ben Chilwell na coletiva, Enzo Maresca afirmou que não sabe se ambos terão minutos em campo na temporada.

“Veremos. Agora é um pouco cedo. Ainda faltam 10 dias para a janela de transferências. Como eu disse muitas vezes, muitas coisas podem acontecer nos últimos 10 dias, na última semana, então vamos ver.”

O elenco para a disputa da UEFA Conference League é mais curto, no entanto Enzo Maresca não vê problemas para manter seus jogadores.

“Não, não acho que seja um problema. O importante é que cada um deles conheça seu papel. Quando o elenco estiver pronto e tivermos 25 jogadores, eles precisam saber que nem todos serão titulares, todos os 25, é impossível.”

“Neste momento, por exemplo, Wes Fofana está fora, mas isso é porque ele jogou outro dia e por causa de sua lesão de um ano, ele não pode jogar na quinta-feira. Algumas decisões são porque cuidamos dos jogadores.”

Enzo Maresca não teve a oportunidade de contar com Conor Gallgher nem durante a pré-temporada. Perguntado sobre não ter tido a oportunidade de ver o jogador em seu elenco, Maresca disse:

“Neste momento, não é apenas para o Chelsea. Muitos clubes estão vendendo jogadores de suas academias. Isso é muito triste porque todos nós amamos, como eu disse na América, na Itália temos [Francesco] Totti, que jogou pela Roma por 20 anos, era seu time. Todos nós amamos isso.”

“Mas agora, neste momento, as regras são um pouco diferentes e às vezes você precisa vender seus jogadores da academia para ter 100% de lucro. É a situação, mas também as regras estão lá, então precisamos tentar respeitar as regras.”

“Acho que da maneira como queremos jogar, com certeza [podemos substituir Gallagher], infelizmente Romeo [Lavia] no ano passado não estava em forma. Este ano, ele começou muito bem. Ele pode nos dar uma grande ajuda sem a bola. Então temos Enzo [Fernandez], que eu acho que em termos de personalidade e caráter, é bastante forte. Estamos bem.”

Raheem Sterling teve bastante oportunidades durante a pré-temporada, antes de ser deixado de fora da partida contra o Manchester City na rodada de abertura da Premier League.

Enzo Maresca falou sobre a decisão de deixar o jogador fora, afirmando que não foi tardia.

“Não, não foi tardia [a decisão]. Vou te perguntar: quem jogou o primeiro jogo contra o Wrexham como ponta? [Tyrique] George. Quem jogou o segundo jogo como ponta? Misha [Mudryk]. Quem jogou lá novamente [no terceiro jogo]? Raheem.”

“Foi uma chance de ver todos eles. Não apenas dois dias antes da competição.”

“Não estou dizendo que Raheem não é um bom jogador, mas prefiro diferentes tipos de pontas. Esta é a razão pela qual.”

Alguns jogadores treinaram sozinhos, como Conor Gallagher e Raheem Sterling nos últimos dias. Enzo Maresca falou sobre a situação.

“Com certeza não é uma situação confortável. Eu não tenho nenhuma dúvida. Quando eu era jogador, aconteceu exatamente o mesmo comigo, então conheço exatamente 100% o sentimento.”

“Mas também, acho que é bom saber que, se você vai ficar, vai lutar para conseguir minutos. Agora, neste momento, não é a melhor situação. Mas provavelmente em dois dias, em uma semana, 10 dias, pode ser uma situação melhor porque você se muda, você se junta a um clube onde vai jogar mais jogos.”

“[Não fiz] Nada, apenas você tentei encontrar uma solução o mais rápido possível porque quer entrar em um clube, ter uma sessão com mais jogadores e ter mais minutos.”

Reece James sofreu um desconforto antes do retorno da equipe dos EUA e desfalca o Chelsea no início da temporada.

Enzo Maresca confirmou a ausência do jogador, bem como seu status de capitão.

“Reece? Não. Ele ainda está lesionado. Ele está na lista, mas não pode jogar amanhã.”

“Reece é o capitão neste momento. Então temos mais três ou quatro capitães. Estou pensando em nomear mais um ou dois capitães, também para dar-lhes mais responsabilidade em termos de não apenas porque temos 20 ou 21 anos, eles não podem ser o capitão.”

