Com o objetivo de se manter entre os quatro primeiros colocados da Premier League, o Chelsea enfrenta o líder Liverpool neste domingo pela oitava rodada da competição.
Embora ainda em trabalho inicial, o Chelsea de Enzo Maresca vem surpreendendo neste início de campanha.
Com o segundo melhor ataque da competição com 16 gols marcados em sete partidas, o Chelsea se mantém invicto desde a derrota na rodada de abertura para o Manchester City.
No entanto, após emplacar uma sequência de três vitórias, batendo Bournemouth por 1-0, West Ham United por 3-0, ambos fora de casa e Brighton and Hove Albion por 4-2 em Stamford Bridge, o Chelsea tropeçou na última rodada.
Apesar das várias chances criadas, o Chelsea saiu atrás do placar contra o Nottingham Forest, com Chris Wood aproveitando vacilo defensivo para abrir o marcador.
Porém pouco menos de 10 minutos depois, Noni Madueke acertou um belo chute cruzado para empatar a partida e selar o empate contra o Forest.
COLE “COLD” PALMER 🥶
Empilhando troféus individuais e números impressionantes, Cole Palmer é o grande nome do Chelsea desde a última temporada e tem sido fundamental para a equipe de Enzo Maresca.
Suas impressionantes atuações e números o colocam como um dos melhores jogadores do mundo. Sua última grande vítima foi o Brighton and Hove Albion.
Para dar a vitória ao Chelsea após sair atrás do placar contra os Seagulls, Cole Palmer marcou nada mais nada menos que quatro gols em 20 minutos, garantindo a vitória por 4-2.
Mas suas contribuições não param por aí. Palmer já soma seis gols e cinco assistências nas sete primeiras partidas de Premier League, sendo o jogador com mais participações em gols nesta edição da competição.
OS REDS DE ARNE SLOT
A saída de Jurgen Klopp foi sentida pelos torcedores do Liverpool, porém dentro de campo a equipe segue se mostrando muito competitiva.
Com apenas uma derrota nas sete primeiras rodadas, o Liverpool lidera a Premier League com 18 pontos conquistados, quatro a mais que o Chelsea e um a mais que Manchester City e Arsenal.
Possuindo a melhor defesa da competição até o momento, o Liverpool sofreu apenas dois gols, tendo marcado 13 no período.
Apesar da derrota sofrida pro Nottingham Forest por 1-0 na quarta rodada, o Liverpool vem de uma sequência de três vitórias seguidas na Premier League.
Em seu último compromisso, os Reds não tiveram vida fácil, mas venceram o Crystal Palace pelo placar de 1-0 com um gol marcado por Diogo Jota logo nos minutos iniciais.
SEGUNDO MELHOR ATAQUE CONTRA A MELHOR DEFESA DA PREMIER LEAGUE
Uma grande diferente entre o Chelsea de Enzo Maresca para o Chelsea de Maurício Pochettino na última temporada são os números ofensivos.
Com grande poder de fogo, o Chelsea tem no momento o segundo melhor ataque da Premier League. Com goleadas para cima de Wolverhampton (6-2) e Brighton and Hove Albion (4-2), além da vitória confortável pra cima do West Ham United no London Stadium (0-3), o Chelsea tem sido uma equipe cada vez mais clínica na frente do gol.
Com Cole Palmer em grande momento, além dos bons inícios de campanha de Noni Madueke, Christopher Nkunku, Nicolas Jackson e Jadon Sancho, o Chelsea conta com muitas opções ofensivas de qualidade.
Embora tenha o quinto melhor ataque da Premier League com 13 gols marcados, a equipe do Liverpool de Arne Slot se destaca ainda mais pelo seu recorde defensivo.
Nas sete primeiras rodadas o Liverpool sofreu apenas dois gols. Apesar do primeiro gol sofrido na Premier League tenha resultado em uma derrota, sofrida para o Nottingham Forest em setembro, o Liverpool manteve sua boa postura defensiva e sofreu apenas um gol posteriormente, durante a vitória em cima do Wolverhampton por 2-1.
