Neste domingo (20/10) o Chelsea enfrenta o Liverpool em Anfield Road pela Premier League e Enzo Maresca conversou com a imprensa nesta sexta-feira sobre a partida do topo da tabela.
Após a pausa para a data FIFA, o Chelsea busca reencontrar as vitórias, já que ficou no empate com o Nottingham Forest na última rodada.
Na coletiva, Maresca revelou não haver nenhuma baixa no elenco por lesão, além de comentar sobre as alterações forçadas por suspensão que terá que fazer para enfrentar os Reds.
“Não. Finalmente estamos todos disponíveis. A menos que os suspensos.”
“Sim, não é um problema. Eu disse desde que começamos: estou muito feliz com o elenco, muito feliz com os jogadores que estamos usando. Desde que começamos, tentamos compartilhar os minutos com toda a concorrência. Temos dois jogadores suspensos e vamos encontrar jogadores diferentes que possam jogar.”
Reece James se recuperou de uma lesão que o tirou dos gramados nas primeiras rodadas da temporada, com Enzo Maresca confirmando seu retorno.
“Ele [Reece James] está finalmente disponível. Ele trabalhou conosco durante a pausa internacional. É uma boa notícia, especialmente para ele, porque estar lesionado não é uma sensação boa. Finalmente, ele está de volta.”
“É complicado quando você se machuca, se machuca, se machuca novamente. Não é fácil, então você está sempre procurando uma solução. Provavelmente a solução com Reece é a mesma solução que estamos usando com Romeo [Lavia] e Wes [Fofana] em termos de usá-los apenas uma vez por semana, em um jogo, porque provavelmente neste momento, por diferentes razões, o corpo de Reece não pode jogar duas vezes por semana. Uma das soluções é provavelmente tentar gerenciá-lo da mesma forma que estamos fazendo com Wes e Romeo.”
O Chelsea terá uma sequência difícil de partidas e tentará se provar para se manter entre os quatro primeiros colocados da Premier League.
Enzo Maresca falou sobre a complicada sequência de partidas da equipe na competição.
“Acho que é um jogo especial para todos os clubes. Liverpool é um ambiente agradável, fantástico, e estamos animados para jogar esse tipo de jogo. Mas, ao mesmo tempo, todos os jogos que jogamos até agora, nenhum deles foi fácil.”
“Todos os jogos da Premier League são difíceis, não são fáceis. Vamos tentar o nosso melhor, preparar o jogo da melhor maneira possível e tentar somar pontos.”
O ex-treinador do Chelsea, Thomas Tuchel foi nomeado treinador da seleção inglesa, substituindo Gareth Southgate. Enzo Maresca foi questionado sobre a nomeação do alemão como treinador do English Team, além da tentativa de tirar membros da comissão técnica para levá-los à seleção.
“Eu apenas digo: Tudo de bom para Thomas [Tuchel] e nada mais. Acho que se as pessoas responsáveis decidem por ele, acho que é porque estão convencidas. Não sou eu quem julga se ele está certo ou errado. Tudo de bom para ele, sua equipe e nada mais do que isso.”
“Eu sei que um deles [membros da minha comissão] foi abordado; um dos analistas. Estamos bastante abertos para que as pessoas saiam e se arrisquem, caso queiram aproveitar. O outro, Hilario, ouvi alguma coisa, mas ainda não houve nenhuma abordagem.”
“Esta é a única coisa que sei. Temos a mente aberta em termos de permitir que as pessoas se arrisquem e também estamos felizes em manter as pessoas que querem ficar e, se quiserem, podem ir.”
Moises Caicedo tem sido um jogador importante pro Chelsea neste início de temporada. Enzo Maresca foi questionado sobre como está ajudando o meio campista a se adaptar e melhorar como jogador dos Blues neste início de temporada.
“Eu não sei. Isso é mais uma pergunta para ele [Moises Caicedo]. Eu realmente acredito que para melhorar como equipe, você precisa melhorar os jogadores. Estamos tentando, não apenas com Moi, mas com todos os jogadores, dedicar tempo a eles, passar tempo com eles, para trabalho extra quase todos os dias. No final da sessão, mantemos os jogadores para trabalho extra e Moi é um dos jogadores.”
“Estamos felizes com a maneira como ele está jogando. Não tínhamos dúvidas sobre ele como jogador ou pessoa e estamos muito felizes com ele no momento.”
Jadon Sancho vem fazendo um bom início de temporada com o Chelsea, deixando as dúvidas em sua contratação para trás. Enzo Maresca elogiou o desempenho e atitude do jogador, além de afirmar que se trata de um jogador especial.
“Jadon [Sancho] está indo bem. A única coisa que ele precisa fazer é continuar da mesma maneira; trabalhar duro todos os dias e, como eu disse muitas vezes, com certeza ele vai nos ajudar porque realmente acreditamos que ele é um jogador especial, mas a única maneira de confirmar isso é trabalhar duro todos os dias e nunca ser feliz, sempre ser ambicioso e querer mais e mais.”
Após a saída de Jurgen Klopp ao final da última temporada, o Liverpool teve um excelente início de campanha com seu novo treinador, Arne Slot.
