Enzo Maresca esteve frente a frente com a imprensa nesta terça-feira (24/09) após a vitória por goleada em cima do Barrow AFC.
Os Blues não encontraram dificuldades para eliminar a equipe da League Two, a quarta divisão inglesa, garantindo vaga na quarta rodada da League Cup.
Após a partida, Enzo Maresca revelou seus pensamentos sobre o resultado e classificação.
“Muito feliz com o desempenho, com o resultado. Fizemos muitas mudanças, mas a ideia da equipe era exatamente a mesma. Este tem que ser um dos nossos objetivos, não importa como vamos jogar, é importante que a identidade da equipe esteja sempre presente.”
“Esse tipo de jogo, estou sempre muito preocupado porque são jogos complicados. O futebol está cheio desses jogos, onde você subestima o outro time; você sofre gols e concede chances, mas esta noite acho que o desempenho foi muito bom e mostramos o quão sérios somos.”
Questionado sobre a possibilidade de fazer 11 alterações em sua equipe com a quantidade de jogos a serem disputados na temporada, Maresca continuou.
“Depende um pouco também do momento da temporada. Às vezes você pode ter lesões e diferentes tipos de problemas. Neste momento, estamos com todos disponíveis, exceto Romeo [Lavia] e Reece [James], então, se tivermos a chance, tentamos compartilhar minutos com todos eles.”
Pedro Neto marcou o quarto gol do Chelsea na partida, sendo o seu primeiro com a camisa dos Blues.
Maresca revelou estar feliz com a meta do português pelo clube.
“Feliz. Feliz pelo Pedro, feliz pelo Christo [Nkunku] e pelo João [Felix], por todos eles. Todos eles merecem jogar desde o início na Premier League, mas não estão jogando neste momento. Mas a maneira como eles se arriscam quando lhes damos minutos é fantástica.”
“Não importa se são cinco minutos, 45 minutos ou 90 minutos, eles estão todos prontos e isso é o mais importante.”
O jovem Tyrique George desperdiçou uma grande chances de marcar com a camisa do Chelsea, no que seria o quinto gol da partida.
Apesar do fato, Maresca revelou estar feliz com a atuação do jovem contra o Barrow.
“Fiquei feliz com ele [Tyrique George] e Josh [Acheampong]. Achei que os dois se saíram muito bem. Esses tipos de jogos, para eles é importante ser corajoso, não ser tímido. Não importa se eles cometem erros – tudo bem.”
“Tyrique [George] perdeu uma chance, então ele criou outra para si mesmo. Então eu realmente gosto de Josh, a maneira como ele se mostrou com a bola; ele entrou, foi corajoso, teve personalidade. Feliz por ambos.”
Ben Chilwell ganhou uma oportunidade vindo do banco de reservas, e Enzo Maresca falou sobre a situação do inglês no clube.
“Além disso, muito bom. Não foi fácil para Chilly. Ele não teve nenhum minuto nesta temporada, mas mostrou que está lá, está pronto e trabalhando bem. Não há nenhum problema. Se tivermos uma chance, daremos a ele mais alguns minutos nos jogos.”
“Sim, foi planejado. No primeiro tempo, Malo [Gusto] entrou naquele lado e no segundo tempo, fizemos o mesmo, mas no lado esquerdo com Chilly dentro. Mas já estava planejado.”
O Chelsea enfrenta o Brighton no final de semana pela Premier League e Enzo Maresca falou sobre a importância de escolher seu time titular para a partida, além de falar sobres suas táticas e mensagem para os jogadores.
“Sim, mas isso é o mais importante para mim que eles dificultem minha escolha, o que significa que todos estão indo bem e este é o ponto-chave e precisamos continuar fazendo isso.”
“Antes do jogo, pedi aos jogadores que, mesmo sendo o time mais jovem da Premier League, mostrassem o quão sérios somos comigo, mas também enviassem uma mensagem de que, sim, somos jovens, mas somos sérios e queremos competir.”
“Tentamos nos preparar, como eu disse desde que entrei no clube, preparamos o jogo de acordo com a forma como o outro time está defendendo ou atacando, então tentamos encontrar uma solução. Contra o [Crystal] Palace era um plano, hoje era outro plano.”
“Hoje, no primeiro tempo, Malo [Gusto] e [Ben] Chilwell estavam jogando como meio-campistas ofensivos com a bola para criar uma sobrecarga em alguma parte do campo para que o cara com a bola tivesse mais opções para passar, não apenas uma, então ele pode decidir. A ideia é dar a eles mais soluções e então eles decidem.”
Nicolas Jackson e Christopher Nkunku vivem bom momento na temporada, com ambos disputando uma posição no time titular. Com Jackson como prioridade no momento e Nkunku vindo do banco de reservas, Enzo Maresca revelou que ambos podem atuar juntos.
“É difícil julgar porque no ano passado eu não estava aqui. A única coisa que posso julgar é que ambos estão indo muito bem. Não só porque eles marcam, mas porque trabalham sem a bola. A maneira como eles se sacrificam pela equipe.”
“Isso é muito importante para eles. Este é um bom problema quando você tem dois atacantes que continuam marcando. Infelizmente, Marc Guiu não está marcando no momento, mas espero que em breve ele possa. É bom que você possa decidir qual deles e, como eles estão em um bom momento, podemos usá-los.”
“Pode ser. Mas o problema é o equilíbrio defensivo. Podemos pensar em colocar com Nicolas, Christo, João, Cole Palmer, Noni, fantástico! Mas então quem está defendendo? Eu e você? Eu gostaria de colocar todos eles porque eu realmente gosto de futebol e eu realmente gosto de manter a bola, mas o problema é quando você perde a bola e então você tem que defender. Nem todos eles podem defender no mesmo nível.”