“Alguns deles precisam dar um passo à frente e assumir mais responsabilidades. Por exemplo, um dos caras seria Levi [Colwill]. Ele é um jogador jovem, perfil fantástico, eu amo Levi. Mas acho que em termos de personalidade, se ele for capaz de dar um passo à frente nesse tipo de coisa, ele pode se tornar um jogador mais completo.”

“Acho que outro dia foi bem claro [sobre o vice-capitão]. Reece não estava no último jogo, Enzo estava em campo e ele era o capitão. Enzo é um dos capitães.”

“Quatro ou cinco jogadores [s]ao vice-capitães]. Eu disse no início: gosto que todos sejam corajosos e assumam responsabilidades. Mas, no final, é apenas um deles a ser o capitão de cada jogo.”

O Chelsea busca sua primeira vitória em partidas oficiais com Enzo Maresca. Perguntado sobre a pressão de vencer e o quão embaraçoso seria uma eliminação na UEFA Conference League, Maresca continuou.

“Não, sim. Eu disse que tentamos vencer todos os jogos que jogamos. Outro dia contra o City, a intenção não era não vencer o jogo, tentamos vencer o jogo. Estivemos muito perto de marcar muitas vezes diferentes. Amanhã é um jogo que com certeza vamos tentar vencer, espero que possamos vencer, e começar amanhã vencendo um jogo na competição oficial.”

“[Risos] Pode ser [embaraçoso ser eliminado nos playoffs]! Mas veremos o que acontece amanhã. Veremos o que acontece na próxima semana. Estou apenas, para ser honesto, focado no jogo de amanhã, não pensando no que acontece se não vencermos e esse tipo de coisa.”

O estilo de jogo de Enzo Maresca tem deixado a defesa do Chelsea bastante esposta, com a equipe sofrendo para se defender e concedendo muitos gols. Questionado sobre seu estilo de jogo e a possibilidade de frustrar os torcedores, Maresca disse:

“Eu disse depois do jogo que gosto muito do ambiente no estádio. Às vezes tentamos manter um pouco mais a bola porque não há chance ou espaço para atacar. Nós apenas tentamos manter a bola, mover o adversário e encontrar o momento certo para atacar.”

“Esta é a única razão, mas eu realmente gosto do ambiente do estádio e eles estavam pressionando o time até o fim. Para mim, o ambiente do estádio foi fantástico.”

O Chelsea segue ativo no mercado de transferências, tanto para saídas quanto para novas contratações. Maresca falou sobre a possibilidade de trazer novos jogadores ao elenco.

“Veremos. Como eu disse antes, ainda faltam 10 dias. Infelizmente, como eu disse, ainda faltam 10 dias e tudo pode acontecer. Para nós, em termos de venda de jogadores e também de trazer jogadores. Veremos.”

O Chelsea conta com muitos jogadores treinando separado do grupo principal, com a grande maioria sendo descartada pelo clube no momento. Maresca falou sobre os jogadores que não fazem parte do seu elenco, bem como a união dos seus jogadores no momento.

“Eu não vejo isso para ser honesto. A única coisa que vejo é a maneira como eles trabalham dentro do campo. A maneira como eles trabalham é fantástica, inacreditável. Eu vejo diferentes tipos de coisas para ser honesto.”

“Provavelmente também existem clubes diferentes que talvez não tenham 15 [treinando separado], mas têm quatro, cinco ou seis jogadores que estão na mesma situação. Acho que no final, depois de 10 dias, será muito melhor para todos os clubes – não apenas para o Chelsea.”

Enzo Maresca finalizou a coletiva falando sobre a declaração de Raheem Sterling através de seus representantes no último final de semana, revelando detalhes e o que pode acontecer no futuro.

“Falei com Raheem, um a um, um dia antes do [jogo vs] City e expliquei a ele exatamente a situação. Não vejo Raheem desde depois do jogo. Ele está treinando à parte, como eu disse, mas caso eu me sente com Raheem, direi a ele exatamente as mesmas coisas que já disse a ele. Não tenho nada de novo para dizer a ele porque fui bem claro.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!