Capacidade | 60.000 |
Custo previsto | £500 milhões |
Previsão de término da construção | 2022 / 2023 |
Design | Herzog & de Meuron |
Ano do projeto | 2015 |
O Chelsea possui um estádio com capacidade de 41,631 pessoas e como parte de seu crescimento, vinha buscando um novo estádio, mas por falta de terrenos adequados em sua região de Londres, em 2014, os funcionários do Chelsea decidiram reconstruir completamente Stamford Bridge, uma ideia que anteriormente havia sido deixada de lado. O projeto arquitetônico foi feito pela famisa equipe suíça de Herzog e De Meuron e o objetivo foi claro: aumentar a capacidade e aumentar o potencial comercial do estádio.
As restrições locais tornaram o desafio muito difícil, porque o estádio existente é limitado por duas linhas ferroviárias (ambas serão cobertas por praças públicas) e um conjunto residencial espesso ao redor com uma série de edifícios. A primeira versão do conceito do novo Stamford Bridge foi criada em abril de 2014 e teve que se submeter a numerosas mudanças para garantir o acesso da luz solar às casas vizinhas.
Para conseguir isso, o campo será rebaixado e a forma externa do estádio deve se tornar irregular.
Esteticamente o estádio tem numerosas associações com arquitetura histórica, seja residencial, esportiva ou sacral. A fachada exterior será composta por 246 colunas de tijolos com decorações entre elas. A estrutura monumental também se assemelhará a um templo de certa forma, enquanto seu telhado pode ser considerado uma homenagem aos “galpões” dos estádios top do início do século 20 em toda a Inglaterra. Tudo dito, todos os elementos parecem criar uma forma moderna muito sólida e consistente.
Dentro, haverá espaço para até 60.000 pessoas divididas em três camadas de forma bastante simétrica (40% / 20% / 40%). A camada menor será dedicada principalmente a clientes corporativos, embora o Chelsea tenha incluído menos de 9.000 cadeiras de negócios em suas aplicações de planejamento (informações anteriores sugeriram muitos mais). O espaço total do estádio pode ser de aproximadamente 130.000 metros quadrados, espalhados por 7 andares (4-5 acima do solo).
A construção seria faseada e o início do projeto é pensado para incluir a demolição dos edifícios independentes do Chelsea e o Chelsea Village adjacente ao extremo sul. Então todo o estádio seria derrubado. Escavações adicionais, empilhamentos e trabalhos de capacitação adicionais permitiriam abrir caminho para a estrutura principal do estádio, que poderiam ser reunidos em pouco mais de um ano. Ao todo, o projeto, juntamente com a nova infraestrutura ao redor deve levar menos de 4 anos.