O Chelsea vem em uma sequência de seis vitórias consecutivas por todas as competições e se prepara para mais um desafio na Premier League.
Neste domingo [15/12] os Blues recebem o Brentford em Stamford Bridge pela décima sexta rodada, iniciando um período mais agitado de jogos.
Atualmente na segunda colocação na Premier League, o Chelsea busca outra vitória para tentar se aproximar ainda mais do líder Liverpool na tabela de classificação.
Antes da partida contra o Brentford, Enzo Maresca conversou com a imprensa, revelando seus pensamentos sobre a vitória em cima dos Spurs no último final de semana.
“Logo após o jogo, foi uma sensação boa por diferentes razões. Em primeiro lugar, porque a imagem inicial não foi boa para nós, dois a zero após 10 minutos. Depois, porque é um dérbi, para os torcedores e também porque, em termos de pontos, os três pontos foram muito importantes naquele momento. Portanto, a razão pela qual fomos tão felizes é por muitas razões.”
Apesar de ocupar a segunda colocação de forma isolada, Enzo Maresca não tem colocado o Chelsea como um postulante ao título da Premier League, acreditando que Liverpool, Arsenal e Manchester City são equipes mais preparadas.
Questionado sobre o momento em que o Chelsea poderia se colocar entre os desafiantes ao título da competição, Maresca disse:
“O bom é que gosto de pensar no dia a dia, então em que momento algo pode mudar eu não sei, não sei. O foco principal para mim é, e não é algo que eu digo porque tenho que dizer isso, é porque eu realmente acho isso, porque é a única maneira de me melhorar e melhorar os jogadores, apenas focar no que podemos fazer melhor em termos de sessões de treinamento, melhorar os jogadores e melhorar o time. Este é o único foco principal para mim. Então, em que momento podemos pensar em algo diferente, eu não sei.”
“Sim, absolutamente [é importante sentir o momento para acreditar]. Você pode sentir o cheiro disso, você pode sentir isso e provavelmente esta é a razão pela qual eu disse que não estamos prontos. Não sentimos isso e não sentimos isso neste momento. Como eu disse, espero que em breve possamos estar lá. Mas, neste momento, esta é uma das razões pelas quais acho que não estamos lá. Também porque gosto de convencer a mim mesmo e aos jogadores de que a única maneira de lutar e competir por algo é apenas estar focado no dia a dia. Quando você começa a pensar em dois ou três dias, um mês, dois meses, é o começo dos maus momentos.”
Marc Cucurella escorregou nos lances dos dois primeiros gols do Tottenham no último final de semana e jogou as chuteiras fora após a partida.
Enzo Maresca comentou sobre o fato inusitado do lateral espanhol.
“Eu vi as fotos. Eles me enviaram a foto! Seriamente! Depois do jogo, conversei com os jogadores e depois fui direto para a coletiva de imprensa. Então, depois do jogo, no caminho de volta para Cobham, eles me mostraram a foto de Marc [Cucurella]. Ele me disse logo após o jogo que estava apenas tentando dar mais emoção ao jogo, não mais do que isso.”
“Logo após o jogo, peguei um dos sapatos normais e disse ‘pessoal, esses eram os sapatos de Marc!’. Por causa do resultado final, depois do jogo foi um momento bastante engraçado. Mas acho que o primeiro que soube que estava errado foi Marc. Às vezes isso pode acontecer.”
Cole Palmer marcou um gol de cavadinha em cobrança de pênalti contra os Spurs, ampliando o placar no momento para 4-2. Enzo Maresca falou sobre o nível do jovem inglês e sua importância.
“Me sinto muito orgulhoso e privilegiado por trabalhar com Cole [Palmer]. Eu me sinto muito sortudo, para ser honesto, por trabalhar com todos eles porque, com certeza, Cole é diferente dos demais. Mas temos muitos bons jogadores onde um treinador, neste caso eu, me sinto feliz e orgulhoso de trabalhar com eles.”
“Se você vir muitos grandes jogadores, muitos jogadores de ponta, eles estão dessa maneira. Eles parecem quase como se não se importassem com nada. No final, é porque eles são assim, mas com certeza eles se importam. Estar dessa maneira lhes dá liberdade ou relaxamento. Você pode ver Cole exatamente da mesma maneira. Eu disse que ele era exatamente assim há três ou quatro anos, ele ainda é o mesmo.”
“Exatamente, você não precisa desperdiçar energia para convencê-lo de que ele tem que se comportar de uma determinada maneira. Ele está se comportando exatamente da maneira que eles precisam se comportar, apenas focado no futebol e nas coisas importantes. O mais importante é que ele adora futebol. Eu disse isso toda vez que começamos uma sessão. Ele é um dos primeiros a começar a jogar com a bola. Você pode ver naquele momento aqueles que realmente amam futebol e aqueles que apenas jogam futebol.”
Enzo Fernandez vive um grande momento com a camisa do Chelsea, tendo marcado três gols nas últimas quatro partidas disputadas na Premier League.
Enzo Maresca falou sobre o desenvolvimento do jogador, além de outros nomes do elenco como Noni Madueke.
“É um exemplo muito bom. Noni [Madueke]é o mesmo. Eu já disse que, mesmo quando eles não estavam jogando, estavam fazendo as coisas certas. Mas foi minha decisão deixá-los de fora. A razão não foi porque eles estavam treinando mal ou o comportamento não era o correto, era simplesmente uma decisão técnica.”
“Provavelmente, às vezes, quando você deixa de fora os jogadores, você os machuca, você os motiva a dar algo extra. Enzo [Fernandez] pode ser um bom exemplo para o resto. Mas, como eu disse, temos mais jogadores que em alguns momentos estavam fora e quando jogaram se saíram muito bem.”
