Nesta sexta-feira (13/09), Enzo Maresca esteve frente a frente com a imprensa inglesa antes da partida do final de semana contra o Bournemouth.
Os Blues vêm de um empate amargo com o Crystal Palace, desperdiçando a oportunidade de se aproximar dos primeiros colocados na tabela de classificação da Premier League.
Antes do confronto, Enzo Maresca falou sobre o equilíbrio do seu meio de campo, destacando o melhor posicionamento de Enzo Fernandez.
“Acho que é muito, muito difícil na maneira como jogamos encontrar um meio-campista que possa atacar como um meio-campista ofensivo e defender como um meio-campista defensivo. Por exemplo, o Arsenal está usando Declan Rice, jogando com a bola como meio-campista ofensivo e defendendo como meio-campista, o City no passado fez com [Ilkay] Gundogan; atacando como um meio-campista ofensivo e defendendo como um meio-campista de contenção.”
“No nosso caso, estamos tentando encontrar o equilíbrio e encontrar os jogadores que podem nos dar esse tipo de solução. No momento, Enzo [Fernandez] é o único que quando temos a bola está jogando como um meia-atacante e a bola está caindo ao lado de Moi [Caicedo] e tentando nos ajudar com o equilíbrio defensivo.”
“No primeiro jogo, por exemplo, usamos Romeo [Lavia] e Moi como meio-campistas. Enzo está neste momento jogando com a bola como meio-campista ofensivo e sem a bola como meio-campista – e ele está indo muito bem conosco, então a ideia é continuar com isso.”
Embora não seja uma das primeiras opções de Enzo Maresca, o inglês Carney Chukwuemeka foi incluído no elenco para a disputa da UEFA Conference League.
Enzo Maresca falou sobre a situação do jogador, revelando conversas pessoais para definição de seu futuro.
“Eu já disse a ele pessoalmente, e a você na coletiva de imprensa: eu realmente gosto de Carney. O problema é que temos tantos meio-campistas ofensivos que ele vai lutar para encontrar espaço. Por causa de seu passado, em termos de lesões, a melhor coisa a fazer era provar a si mesmo que está em forma e pode jogar 30 ou 35 jogos e depois voltar pra cá.”
“Infelizmente não encontramos nenhuma solução e agora ele é um dos jogadores do nosso elenco e podemos usá-lo.”
Jadon Sancho foi a última contratação do Chelsea nesta janela de transferências e ainda fará sua estreia pela equipe.
Perguntado sobre como vê o jovem inglês sendo utilizado em sua equipe, Maresca disse:
“Eu decido o time titular e depende da sessão de treinamento. Jadon [Sancho] é um dos nossos pontas. Estou vendo exatamente o que eu esperava dele. Ele é um jogador muito bom no último terço, um contra um, qualidade no último terço, então ele é exatamente o jogador que estávamos olhando.”
“É uma questão de encontrar o momento certo para ele e dar-lhe uma chance.”
Romeo Lavia e Reece James foram desfalques para o Chelsea nas últimas partidas por lesão. Embora estivessem como dúvidas para a partida deste final de semana, Enzo Maresca revelou a indisponibilidade dos jogadores.
“Romeo [Lavia] parece muito perto [de um retorno], espero que para o próximo jogo. Infelizmente, Reece [James] precisa de mais tempo.”
O Chelsea vive momentos tensos em seus bastidores, com problemas envolvendo os proprietários e questão de seus relacionamentos.
Embora muito tenha sido revelado pela imprensa, Enzo Maresca revelou estar focado em comandar a equipe dentro de campo.
“Eu disse muitas vezes, tento ser o mais honesto possível. Se eu gastar minha energia com algo diferente, não acho que valha a pena. Meu foco está apenas no jogo de amanhã, para ser honesto.”
“Na última semana, tento fazer exatamente o mesmo; focando na forma como queremos preparar o jogo, da melhor forma. As outras coisas, são coisas que não posso controlar.”
“Falei com Todd [Boehly] quando jogamos contra o City, mais ou menos. Falei com Behdad [Eghbali] dias atrás. Estou falando com os dois, não há nenhum problema. Como eu disse, meu foco é sobre o campo porque é a única coisa que posso controlar.”
O Chelsea contratou vários reforços para a temporada, falhando apenas no acerto de um novo centro-avante.
Apesar da não contratação de um novo camisa 9, Enzo Maresca revelou estar feliz com o seu atual elenco.
“Eu disse depois do jogo contra o [Crystal] Palace que me sinto muito sortudo por termos muitos jogadores que podem jogar em qualquer posição, eles são versáteis e isso é algo que eu gosto.”
“Todos os alvos que estávamos olhando, estão todos aqui. Alguns jogadores que estávamos olhando e que não chegaram é porque queremos jogadores em nossas condições, não em suas condições. Quando encontramos uma solução, é bom, senão eles não chegam.”
Ben Chilwell permaneceu no elenco do Chelsea mesmo com as indicações de Enzo Maresca sobre sua saída.
O treinador confirmou o retorno do lateral ao seu time principal nos treinamentos.