Diante da partida contra os Reds, Enzo Maresca elogiou o início de campanha do rival.
“Eles estão indo muito bem. Jogadores muito bons, treinador muito bom, clube muito bom – acho que eles estão fazendo um trabalho fantástico. Já faz muitos anos que o Liverpool está lá. Eles continuam a fazer isso e isso é algo muito, muito importante para eles.”
Falando novamente de Reece James, Enzo Maresca comentou sobre a opção do jogador atuar apenas uma vez por semana, para preservar sua forma física.
“Neste momento, esta pode ser a solução. No futuro, eu não sei. Mas se quisermos construir algo com ele em termos de condição física, então provavelmente a solução é permitir que ele vá devagar e o usar uma vez por semana e, em seguida, espero que no futuro possamos usá-lo mais durante a semana. Neste momento, precisamos pensar em usá-lo uma vez por semana.”
“É difícil [com Malo Gusto jogando bem], mas ao mesmo tempo é bom porque você sabe que um deles, o que eu escolhi, vai se sair bem. Esta é uma sensação boa.”
Ben Chilwell não tem sido uma unanimidade para Enzo Maresca, que revelou que o jogador está doente e ausente do elenco para domingo.
“Chilly [Ben Chilwell] é um dos nossos jogadores. Infelizmente, nos três ou quatro dias anteriores, exceto ontem, ele estava doente, então não teve nenhuma sessão. Vamos ver como ele está hoje e amanhã.”
O Chelsea terá um grande teste contra o Liverpool neste domingo, sendo um duelo contra o líder da Premier League.
Enzo Maresca falou sobre a abordagem para a partida deste final de semana, além de ressaltar que a equipe ainda passa por um processo.
“Vamos abordar o jogo sem pensar onde estamos, vamos abordar tentando preparar o jogo da melhor maneira. Mas não é esse jogo que vai definir onde estamos.”
“Se vencermos, resolvemos o problema, se perdermos, é apenas um processo, apenas um jogo. Vamos tentar o nosso melhor para nos prepararmos para o jogo.”
“Não [não prefiro que a partida seja em outro momento]. Para eles, é mais ou menos o mesmo. A única diferença é que eles jogam em casa. Tentamos nos adaptar ao jogo.”
O início de campanha do Chelsea com Enzo Maresca tem sido promissor, com a equipe apresentando um padrão de jogo e sendo mais consistente em campo.
O treinador auto-avaliou seu trabalho na equipe até aqui, revelando estar feliz com seu atual elenco de jogadores.
“Muito feliz porque o que eu esperava em termos de jogadores, nível e estilo, posso ver claramente que está lá. Eu já disse muitas vezes: não importa quem jogue, você pode ver claramente a maneira como queremos jogar. Com certeza, há jogos que podemos fazer melhor, mas neste momento é normal porque começamos há dois ou três meses.”
“O clube é um dos melhores clubes do mundo e estou muito animado e com muita sorte de compartilhar meu tempo com este time. Estou muito feliz.”
“Não acho que o jogo de domingo defina onde estamos. Acho que neste momento temos que estar focados nas coisas que queremos melhorar, isso é o mais importante. O primeiro jogo é o Liverpool e depois temos mais dois ou três jogos.”
“Não tenho a sensação de que [contra o] Nottingham foi um jogo fácil, ou Brighton foi um jogo fácil, ou West Ham fora ou Bournemouth fora. A Premier League é provavelmente a melhor liga do mundo e é a liga mais difícil do mundo, então todos os jogos são difíceis e será exatamente o mesmo nos próximos três ou quatro, ou nos próximos 25 jogos que temos.”
Cole Palmer tem sido o grande destaque do Chelsea neste início de temporada, estendendo seu alto desempenho desde a última temporada.
No entanto pela seleção inglesa do jovem foi utilizado em um posicionamento diferente e Enzo Maresca opinou.
“Posso dizer que a maneira como usamos Cole [Palmer], e os diferentes treinadores usam Cole, é provavelmente porque ele viu algo. Mas na maneira como estamos usando Cole, acho que está bem claro.”
Malo Gusto tem desempenhado um bom papel neste início de temporada, atuando de forma diferente à que atuava com Maurício Pochettino.
Enzo Maresca elogiou o desempenho do francês, além de ressaltar suas qualidades.
“Fantástico. Muito feliz. Ele [Malo Gusto] está nos dando muitas coisas. Ele está ajudando muito o processo da maneira que queremos jogar. Estamos felizes com ele, estamos felizes com Renato [Veiga] e com as vezes que ele tem que jogar por dentro.”
“Com certeza Malo está indo muito, muito bem. Para a idade em que ele está e quanto risco em termos de jogador, é o máximo.”
Questionado se Reece James poderia desempenhar a mesma função de Malo Gusto em atuar por dentro, Enzo Maresca disse:
“Primeiro de tudo, ele tem que estar em forma e depois lentamente veremos. O mais importante para Reece é que ele finalmente está em forma e então veremos como vamos usá-lo. Temos muitos jogadores que são versáteis e podem jogar em diferentes posições.”