O recorde da equipe se torna ainda mais impressionante ao notar que são cinco clean sheets conquistados nas sete partidas disputadas, sendo a melhor no quesito até o momento.
INFORMAÇÕES DAS EQUIPES
O Chelsea não tem desfalques por lesão para a partida contra o Liverpool em Anfield neste domingo, já que Reece James retornou aos treinamentos e pode estar disponível para entrar em campo.
No entanto Enzo Maresca não poderá contar com Wesley Fofana e Marc Cucurella, ambos suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos.
Na equipe do Liverpool, Arne Slot também tem desfalques importantes em seu elenco. O goleiro brasileiro Alisson Becker se lesionou na última partida dos Reds, contra o Crystal Palace e desfalca a equipe.
Outro desfalque é Harvey Elliott, que sofreu uma lesão no pé em setembro. Já Federico Chiesa é dúvida para o confronto deste domingo.
REDS VS BLUES – HISTÓRICO RECENTE DO CONFRONTO
Chelsea e Liverpool já protagonizaram grandes duelos, não apenas em competições nacionais, mas também em competições europeias.
Duelos memoráveis entre os times de José Mourinho e Rafa Benitez nos anos 2000 aumentaram ainda mais a rivalidade entre as equipes, incluindo confrontos memoráveis pela UEFA Champions League e League Cup.
No entanto o histórico recente do Chelsea contra o Liverpool não é dos mais empolgantes para os torcedores Blues.
Nas últimas dez partidas entre as equipes, o Chelsea obteve a vitória em apenas uma oportunidade, sendo uma vitória por 1-0 em Anfield Road em março de 2021 pela Premier League.
De lá pra cá são nove partidas disputadas entre as equipes, sendo disputadas por Premier League, FA Cup e League Cup, com o Liverpool saindo com a vitória em duas oportunidades, enquanto nas outras sete partidas, o empate prevaleceu.
Na Premier League o histórico recente do Chelsea também não é dos melhores. Nas últimas dez partidas entre as equipes na competição, o Chelsea saiu vitorioso apenas uma vez, sendo a mesma vitória por 1-0 em Anfield em março de 2021. Neste período de dez partidas contando de 2019 até o momento, o Liverpool saiu vitorioso em quatro partidas.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Enzo Maresca deve escalar o Chelsea da seguinte maneira para enfrentar o Liverpool em Anfield neste domingo.
CHELSEA: Sanchez; Gusto, Disasi, Colwill, Veiga; Caicedo, Fernandez; Madueke, Palmer, Sancho; Jackson;
A equipe do Liverpool de Arne Slot deve ser escalada da seguinte forma:
LIVERPOOL: Kelleher; Alexander-Arnold, Konate, Van Dijk, Robertson; Jones, Gravenberch; Salah, Szoboszlai, Gakpo; Jota;
O PALCO DO GRANDE DERBY
O grande palco da partida deste domingo será o Anfield, estádio do Liverpool e um dos mais icônicos do futebol inglês.
Com capacidade para 61.276 mil torcedores, Anfield é o quinto maior estádio da Inglaterra, tendo seu recorde de público em uma partida entre Liverpool e Wolverhampton em 1952, onde 61.905 torcedores estiveram presentes.
Construído no estilo clássico inglês, o estádio conta com quatro arquibancadas, sendo elas Spion Kop, Main Stand, Sir Kenny Dalglish Stand e o Anfield Road End.
ONDE ASSISTIR
A partida deste domingo (20/10) acontecerá às 12:30 (Horário de Brasília) em Anfield com transmissão da ESPN e do serviço de streaming Disney+ Premium.
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso X @ChelseaFansBra, no Threads @Chelseafansbrasil e Blue Sky @chelseafansbrasil.bsky.social.