“Ben [Chilwell] agora é provavelmente o único que ainda está aqui. Vamos sentar com ele e encontrar uma solução, porque ele é o único. Ele provavelmente estará de volta conosco em uma sessão de treinamento, veremos, porque agora ele não está treinando conosco.”
“A razão pela qual ele está treinando separado é porque a ideia era que ele saísse, mas como ele não encontrou uma solução, ele provavelmente vai começar a treinar conosco. No momento, se decidirmos isso, ele será um dos jogadores.”
“Ele está bem, não está treinando conosco, mas eu o vi esta manhã. Ele está bem.”
Além da confirmação das ausências de Reece James e Romeo Lavia, o treinador também confirmou a ausência de mais um jogador importante de seu elenco.
“Malo [Gusto] ainda está fora. Ele não está disponível para o jogo de amanhã.”
O Chelsea não tem tido bons momentos em jogadas de bola parada, sendo um dos grandes problemas da equipe neste início de temporada.
Enzo Maresca admitiu a fragilidade da equipe, porém revelou que a equipe também marcará muitos gols no quesito.
“Com certeza, mas também marcamos em lances de bola parada. Então você não precisa apenas observar os gols que sofremos. De agora até ao fim, vamos sofrer golos de bola parada e vamos marcar golos de bola parada.”
“Isso não é porque está funcionando bem ou mal. No futebol, você vai sofrer gols de bola parada, mesmo que seja o melhor em bolas paradas do mundo.”
Novamente questionado sobre a situação entre os proprietários do clube, Enzo Maresca tratou de afirmar que isso não será uma distração dentro de campo para seus jogadores.
“Acho que os jogadores são profissionais o suficiente para entender esse tipo de coisa, são coisas que não podemos controlar. O foco principal para mim é exatamente o foco principal para os jogadores, em campo, precisamos fazer as coisas para melhorar e esse é o principal objetivo para eles, para mim e para todos nós.”
“Não sei se algo vai acontecer, para ser honesto. Eu não tenho uma ideia. A única coisa que posso dizer é que, em termos de futebol, estamos na direção certa e a equipe está melhorando.”
“Usei a pausa internacional para revisar os jogos e esse tipo de coisa. Acho que nos três jogos da Premier League que disputamos, é verdade que sofremos gols, mas também é verdade que sofremos o primeiro chute a gol contra o Palace e esse foi o gol.”
“Contra o City, não concedemos muitas chances e é muito estranho não conceder chances contra o City. Wolves, no segundo tempo, não concedemos nenhum chute. Então acho que estamos na direção certa e isso é o mais importante e o que posso controlar.”
Enzo Maresca teve vários jogadores em treinamento durante a Data FIFA e aproveitou para seguir implementando suas ideias de jogo.
Ele revelou situações nas quais trabalhou com o grupo que permaneceu em Cobham.
“Por exemplo, usamos essa pausa internacional para tentar algo novo para o futuro que provavelmente podemos usar. Também fizemos algum trabalho defensivo para encontrar o equilíbrio.”
“Isso não significa que não estamos defendendo bem porque, na minha opinião pessoal, no primeiro jogo contra o City não sofremos muito, no segundo jogo, além dos últimos 20 minutos do primeiro tempo, não sofremos nada e no último jogo contra o Palace ficou claro que merecíamos vencer o jogo.”
“Eu tento me concentrar nessas coisas. O objetivo principal é melhorar os jogadores. Melhorando os jogadores, você provavelmente vai melhorar o time.”
Muito foi-se falado sobre o tamanho do elenco do Chelsea, gerando vários memes na internet acerca do assunto.
Com um elenco atual de 24 jogadores no time principal, Enzo Maresca revelou estar feliz com o tamanho do seu grupo de jogadores.
“Neste momento temos 24 jogadores, é um elenco bastante normal. Eu disse muitas vezes, mesmo no começo eu estava trabalhando com 25 ou 26, nunca com 40 jogadores.”
“Então, em termos de elenco, eu já disse muitas vezes que gostava muito do elenco do Chelsea antes de entrar no clube e quando entrei no clube, fizemos algumas coisas e acho que fazendo algo mais em janeiro e no próximo verão, teremos exatamente o elenco que estamos olhando para o futuro.”
Nicolas Jackson assinou uma extensão de contrato com o Chelsea, se comprometendo com o clube até junho de 2033.
Maresca revelou estar satisfeito com a renovação do atacante que foi o vice-artilheiro na última temporada.
“Muito feliz. Em primeiro lugar, porque ele [Nico Jackson] está indo muito bem. Desde que entrei no clube, ele está trabalhando duro com a bola e sem a bola. Ele é o tipo de jogador que sempre marcará gols. Conosco, nos três primeiros jogos da Premier League, ele já deu algumas assistências, marcou gols. Muito feliz por Nico e também por nós.”
Finalizando a coletiva, Enzo Maresca revelou a importância do equilíbrio de ser uma equipe técnica e física para evoluir na Premier League.
“Com certeza. Hoje, se você quer competir, precisa encontrar o equilíbrio certo entre o lado técnico e o lado físico. Man City, Arsenal e também Liverpool, eles são fisicamente fortes, mas nós também estamos lá.”