Thomas Frank tem feito um grande trabalho no Brentford, tendo levado e mantido a equipe na elite do futebol inglês.
Ainda sem dar um passo para um grande clube na Premier League, Thomas Frank já foi especulado em diversos clubes, incluindo o Celsea.
Maresca falou sobre o companheiro de profissão e suas qualidadeds.
“Eu não o conheço pessoalmente. Eu conheço ele e sua equipe há muitos anos. Ele está fazendo um ótimo e fantástico trabalho. A maneira como eles conquistam pontos, a maneira como jogam, o estilo diferente que eles têm, é fantástico. Em termos de mudança de clube, é mais uma questão para ele. A única coisa que posso dizer é que eles jogam um futebol fantástico.”
“O bom é que eles jogam de maneiras diferentes, estilos diferentes, então é difícil. Ao mesmo tempo, eu disse logo após o jogo contra o Tottenham, precisamos de nossos torcedores para o jogo de domingo. Precisamos deles nos apoiando porque tenho a sensação de que será um jogo muito difícil. É um jogo que pode ser decidido por pequenos detalhes, então precisamos prestar atenção.”
Jadon Sancho retornou de uma doença e marcou em seus dois últimos jogos de Premier League, contra Southampton e Tottenham.
Enzo Maresca falou sobre as expectativas com o jogador que chegou ao Chelsea nesta temporada.
“Desde que começamos, Jadon [Sancho] está indo bem. Provavelmente ele estava faltando a finalização porque tivemos muitos jogos diferentes em que ele chegou muitas vezes um contra um e ele está sempre procurando assistência, assistência, assistência. Isso é algo bom, mas às vezes você também está em uma posição em que pode tentar. Agora ele está melhor.”
“Se você ver um pouco de nós, do ala direito com Noni [Madueke] e Pedro [Neto], do ponta direito Cole [Palmer], o número nove com Christo [Nkunku] e Nico [Jackson], desde que começamos marcamos gols. Provavelmente no lado esquerdo, com o ponta esquerdo e o ala, lutamos um pouco. Mas neste momento, começamos com Enzo [Fernandez] e Jadon [Sancho]. Portanto, os cinco jogadores de ataque, precisamos de gols e assistências deles. Todos eles estão fazendo o mesmo.”
“Então, fora da bola do jeito que eles trabalham, Pedro e Noni de um lado, Jadon e Mischa [Mudryk] do outro lado, é simples que quando não temos a bola eles têm que correr. Não é mais do que isso. Você não pode jogar futebol apenas quando temos a bola. Você tem que jogar futebol quando não temos a bola. Pedimos a eles, exigimos sacrifício e trabalho duro.”
Muitos pedem a titularidade absoluta de Filip Jorgensen no lugar de Robert Sanchez, no entanto Enzo Maresca jogou um balde de água fria revelando que sua intenção não é mudar o goleiro titular da equipe.
“A ideia não é mudar. Mas também nesse caso, temos dois goleiros que são bons. Até que eles mantenham o mesmo nível, estamos felizes com isso.”
Nicolas Jackson não teve uma boa atuação contra o Tottenham no final de semana, desperdiçando boas chances de marcar.
Aparentemente triste após sua atuação, Jackson deixou um ar diferente apesar da vitória e Enzo Maresca explicou a situação.
“Nico [Jackson] ficou chateado e triste porque não marcou. Mas para mim, Nico, e isso é algo que você destaca, fez a coisa mais importante no jogo contra o Tottenham. Quando marcamos 2 a 2 com Cole, todos estavam comemorando com Cole e havia apenas um jogador que foi até a bola e a trouxe de volta rapidamente para o meio para começar de novo. Esse era Nico.”
“Isso mostra o desejo de Nico de vencer o jogo. 10 jogadores comemorando o gol e apenas um pegando a bola e trazendo-a para a linha do meio-campo. Isso mostra como Nico está lá. Merecemos vencer o jogo. Em termos de momentos, esse momento é o momento mais importante do jogo.”
Nicolas Jackson também impediu que Enzo Fernandez tirasse a camisa durante a comemoração do gol da virada, evitando o cartão amarelo e Enzo Maresca falou sobre isso.
“Eles têm que aprender com certeza. Alguns cartões amarelos que merecíamos, alguns deles não merecíamos. Alguns são porque fizemos algo errado. Com certeza, se pudermos evitar cartões amarelos, é muito melhor. Enzo e Nico é um bom exemplo.”
O Brentford tem causado problemas para as equipes da ponta da tabela da Premier League, já tendo tirado pontos valiosos dos postulantes ao título.
Enzo Maresca falou sobre o quão difícil será o desafio do final de semana.
“O bom deles é que eles podem jogar em estilos diferentes, eles não têm apenas uma maneira de jogar. Eles podem jogar com quatro zagueiros, cinco zagueiros, podem jogar quatro zagueiros e fazer cinco zagueiros com um dos alas. É bastante complicado, mas vamos tentar fazer o nosso melhor.”
Após 15 rodadas de Premier League, o Chelsea ocupa a segunda colocação e o ânimo dos torcedores e a confiança no trabalho de Enzo Maresca.
Enzo Maresca falou sobre os torcedores e mandou uma mensagem para o restante da temporada.
“Em primeiro lugar, meus filhos me pedem para não responder mais, por favor. Isso é bastante claro! Então precisamos de nossos torcedores no domingo. Vai ser um jogo difícil, eles são uma equipe muito boa. Eles já se conhecem há muitos anos, então sabem exatamente o jogo que vão jogar.”
“Como eu disse, o jogo será decidido por pequenos detalhes. Precisamos até o apito final de nossos torcedores nos empurrando porque é um jogo que precisamos de mais um jogador, 12 jogadores, para tentar vencê-los.”